Resenha: Sombra e Ossos - Leigh Bardugo

sexta-feira, 18 de março de 2016
Olá, gente, tudo bom?

Então, eu sou nova aqui no Resenha Atual, mas se as pessoas que frequentam o Resenha forem os mesmo que frequentarem o Estante de uma Fangirl, então vocês já devem ter me visto por aí. Pois é! Eu sou a dona do Estante de uma Fangirl e vou estar dando uma mãozinha para a Ingrid e a Sarah no Resenha sempre que puder, então vocês provavelmente vão me ver um bocado por aqui. :)

E hoje estou trazendo a resenha de Sombra e Ossos, um livro que li no início do ano passado e do qual eu tinha altas expectativas, mas que acabou me decepcionando um bocado e vou dizer porque.
Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.
A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.
Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.
 Autor: Leigh Bardugo  Páginas: 288  Editora: Gutenberg  ISBN: 9788582350638

Eu queria tirar umas fotos legais, mas estava sem ideias e a câmera estava descarregada,  usei a do celular, por isso a imagem está um pouco granulada
Alina Starkov é uma cartógrafa magricela em um vilarejo esquecido de algum lugar do Reino de Ravka. Sua primeira expedição a obriga a atravessar a Dobra das Sombras, um lugar sombrio e cheio de criaturas conhecidas como volcras que atacam qualquer tipo de ser vivo que passa por lá. É nessa travessia em que seu melhor amigo de infância (e também paixonite), Maly, é atacado por uma dessas criaturas malignas e fica brutalmente ferido e em uma tentativa desesperada de salvá-lo descobre um dom guardado dentro de si capaz de salvar todo o seu mundo.

Mas a verdade é que poderes em seu mundo não são assim tão incomuns! Existem outros, eles são chamados de Grishas, considerados a elite do Reino de Ravka, cada um tem sua habilidade e eles estão divididos em Corporalki (a ordem dos vivos e dos mortos), Etherealki (a ordem dos conjuradores) e Materialki (a ordem dos fabricadores). O que faz Alina tão especial é que ela não faz parte de nenhuma dessas divisões de conjuradores assim como o sombrio e misterioso Darkling, o conjurador das sombras que também manda na poha toda.

Até aí, tudo bem. Depois da descoberta do seu misterioso dom, Alina é transportada para o Pequeno Palácio, lugar onde outros Grishas residem, para que possa dominar e aprimorar seu dom, pois o Darkling acredita que seu poder é a chave para destruir toda a escuridão e seres sombrios que permeiam a Dobra das Sombras. No começo é difícil para Alina se adaptar a um lugar tão rico e cheio de luxo, tendo que treinar todo dia e aprendendo coisas das quais pensou que nunca poderia e tendo que lidar com os jogos de poder da elite, enquanto sua atração pelo Darkling cresce cada vez mais, então ela se deixa levar como uma garota que sempre foi superestimada Alina se perde nesse mundo de riquezas. Mas, aos poucos ela vai descobrindo que esse mundo luxuoso não é tão utópico quanto sempre imaginou e há muito coisa escondida por de baixo dos panos que ela vai descobrindo.

Minha unha resolve quebrar mesmo na hora da foto, mas tudo bem, tudo bem. Tanto para fazer bonito... :')
Uma coisa que não posso negar é que apesar de confuso no início com tantos nomes russos e com tantos tipos de talentos de conjuradores para aprender (e isso pelo que percebi parece ser a maior crítica das pessoas que já leram a história), a construção da história não deixa de ser fascinante e incrível. Sério, sempre fico passada com a imaginação desses autores! Dá para perceber o quanto Bardugo pesquisou para criar a história de Alina e dos Grishas e o resultado foi simplesmente fantástico. Você definitivamente se perde na construção dos cenários e do Reino de Ravka. Quando eles dizem que a história é uma mistura de Game of Thrones e o Senhor dos Anéis eles não estão enganados, pois eu senti como se estivesse no meio dessas duas mitologias incríveis.

E os personagens são muito bem construídos e não se fundem nos cenários bem construídos de Sombras e Ossos, destaque aqui para o Darkling. Sério, o Darkling é um mito até mesmo entre os Grishas e quando o conhecemos ela faz juz a sua fama, além de ser o Grisha mais poderoso de todos, todas as meninas Grishas em algum momento já o crushearam, por isso, não culpo Alina por ter caído de amores por ele em certo momento. Sem falar que eu tenho um crush por ele até hoje (não superei) e, sinceramente? Não me conformo com o rumo dos acontecimentos na história. #TeamShadowForever <3
"O problema em querer é que isso nos deixa fracos."
Maly é um personagem que fica em off na maior parte da história, aparecendo bem próximo ao final do primeiro volume quando as coisas estão começando a pegar fogo. No começo ele é retratado como o melhor amigo de Alina, por quem ela nutre um amor pela qual não é correspondida, por Maly estar sempre curtindo a vida adoidado ficando com meninas em todo lugar que vá. Mas no final ele se mostra uma pessoa que realmente se importa com Alina e que consegue enxergá-la além da famosa conjuradora que se tornou. Maly é doce e fofo, gente, mas ele é tão chatinho, o Darkling nem precisa chegar perto para ofuscá-lo com toda sua complexidade de vilão.
"Desculpe se levei tanto tempo para enxergar você, Alina. Mas eu a enxergo agora."
E então temos Alina, uma personagem que não me convenceu muito. Como já falei antes, Alina se perde no mundo luxuoso do Palácio Pequeno, além de em sua atração pelo Darkling, o que dá para entender, realmente dá. Como uma garota raquítica que sempre foi superestimada e vista como um zero a esquerda, receber toda essa atenção, não só da população do Reino de Ravka, mas como dos Grishas e do próprio Darkling mexeriam com qualquer uma. O problema são suas atitudes que só pioram no decorrer e que são no mínimo infantis. Alina traça um caminho bem clichê, vocês já devem ter visto a velha fórmula da garota que não é notada, mas que de repente se torna a salvadora da pátria né? Por isso ela não me surpreendeu.

Porém o fato é que essa é só a minha opinião, por já ter lido muitos livros me tornei bem seletiva com minhas leituras, então é bem difícil para mim ler um livro até o final ou realmente gostar dele se eu conseguir ler até o final. Por isso, não se desespere caro leitor, pois a verdade é que é bem provável que você acabe adorando o livro! Sem falar na edição da Gutenberg, as folhas tem uma constituição mais grossa que o normal e logo no início nos deparamos com um mapa do mundo criado por Bardugo, incrível por sinal! E, após, uma breve explicação dos tipos e subtipos de poderes Grishas existentes, quer dizer, uma edição digna de fotos tumblrescas <3.


Daniele Costa
Leitora Compulsiva. Geek. Fangirl. Que tem uma queda por histórias de ficção fantasiosa, especialmente se tiverem aquele ar sombrio, mas que não resiste a um romance fofo. Autora do blog Estante de uma Fargirl.

13 comentários:

  1. Oooi! Tudo bem?

    Aaaaah, eu já visitei seu blog algumas vezes, e gostei bastante. Bem vinda, agora vou te acompanhar aqui também! Haha fiquei com esse livro parado na minha estante por dois anos, só ano passado que fui pegar pra ler. Infelizmente foi uma época que eu nao estava muito bem e li meio no piloto automatico, nao absorvi muita coisa e nao lembro direito o que achei ou o que acontece do meio pra frente. Tenho que reler, até porque agora achei os outros pra baixar e tô com a coleção completa, até o spin-off. E adoro maratonar séries e me jogar de cabeça nas histórias, com o feriado vindo aí, seria uma boa. Mesmo que você tenha se decepcionado, gosto é gosto e tento não deixar resenhas negativas me impedirem de ler um livro cuja sinopse me deixou animada. É até bom eu ter lido a resenha, assim vou com menos sede ao pote e controlo as expectativas, é capaz de eu aproveitar ainda mais o livro.

    Beijinhos, te espero lá no http://amendoasefelpices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Conheço seu blog sim, hahaha. Seja bem vinda ao "Resenha Atual". Então, eu nunca tinha ouvido falar neste livro, mas apesar de ele ter te decepcionado, eu fiquei com vontade de ler...

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oiii

    Que pena que Sombra e Ossos não funcionou! Eu li o livro, até gostei, mas pelas resenhas que tinha lido antes eu tinha mais expectativas sabe? esperava bem mais do que foi, mas ainda assim posso dizer que gostei. Realmente ao principio a quantidade de termos é bastante confusa, é o tipo de livro que tem que se prestar atenção por conta das palavrinhas que a gente demora a fixar, mas no geral achei até interessante.

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  4. Oi,tudo bem?
    Esse é um livro que está nos meus desejados há tempos,mas sempre é passado para trás por outros (me arrependi de já não tê-lo quando a autora veio ao Brasil ano passado). Ele parece ser excelente mas falta algo que me dê aquela vontade desesperadora de o ler,sabe?Bom,sei que vou lê-lo,só não sei quando,rs.
    Adorei sua resenha e bem-vinda ao Resenha Atual.
    Bjs!

    http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu quero muito ler esse livro, já fico muito interessado apenas pela capa, e pela sinopse, sinto mais interesse ainda. Já ouvi muitas opiniões divergentes sobre ele, então acho que só posso opinar depois que eu o ler uheuehe

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani!
    Dá pra ver que a história é meuo complexa, mas muuuita gnt fala bem desse livro! Fantasia n é um gênero muito presente nas minhas leituras, então n sei se daria uma chance a Sombra e Ossos =/
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Fiquei curiosa para tirar minhas próprias conclusões.Gostei da sinopse e do seu ponto de vista.Vou ler para poder ver o que acho :)

    Beijão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/
    E aí,curte poesia?Estou postando um livro lá no wattpad e juro que não vai morrer de tédio,ahahahah.
    https://www.wattpad.com/myworks/41195811-poesias-espalhadas

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Eu gostei muito da trilogia tanto que lie ela toda em um fim de semana. Mas entendo sua opinião. O fato é que são poucas as protagonistas que surpreendem hoje me dia. Os autores pegam a formula que deu certo e continuam escrevendo iguai. Vede os triângulos amorosos hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sua resenha, não tinha lido nada desse livro ainda.
    Também sou bem seletiva com minhas leituras e sei o quão ruim é ler um livro com altas expectativas e se decepcionar :(
    Beijo*
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto de clichês então provavelmente vou amar esse livro. Gosto dessa coisa da menina que não é notada ser a heroina. Vou colocar o livro na minha lista de leituras para o m~es que vem hahaha adorei sua resenha!
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oii, sempre tive curiosidade sobre como era esse livro mas nunca senti aquela vontadona de ler. Que bom que agora tenho certeza que não lerei mesmo ahhaha

    Beijos,
    Natália

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Daniele! Tudo bem? Adorei a resenha! <3 O pessoal anda falando tão bem dessa trilogia que eu vou ficando cada vez mais ansioso para lê-la! :D

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá meninas!
    Eu meio que desanimo ao saber que a trilogia não foi tão boa para você. Até porque estou numa fase que preciso terminar as séries que comecei antes de pegar mais.
    Apesar de gostar de fantasia, não sinto muita vontade com a premissa desse livro.
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo