Resenha Encruzilhada-Kasie West

quarta-feira, 13 de abril de 2016


A vida de Addison Coleman é um grande “e se…?”, graças à sua habilidade especial: Investigar Destinos. Addie é capaz de prever duas possibilidades de seu futuro toda vez que precisa tomar uma decisão. Quando os pais dela anunciam o divórcio, a garota deve escolher se vai morar com o pai entre os Normais ou se prefere ficar com a mãe no Complexo Paranormal. Para ter certeza do que a espera, Addie resolve Investigar. Em uma alternativa, ela conhece Trevor, um Normal sensível com quem logo sente uma conexão. Na outra, se envolve com Duke, o garoto mais popular da escola Paranormal. E agora, em qual futuro Addison estará disposta a viver?



                Autor: Kasie West   Páginas:298  Editora: Seguinte  ISBN:9788565765718


Addison faz parte de um Complexo paranormal onde todos são 100% evoluídos mentalmente e definidos por uma habilidade especifica que desenvolvem conforme vão crescendo. Apesar de ser uma paranormal ela possui uma vida “normal”, está no penúltimo ano do colégio e tem como melhor amiga uma garota totalmente extrovertida chamada Laila, cuja habilidade é poder Apagar a mente das pessoas. Após um dia na escola, Addie chega em casa e recebe uma notícia que mudará toda a sua vida.... Seus pais vão se separar! Agora, ela precisa fazer uso de sua habilidade de Investigação de Destinos para decidir qual caminho tomar.... Ficar com seu pai e ir morar com os humanos normais ou ficar com sua mãe e permanecer no Complexo paranormal?


Em seu quarto, deitada em sua cama e sob a companhia de Laila, ela começa sua Investigação. Na primeira opção, Addie vai morar com seu pai no “mundo normal”, lá ela conhece Trevor, um quarterback afastado por causa de uma lesão no ombro, que faz Addison descobrir que talvez os normais não sejam tão estranhos afinal. Na segunda opção, ela permanece no Complexo morando com sua mãe, adota o plano “rebelde sem causa”, faz uma mecha azul no cabelo, e se aproxima de Duke, o quarterback do time de sua escola paranormal.




“ – [...] Só me prometa uma coisa: se isso for uma Investigação e você não me escolher, se não escolher esse caminho por algum motivo, prometa que não vai me Apagar.
            [...] – Prometo. – Sinto sua respiração junto a mim e então Trevor elimina o espaço entre nós. ”

De início pensei que o livro seria apenas um triangulo amoroso como qualquer outro, mas confesso que a história me surpreendeu totalmente. Apesar de ser bastante focada no romance, outras questões são abordadas, o enredo flui do começo ao fim e te instiga a ler cada vez mais. A narração é em 1ª pessoa e feita por Addison, nos fazendo mergulhar totalmente na estória e entender, de forma mais clara, como funciona o poder Addie, já que para ela cada Investigação é como se fosse uma situação real. Os capítulos são alternados entre “mundo normal” e “mundo paranormal”, e uma coisa que me chamou atenção é que ao invés de começarem com um título, começam com a definição de uma palavra que os “resume”. Por exemplo:
Pa.Ra.mi.lha.ção: sf. humilhação acima da média.
in.ves.ti.ga.NOR.MAL: sm. Tentativa de uma pessoa Normal de resolver um mistério sem ajuda.
 

Os personagens são bem construídos e é muito interessante ver como Addie lida com as situações em cada “mundo”, já que várias delas acontecem nos dois caminhos, mas em contextos diferentes. Achei muito legal o fato dos personagens terem problemas “reais” que realmente acontecem no nosso dia-a-dia, fazendo com que a gente se identifique com de imediato com eles. Desde o começo do livro fui #teamTrevor, ele me conquistou de primeira, e apesar de ser “normal” eu não mudaria nadinha de nada no personagem dele e o escolheria sem pensar duas vezes <3, ele é adorável, não gosta de leituras clássicas e é um artista supertalentoso.



Duke é aquele famoso “cara popular” que já conhecemos, com o ego lá em cima, totalmente de bem com a vida e que se acha “o soberano”, aparentemente sua habilidade é Telecinese (poder de mover objetos) e por isso ele é o melhor quarterback da escola, apesar de ser totalmente o oposto do que Addie procura em um garoto, ele faz ela se sentir bem e um romance surge entre os dois; Laila é uma garota alegre, com sérios problemas familiares, mas que não se deixa abater por nada, confesso que me decepcionei um pouco com ela em um dos Caminhos, mas ao mesmo tempo compreendi porque ela “fez o que fez”; os pais de Addie são bem compreensivos e possuem as piores habilidades (na visão da filha haha), sua mãe tem a capacidade de Persuasão, pode persuadir qualquer pessoa a fazer o que ela quer, e seu pai é um “Detector de Mentiras”, consegue identificar quando uma pessoa não está falando a verdade, particularmente eu também ODIARIA ter pais com essa habilidade (kkkkkk). 



“ Ele me puxa em sua direção e, quando seus lábios tocam os meus, tento não suspirar muito alto. Mas não consigo evitar, e ele ri novamente junto à minha boca. No fundo, ainda me pergunto se somos certos um para o outro, mas o resto dos meus pensamentos não parecem se importar. ”



Bom, eu disse que no livro outras questões, além do romance, são abordadas, mas só falei do romance até agora.... A questão “X” da história, é que quando o pai de Addie vai morar no mundo normal, ele passa a trabalhar no FBI investigando um caso de um traficante, conhecido como Veneno, que anda matando garotas dentro do Complexo. Nos dois caminhos Addison acaba se envolvendo nessa história bem perigosa e sofrendo perdas terríveis, cabe a ela escolher qual dos caminhos irá tomar e qual perda irá sofrer.

O final do livro foi bem surpreendente, eu ainda não consegui decidir se amei ou se odiei, a linha entre essas duas opções está muito tênue, mas o importante foi que não seguiu o clichê e que não foi, nem um pouco, previsível. Uma coisa que eu pensei muito durante o livro é que eu não gostaria de ter o poder da Addie, depois de fazer a minha escolha eu não conseguiria conviver com as lembranças do “outro caminho”, ainda bem que Addison tem Laila que pode apagar essas lembranças haha. Uma coisa que achei muito engraçada é que no mundo normalAddie tem bastante dificuldade em fazer coisas simples, como destrancar a porta, acender a luz e ligar o DVD, porque no Complexo isso é considerado ultrapassado.



‘’ – Qual é o problema? Não conhece ninguém que usa lente de contato?
Na verdade, não. Uma aula de Estudos Normais sobre visão abaixo do padrão me escapa da memória. ‘’

“Encruzilhada” é um livro maravilhoso, que me prendeu a atenção do início ao fim e que com certeza entrou na minha lista de preferidos. E vocês já leram? O que acharam? Gostariam de ter o poder da Addie? 





Sarah Fernandes
Capricorniana, futura Arquiteta, amante dos livros, louca por um bom filme e uma bela xícara de café.

15 comentários:

  1. Oiiieee

    Não vejo a hora de sair a continuação desse livro. Já estou tão cansada de ler uma série, amar e ficar séculos espeerando pela continuação que já decidi que essa por exemplo vou esperar eles publicarem a continuação, pra não pirar na espera.
    Amo a premissa do livro e a sua resenha me ajudou a confirmar que é uma leitura que vai me encantar porque é bem o meu estilo de livro

    Beijos

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  2. Oi Sarah! No começo este livro pareceu para mim mais do mesmo, mas conforme a protagonista passou a viver as duas possibilidades de vida a trama foi me deixando muito empolgada e ao final me vi surpreendida por algo bem original. Não vejo a hora de ler o segundo.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sarah! Tudo bem?

    Já tinha lido resenhas muito boas sobre este livro. A sua resenha muito bem escrita por sinal, provou que realmente é um bom livro! Curti!

    Espero poder ler em algum dia desses!
    Beijos!

    Danny
    Participe do Sorteio de Abril no Irmãos Livreiros!

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Que resenha maravilhosa! Bom, tenho muita vontade de ler este livro, ele parece ser muito bom... Adorei dos quotes!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Oi Sarah!
    Eu gosto dessas histórias que mostram dois caminhos, duas versões a partir de um determinado acontecimento. Lembro que quando Encruzilhada foi lançado, até cogitei ler, mas achei que a história poderia ser meio clichê (fujo sempre que posso de triângulos amorosos, rsrs). Bom saber que eu estava enganada e que, além de bem desenvolvido, o desfecho foi surpreendente.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Sarah!
    Fiquei muito encantada quando esse livro saiu. Saber que a leitura foi tão incrível para você só me dá mais vontade de ler. Aquele coração de favorito sempre me empolga.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sarah!

    Eu acho que vou curtir o romance desse livro! E o fato de abordar outros temas tb é interessante, gosto de personagens construídos! E fiquei curiosa com o final que surpreende! rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Olá, Sarah.
    Gostei muito da sua resenha sobre esse livro.
    Pela capa, não dava muita coisa pelo livro, mas sua resenha e a premissa de "Encruzilhada" me fizeram querer ler o livro.
    Gosto muito de livros que têm essa coisa de "mundo normal" e "mundo paranormal". Gostei também da forma como os capítulos começam. Bem interessante e diferente.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sarah! Tudo bem? Ainda não li o livro. Na verdade nem o conhecia, mas a premissa dele me pareceu ser bem interessante... Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Sarah.
    Eu queria muito ler esse livro desde quando lançou. Mas agora já fiquei na duvida por causa desse triangulo amoroso ai. Odeio isso nos livros. Mas gostei dessa coisa dela poder ver as opções. Imagine se isso acontecesse de verdade? Mas também acho que não ia ter muita graça hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Parece ser muito legal, Sarah! Me interessei por ele desde que li a sinopse, n me soa ser "mais do mesmo". Que bom que o foco n é totalmente no triângulo amoroso tbm. Está na minha listinha!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Nosaaa só pela sinopse eu jaa achei incrivel o livro. A capa nao me agradou muito confesso, mas a sua resenha ficou otima e já to doida pra ler!
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sarah!
    Quando li a sinopse da primeira vez, achei a trama super original. Só vou ler quando adquirir o segundo porque, pela sua opinião, sei que vou ficar roendo as unhas hahahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  14. Enredo totalmente diferente, já fiquei afim. Aparenta ser uma história de suspense, drama e romance, sem apelar. É ótimo quando um livro desperta vários sentimentos durante a leitura. Sua resenha ficou completinha, parabéns!

    Visite: Cantina do Livro

    ResponderExcluir
  15. Oi Sarah!
    Tenho esse livro na estante faz um tempinho mas ainda não tive tempo de o ler. A Camila leu e adorou o que me deixou bastante curiosa, ainda mais por você também ter gostado tanto. Parece ser uma história e tanto.
    Bjs!

    Por Livros Incríveis
    www.porlivrosincriveis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo