Resenha Os Bons Segredos-Sarah Dessen

sexta-feira, 25 de março de 2016

Sydney sempre se sentiu invisível, já que Peyton, seu irmão mais velho, era o foco da atenção da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paralítico, e vai para a prisão. Sydney parece ser a única a responsabilizá-lo, ao contrário de seus pais, que enxergam o filho como vítima. Para fugir do clima insuportável em casa, certa tarde Sydney entra numa pizzaria ao acaso. Lá conhece Layla, filha do dono do restaurante, e a amizade entre as duas é instantânea. Logo Sydney se vê contando à garota segredos que ninguém mais sabe, e encontra entre a família dela um espaço onde todos a enxergam e a aceitam como é. Os bons segredos é o romance mais profundo de Sarah Dessen, uma das maiores referências do gênero jovem adulto nos Estados Unidos. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, ela conta a história de uma jovem que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.
      ❤ Autor: Sarah Dessen  Páginas:408  Editora: Seguinte  ISBN:9788565765763


Há segredos muito bons para serem guardados - e livros muito bons para serem esquecidos.

A vida de Sydney sempre foi invisível aos olhos de sua família, seu irmão Peyton era o centro das atenções, o garoto mais bonito, charmoso, corajoso, esperto, cheio de regalias. Talvez por receber toda essa atenção, acabou tomando alguns rumos tortuosos, se envolvendo com gente de má índole, passou a se meter em uma confusão atrás da outra, até que uma tragédia aconteceu e um garoto ficou paraplégico. Quem será a vítima da história?
  
Após a prisão de Peyton, a mãe de Syd fica “doida’’, ela parece ser a única a não entender que a prisão não é um jardim de infância e que seu filho não é vítima. Sydney, pelo contrário, parece ser a única que enxerga isso e a culpa a corrói todos os dias, mais do que nunca ela não quer ser tachada pelas escolhas de seu irmão e a mudança de escola é o caminho que ela encontra para se livrar do julgamento das pessoas e finalmente ser visível aos olhos de alguém. Após um primeiro dia de aula desastroso ela entra na Seaside para comer uma pizza, lá ela encontra Layla e uma amizade entre as duas surge instantaneamente. Layla é uma garota extrovertida, cheia de manias estranhas (como escolher batatas fritas perfeitas), ela nunca esquece um rosto e o de Syd parece ser familiar.




Junto com Layla (a garota das batatas fritas), Mac (o gordinho que emagreceu e agora é gato<3), Erik (que tem o ego maior que o mundo) e Irving (que parece uma montanha), Sydney finalmente começa a entender o que é a verdadeira amizade, o verdadeiro amor e, principalmente, uma família de verdade.

“– Você vestia uma camiseta com estampa de cogumelos; seu cabelo estava preso. Brincos prateados. Pizza de pepperoni. Não quis pirulito. Olhei para ele, confusa. Layla vinha na nossa direção.
– A primeira vez que você entrou na Seaside – ele esclareceu. – Você não era invisível, não pra mim. Só pra você saber. ”

O livro, narrado por Sydney, tem como ponto principal a busca por uma identidade, pela felicidade. A história inteira eu quis dar umas sacudidas (literalmente) na Sydney, ela se deixava ser pisada por todo mundo e sempre abaixava a cabeça para tudo que lhe diziam, porém, no decorrer das páginas, ela amadureceu muito, deixou de ser tão insegura, medrosa e “certinha”. Os pais dela me irritaram profundamente, a mãe era uma compulsiva por controle que se referiu a própria filha como “o resto”, realmente achei que no final ela ia descobrir que tinha uma doença de memória porque eu nunca vi uma personagem que esquecia tanto as coisas, se Sydney perguntasse algo hoje ela falaria que “sim” e amanhã diria que não se lembrava e falava “não”; o pai era um omisso, nunca dava opinião sobre nada, mesmo quando via que a esposa estava errada, via a filha se afundar cada vez mais na tristeza e na solidão e não fazia NADA.

Para piorar toda a situação de Sydney, ainda tem Ames, um cara esquisito ao extremo, amigo de Peyton, que anda o tempo todo na casa dela e insiste em ficar á tocando toda hora, como esperado a mãe de Syd não vê nada demais e até convida o cara para morar com eles (O.o), a única coisa que o pai de Syd serviu no livro inteiro foi pra se livrar desse cara. Confesso que no começo do livro desenvolvi um ódio mortal por Peyton, mas no meio da história, quando ele e Sydney voltaram a se falar, percebi que ele também não aprovava a atitude da mãe e tinha plena consciência de que o que tinha feito era horrível e inadmissível, até comecei a gostar dele um pouquinho (kkk).


O que mais gostei no livro foi do romance entre Sydney e Mac (o gordinho que emagreceu e irmão de Layla), os dois eram tão “cutcut” juntos, ele foi uma luz na vida dela. A personagem de Sydney me agradou muito, apesar de no começo querer das uns tapas nela, foi notável como ela se superou e amadureceu ao longo da história. Um personagem que não me agradou tanto foi o da Layla, ainda acho que tinha alguma coisa muito esquisita nela, e depois que ela arrumou um namorado muuiiiitto suspeito, o meu “não gostar dela” só se atenuou, apesar disso ela foi fundamental para toda a mudança em Syd.
"Tudo foi tão diferente, pelo menos para nós. De novo eu era uma garota com um segredo. Dessa vez, porém, um bom segredo."

Esse foi o primeiro livro da autora que li e me agradou muito, não leia esperando um romance puro ou diversão, esse é um livro de reflexão e de superação, trata de alguém tentando encontrar um lugar no mundo, uma luz no meio de tanta escuridão e solidão. É um livro de leitura fácil e linguagem simples de entender, mas que trata de um assunto bastante presente na nossa vida real. “Bons Segredos” com certeza merece ser lido por vocês. 

 


Sarah Fernandes
Capricorniana, futura Arquiteta, amante dos livros, louca por um bom filme e uma bela xícara de café.

26 comentários:

  1. Oi, Sarah!
    Eu tenho vontade de ler este livro, embora ache que seja uma história bobinha.
    Também nunca li nada da autora. A Dessen é muito comentada no cenário literário infanto-juvenil. Acredito que não seja uma leitura dispensável.
    Gostei de saber sua opinião.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que bonitinhas as suas considerações finais sobre o livro!*.*
    Ele tá na minha lista de desejados há um tempinho, eu o conheci no canal da Pam, ela também gostou bastante e terminei o vídeo convencida de que deveria comprar!!
    Ainda não o fiz, mas é um dos primeiros da lista rs
    Ficou ótima sua resenha, só me deixou mais empolgada rs

    Beijo grande ;)
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  3. Oi Sarah,
    É meu tipo de livro!
    Adoro um romance com reflexões, cheio de dramas e pensamentos para analisar.
    Quero ler agorinha, como faz? HAHAHA
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sarah! Tudo bem? Nunca tive tanto interesse em ler esse livro, mas vejo tanta elogiando ele, que fico até tentado a lê-lo.

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Sarah.
    Eu tenho muita vontade de conhecer a escrita da autora e desse livro só vi resenhas positivas até o momento. Assim que der eu vou ler ele. Acho o cumulo mães como essa. Infelizmente existe de verdade, eu conheço uma assim.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Sarah,
    Tinha ficado com um pé atrás com esse livro pq me pareceu que seria apenas mais um YA.
    Achei bem interessante ter esse lado reflexivo, sobretudo a parte da construção de uma identidade.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Sarah,
    Não tinha lido resenhas ainda desse livro e parece ser uma obra interessante :)
    Vou anotar aqui.
    Parabéns pela resenha!
    Bjs
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  8. Adorei mais pelo fato de não ser puramente um romance, gosto dessa coisa de ter algo a mais para acrescentar que nao é so romance, apesar de eu amar romances, eu prefiro um romance com algo mais haha com certeza tá na minha lista de leitura, adorei a capa e a sinopse! Nunca li um livro dela, mas fiquei bem curiosa pela leitura
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sarah!
    Adoro essa autora mesmo tendo lido poucos livros dela é estou louca por esse. A história parece ser encantadora e fiquei ainda mais curiosa por conta dos personagens.
    Ps: Odeio personagens como os pais da protagonista e confesso que fiquei com raiva sem nem mesmo ler a história haha.
    Bjs!

    www.porlivrosincriveis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Sarah!
    Não conhecia o livro, mas fiquei interessada por não ser simplesmente um romance, por ter também uma história de superação.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  11. Olá, Sarah.
    Apesar do enredo mais linear, esse livro me agradou, principalmente por ser mais do que um romance. Isso é bem raro atualmente.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  12. Oi Sarah! Eu gosto muito dos livros da autora, eles são muito positivos e realistas, este é um dos que mais gostei.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. Oi Sarah!
    A impressão que eu tenho desse livro é de ser um drama adolescente, gênero q n tem me agradado muito ultimamente =/ Mas vi muita gnt elogiando a história, parece ser bem construído e trazer uma boa mensagem.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Sarah,
    Essa autora é bem famosa lá fora né? Eu só li um livro dela até hoje e pela sua resenha, notei que ela gosta de falar da adolescência com boa carga emocional haha
    Eu ri com o namorado suspeito.
    Ótima resenha, já coloquei na lista.

    tenha uma ótima semana. =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  15. Oi Sarah,

    Eu tenho lido algumas resenhas desse livro e cada vez mais tenho vontade de lê-lo.
    Adorei sua resenha! Esse livro é o queridinho da blogosfera ultimamente.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Ainda não conheço a escrita da Sarah Dessen, mas adoraria começar por "Os bons segredos".
    Apesar de nunca ter lido um livro com esse enredo, gostei muito da sua visão a respeito do livro. Essa coisa do filho preferido existe mesmo. Eu mesmo conheço casos parecidos.
    Bela resenha.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sarah, tudo bem?

    Olha, a autora é sua xará! hahahaha

    Então, eu não sinto vontade em ler esse livro. Não estou desmerecendo seu conteúdo, muito pelo contrário, pois só vejo resenhas positivas. Há algumas ressalvas aqui e ali, mas, no geral, todos adoram a experiência.
    Só que a história não faz muito meu gênero. Sinto que teria muitos problemas de identificação com Sydney e que a leitura se tornaria muito arrastada. Mas eu nunca fala que nunca lerei... quem sabe um dia?

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  18. Ah! Eu quero ler esse livro. Não sabia da existência dele, mas já amei. ♥ É o tipo de leitura que eu amo, sabe? Adorei a história e já to apaixonadinha pelo Mac e com raiva da mãe da Sidney. E, gente, a menina da batata-frita hahaha. Me identifiquei hahaha. Vou anotar na minha listinha de próximos livros e quando eu embarcar, te conto. ;-)

    Beijos, Carol.
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, adorei sua resenha! Sempre quis ler um livro da Dessen, mas não sabia qual ler primeiro... mas minha amiga também já leu esse e adorou, então acho que já escolhi por qual começar, haha
    Beijocas
    Maria - doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bom?
    Que resenha adorável, gostei muito. Faz tempo que quero ler esse livro, tenho que comprar ele com urgencia!!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. OI
    quero ler esse livro, adoro livros que conseguirmos ver o amadurecimento dos personagens no decorrer das páginas, a protagonista deve ter passado por muita coisa.
    Eu indico ler Just Listen dessa autora foi o único livro dela que li até agora e adorei.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Sarah, tudo bem?
    Eu não sei se leria esse livro, porque provavelmente ficaria revoltada demais com as injustiças envolvendo a Sydney! :(
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  23. Oie Sarah =)

    Li esse livro ano passado e adorei. A escrita da Sarah Dessen é super envolvente, ao ponto de eu me ver como a Sidney em muitos momentos.
    Espero ler mais livros da autora em breve ^^
    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  24. Nossa OO que livro em ^^ muito interessante.
    Otima semana Kissu

    www.watashinosekaibykrol.com
    www.Himekawaii.com

    ResponderExcluir
  25. Oláá
    Ainda não li o livro, mas já o amo de tantas resenhas maravilindas que já li, fico cada dia mais curiosa! hahah
    Amei a resenha! <3
    *ah e obrigada por dizer que soou parecida com a linda da Maite! *O*
    Bjoos


    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  26. Oie, tudo bem? Esse é o típico livro que eu me apaixonei só pela capa, sem nem ler nenhuma resenha, haha. Gostei muito da resenha e percebi que ele deve ser bem diferente do que imaginei, estava esperando algo mais diversão e nada de reflexão. Agora que quero ler mais ainda!
    Beijos, Resenhas da Day

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo