Resenha: Garotas de vestido branco - Jennifer Close

segunda-feira, 26 de setembro de 2016


Três amigas, muitos casamentos... sendo que nenhum é de alguma delas! Isabella, Mary e Lauren sentem que todos os seus amigos estão se casando. Domingo após domingo, chá de panela após chá de panela, elas admiram presentes, recolhem fitas e papéis de embrulho e comem sanduíches e cupcakes enquanto usam vestidos em tons suaves e bebem champanhe. Mas, em meio a tanta comemoração, essas mulheres têm a própria vida para enfrentar. Com um senso de humor carregado, Jennifer Close nos faz reviver os tempos de emoção, desconcerto e “o que diabos estou fazendo com a minha vida?” do início da idade adulta. Passando por péssimos encontros familiares, viagens desastrosas e relacionamentos arruinados pela política ao mesmo tempo que outros começam em pet shops, Garotas de vestido branco nos leva para dentro de um círculo de amizade que, com perfeição, reúne alegrias e frustrações da vida moderna.

 Autor: Jennifer Close  Páginas: 280  Editora: Bertrand  ISBN: 9788528618181

"Garotas de vestido branco" nos traz Isabella, Lauren e Mary, três garotas que estão cansadas de ir casamentos de suas amigas. Elas vêm o tempo passando e terão que correr para achar o "par ideal", porém essa busca não vai ser fácil. Problemas familiares, relacionamentos conturbados e empregos complicados, assolam a vida dessas garotas e em meio a todo esse caos como achar o cara certo para se casar?


Eu estava cheia de expectativas sobre esse livro e confesso que quando comecei a lê-lo percebi que não era nada do que eu estava esperando. A primeira coisa que me incomodou foi que a sinopse dá a entender que a história ficará centrada nas três garotas, mas isso não acontece. Na leitura me deparei com narrações sobre a vida de outras garotas, o que me fez ficar um pouco perdida na história, sem entender. 

O livro é narrado em 3 pessoa, eu não costumo ler histórias com esse tipo de narração, mas nesse caso ajudou a ter uma perspectiva maior da vida das mulheres. A escrita da autora é muito boa, a leitura flui naturalmente fazendo a leitura "voar". 

EXEMPLAR CEDIDO PELA EDITORA

Pela sinopse, achei que o livro mostraria os conflitos das meninas de uma forma mais cômica e descontraída. Porém, na verdade, o livro tem como elemento principal "o casamento", fazendo com que toda a parte dos conflitos e das decisões, fiquem "corridas" e mal apresentadas aos leitores.

Isabella está em um trabalho que não suporta, mas está tão acostumada com a rotina que não consegue sair dessa situação. Mary, depois de se preparar tanto, conseguiu entrar no emprego que mais almejava, mas sua vida amorosa não está nada boa. E Lauren está perdida tanto na vida corporativa quanto na amorosa.

Eu esperava que as três mulheres fosse bem unidas e tivessem aquele tipo de amizade inseparável, mas na verdade elas estão mais para "colegas", na maioria das vezes só se encontram quando têm que ir à algum casamento e passam a maior parte do tempo falando mal da vida alheia e fofocando umas sobre as outras. 


Apesar da leitura não ter sido nada como eu esperava, ela não foi totalmente decepcionante. Apesar de me sentir um pouco perdida em relação a quem estava narrando, eu gostei de como o livro foi divido. Algumas das narrações apresentam apenas uma memória ou algo que aconteceu na vida das garotas e isso me fez sentir que eu estava próxima a elas e entender o porquê delas agirem de determinada forma e como chegaram até ali. Além disso, como já disse anteriormente, a escrita leve e descomplicada fez a leitura fluir, eu acabei o livro bem rapidinho.

Um outro fato que me agradou foi que a história retrata realmente como é a vida, sem acrescentar todas aquelas "purpurinas" que geralmente as histórias têm. O final foi um pouco decepcionante, senti que a autora terminou ali porque "não tinha mais o escrever" e não pelo fato de ter concluído a história, até porque, no meu ponto de vista, as meninas não tiveram o desfecho que mereciam.  

Em relação a capa nem preciso dizer que eu achei ela linda né? Foi a primeira coisa que me chamou atenção no livro (haha), a menina segurando o coração ficou ótimo, deu um toque delicado. A diagramação é bem simples, mas combinou com o livro e eu não encontrei nenhum problema com a revisão. A editora caprichou. 


Mesmo não sendo o que prometia, "Garotas de vestido branco" é uma leitura boa, leve e rápida, que acredito que deve ser lida por vocês. É aquele livro que lemos naquele final de tarde chuvoso que não temos nada para fazer. Enfim, leiam e depois me contem o que acharam, tenho certeza que vocês também vão apreciar a história.





Sarah Fernandes
Capricorniana, futura Arquiteta, amante dos livros, louca por um bom filme e uma bela xícara de café.

4 comentários:

  1. Oi, Sarah!

    Como você, a primeira coisa que me chamou atenção foi a capa, achei linda, bem minimalista <3 Adorei sua resenha! Quando li a sinopse também pensei em algo completamente diferente do que autora apresentou no livro. Acho que seria bem mais interessante se as tês fossem de fato amigas inseparáveis e a história fosse centradas nelas.

    Beijo!

    apenasumaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Essa capa realmente está linda. Acho que é o que mais me chama atenção no livro haha. Gostei da sua resenha e eu gosto de leitura leve. Acredito que vou me identificar bastante com esse livro.

    Beijos. | * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  3. Oi Sarah!

    Não li o livro ainda, mas estava esperando outra coisa. Bom saber que que não é um caso de 3 amigas, acho bom pra alinhar as expectativas. A capa é linda mesmo e as fotos ficaram ótimas! <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi Sarah!
    A capa desse livro é uma coisa tão fofa! Tbm achei que ele iria mais pro lado do chick lit, que pena :'(
    Ainda estou pensando se vou dar uma chance, rs
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo