Resenha A Indomável Sofia-Georgette Heyer

sexta-feira, 1 de abril de 2016
Sofia Stanton-Lacy é alegre, impulsiva e de uma franqueza desconcertante, características que não combinam com o que se espera de uma mulher em sua posição na sociedade londrina do início do século XIX. Educada durante as viagens de seu pai, órfã de mãe, ela chega à casa de sua tia em Berkeley Square para derrubar as convenções e surpreender a todos com seus modos independentes e sua língua afiada. E Sophy parece ter chegado no momento certo: seus primos estão com muitos problemas. O tirânico Charles está noivo de uma jovem tão maçante quanto ele, já Cecilia está apaixonada por um poeta, e Hubert tem sérios problemas financeiros. A prima recém-chegada decide então ajudar a todos com sua determinação e impetuosidade, e acaba enfrentando agiotas, roubando os cavalos de seu primo e atirando de raspão em um honrado cavalheiro. Embora sejam sempre mirabolantes e arriscados, seus planos sempre dão certo e tudo parece estar sob seu controle. O que ela não espera, porém, é que seu primo Charles, que aparentemente não vê a hora de arrumar um marido para ela, de repente passa a enxergá-la com outros olhos...
       ❤ Autor: Georgette Heyer   Páginas:406  Editora: Record ISBN:9788501401229

Receber uma visita de Sir Horace informando que irá ao Brasil e que deixará sua filha, era tudo que Lady Ombersley não esperava; em pleno período de dificuldades em sua família seu irmão resolve “aprontar” uma dessas, mas como fazia tempo que não via sua querida sobrinha e ao se encantar pelos elogios “pequena” e “dócil” referentes a garota, resolveu ceder, sua função era apenas arrumar um marido para a pequena Sophy, ela não esperava toda a encrenca que a garota poderia trazer.... 

Sofia é órfã de mãe, criada pelo pai, passou sua vida viajando de canto a canto do mundo, mas agora que seu pai irá para o Brasil ela precisa ir para casa de sua tia em Berkeley Square e arrumar um bom partido para casar. Quando Sophy chega à casa de Lady Ombersley todos ficam chocados, de pequena e dócil a garota não tem nada;com pernas longas, olhos de matar e uma boca sem filtro, ela já surge trazendo confusões e alguns presentinhos, um tanto estranhos, aos seus primos mais novos.

Livro cedido pela editora.
Confesso que esperava mais um romance de época clichê, como tantos outros que encontramos por aí, mas “A indomável Sofia” me surpreendeu bastante. Primeiramente o romance não é o ponto principal da história, não leia esperando cenas eróticas nem intensas, o livro tem um enredo mais sutil e gira em torno dos problemas da família de Sophy. Seu primo, Charles Rivenhal, comanda a casa, após seu pai os levar a decadência, ele herda toda a herança de um tio e assume o posto de seu progenitor.

Sua prima, Cecilia, está quase comprometida com Lorde Charlbury, mas quando este pega uma caxumba, ela se apaixona pelo Sr, Fawnhope, um poeta que não tem onde “cair morto”, filho mais novo, sem nenhuma perspectiva profissional e que, com certeza, não é aceito pela família dela. E por último, Hubert que se envolveu em seríssimos problemas financeiros decorrente de jogos. Sophy com toda sua astúcia e audácia acaba se envolvendo nos problemas de seus familiares e trazendo uma solução fácil...ou não, para seus parentes. 

“ – (..) Prima, meu tio Horace nos informou que você era boazinha, que não nos causaria problemas. Está conosco menos da metade de um dia. Estremeço ao pensar na devastação que terá provocado ao final de uma semana! ”





Claro que o livro tem romance também, este é cultivado o livro inteiro nas entrelinhas e nas ações dos personagens; Charles é noivo de Eugênia Wraxton, uma mulher maçante e chata, que só piora a situação e deixa seu noivo cada vez mais rabugento, com a chegada de Sofia, Charles fica balançado e em meio a implicâncias, sarcasmos e piadinhas um romance entre os dois começa a surgir. Sophy é muito divertida, corajosa, determinada e cada vez que eu achava que o livro ia se tornar maçante, ela fazia uma trapalhada, se metia em uma confusão e me arrancava boas risadas. Já Charles, quando não está perto de sua noiva insuportável, é de fazer suspirar <3, também me arrancou ótimas risadas com seu sarcasmo e sua inconformidade com as atitudes de Sofia.

De todos os romances de época que já li, esse é o mais “ambientado”, todas as características do século XIX são fielmente descritas, e Sophy, mesmo com todas as atitudes impensadas e a frente de seu século, também sabia reconhecer os limites da sociedade e respeitá-los, acho que daí vem toda a comparação de Georgette com Jane Austen. Uma coisa que me agradou muitíssimo também é que todos os personagens tiveram um papel importante na trama e, consequentemente, um desfecho, NÃO houve aqueles famosos “personagens perdidos” que as autoras esquecem no decorrer do livro (hahaha).



"-Não creio que algum dia venha a aconselhar alguém a perder as esperanças, pois considero isso uma conduta covarde."

A narração é em terceira pessoa, a escrita é impecável, porém algo me incomodou na leitura, vai parecer meio sem nexo e besta eu explicando mas vou falar mesmo assim hahaha a narração tem muitas vírgulas, e as vezes eu me confundia um pouco na leitura, pode ser que seja coisa minha, até porque estou meio doente e consequentemente meio lesada (haha) mas alguns trechos tinham tantas vírgulas que minha cabeça quase dava um “bug” com tantas “paradinhas”......falei pra vocês que era meio besta e nem sei se deu direito pra entender, mas falei assim mesmo.

Bom, “A Indomável Sofia” é um livro ótimo, que se tornou um dos meus favoritos, tem fugas, tiroteios e muitas mais muitas cenas engraçadas, tenho certeza que todos vocês vão gostar como eu gostei, e de coração espero que minhas próximas leituras sejam tão boas como essa foi. 




Sarah Fernandes
Capricorniana, futura Arquiteta, amante dos livros, louca por um bom filme e uma bela xícara de café.

11 comentários:

  1. Olá, Sarah.
    A Indomável Sofia parece ser um livro bem interessante. A premissa não me chamou muito a atenção, confesso, mas o perfil da protagonista sim. Leria por causa da Sofia. Adoro protagonistas que falam demais e não pensam antes de falar.
    Ela deve arrumar altas confusões. rs
    Vou conferir, sem dúvidas.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sarah!
    Gosto muito quando a ambientação de época é bem construída, pois não consigo ignorar quando o enredo e a época não se mesclam. O livro parece bem interessante... ótima resenha!

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Não tinha lido resenha sobre esse livro, ainda e gostei por ser um histórico diferente, sem foco no romance.
    Também gostei da personalidade da protagonista.
    Essa coisa das vírgulas foi engraçada haha

    tenha um ótimo final de semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Oi Sarah!
    Assim que esse romance foi lançado eu fui correndo comprá-lo pois sempre fui louca para o ler. Ele será minha próxima leitura e fico ainda mais empolgada ao saber que você o favoritou. Estou me segurando para não comprar os demais livros da autora haha.
    Adorei sua resenha.
    Bjs!

    Por Livros Incríveis
    www.porlivrosincriveis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Sarah!
    Eu não conhecia esse livro, adorei tudo o que vc disse sobre ele! Adoro protagonistas diferentes assim, e o fato de n focar tanto no romance me agradou tbm, vou colocar na listinha ;)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Sarah!
    Segunda resenha que leio hoje desse livro e a segunda vez que vejo pessoas dizendo que ele NÃO é clichê! Isso me surpreende e intriga. QUERO LER, PRECISO LER, ok? Resenha maravilhosa!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Sarah, tudo bem?
    Estou com muita vontade de ler esse livro e a personalidade da mocinha me deixa com mais vontade ainda. Já gosto de protagonistas desbocadas e com personalidade forte. Sou fã de carteirinha desses romances de época que nos divertem.

    Sua resenha está incrível <3.
    Tem sorteio no blog!
    Beijos,
    http://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiee, belezinha?
    Auuuunw, eu fiquei curiosa com esse romance.Preciso começar a ler mais romances de época :P


    Beeijão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sarah! Eu adorei conhecer a autora e super concordo com vc é o mais ambientado a Georgette realmente escrevia como se realmente estivesse no século 19 é sensacional!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sarah

    Eu entendi o seu problema com as vírgulas, às vezes encontro um ou outro livro que faz a gente ficar empacando no parágrafo de tanta vírgula que tem! Hahahahaha

    Essa capa é maravilhosa, hein? Eu comecei a ler romances de época em meados do ano passado, mas me apaixono mais a cada nova leitura.

    Gostei muito da proposta do livro e gostei de saber que a ambientação e bem fiel à época. Espero poder ler em breve.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Sarah, tudo bem contigo ???
    Já tinha ouvido falar desse livro, e devo confessar que ele não conseguiu me encantar nem um pouco.
    Já percebi que tenho um sério problema com romances de época escritos atualmente. Eu não sei o que acontece, mas sempre encontro alguma coisa, algum detalhe que me irrita, que me desaponta nessas histórias, por esse motivo nunca me aventurei nos romances atuais. Mas pergunta se eu curto um romance escrito a anos atrás ?! A, daí é outra história, rsrsrs.
    Não pretendo ler o livro, mas gostei bastante da dica. Tenho certeza de que irá agradar vários amantes de romances de época !!! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo