Resenha: Simon vs. A Agenda Homo Sapiens - Becky Albertalli

quinta-feira, 28 de abril de 2016
Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.
Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar.
Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.
Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.

 Autor: Becky Albertalli   Páginas: 272   Editora: Intrínseca  ISBN: 9788580578928

Oii gente, tudo bom?

Recentemente teve a Turnê Intrínseca em minha cidade e eu, como uma grande fã da editora, fui. Infelizmente não ganhei nenhum dos livros, copos e blusas que foi sorteados. Só infelizmente mesmo. Mas aproveitei cada segundo do evento e dos novos lançamentos que a editora está nos trazendo. Um desses lançamentos foi Simon vs. A Agenda Homo Sapiens que, claro, fiquei louca de vontade de ler! Então, na primeira oportunidade que tive adquiri o livro e cá estamos nós <3.

Simon tem dezesseis e, secretamente, é gay, mas ninguém sabe. Exceto por seu amigo e crush (também meio que secretamente), Blue, a quem ele nunca viu e com quem só conversa através de emails. Simon não tem problemas com aceitação, pois sabe que se contar aos pais eles levarão numa boa. O seu maior medo é a comoção que isso pode causar! Essas preocupações são acalmadas quando conversa com Blue que sempre parece entender tudo o que se passa em seu interior. Mas, em um descuido, Simon acaba deixando seu email aberto em um dos computadores da escola e Martin, um garoto bobão e inofensivo, descobre seu segredo e para indignação de Simon passa a chantageá-lo com essa descoberta.
"Venho pensando nessa história de identidade secreta. Você já se sentiu preso dentro de si mesmo? Não sei se isso faz algum sentido. É que as vezes parece que todo mundo sabe quem eu sou, menos eu."
Já havia lido outros livros que abordavam o tema da homossexualidade, mas a verdade é que por algum motivo a leitura nesses outros livros não tinha me cativado ou fluído tão bem como a leitura de Simon vs. A Agenda Homo Sapiens

Simon é um garoto comum. Ele tem dificuldades na escola e problemas com a família como qualquer adolescente de dezesseis anos (aliás, nem é preciso ser adolescente para que isso aconteça, né?), mas o que Becky quer nos mostrar através de Simon é que independente da sua orientação sexual, cor, gênero, enfim, podemos ser quem quisermos ser, amando quem quisermos, sem ter medo de nos sentirmos preso a um padrão ou rótulos.
"Branco não devia ser o padrão, assim como hétero não devia ser o padrão. Não devia existir nenhum padrão."
Mas o que me prendeu desde o começo foi uma indagação que Simon faz no início do livro: porque apenas gays tem que sair do armário? Ao longo do livro somos abordados com várias perguntas que tem como base essa mesma linha de pensamento, pois afinal, porque a heterossexualidade tem que ser vista como padrão? E qual a dificuldade de ser tratado normalmente por ser gay? A história de Simon e Blue poderia ser também como qualquer outra história contada entre uma menina e um menino! O mais interessante foi ver que nem mesmo nosso protagonista, em um certo momento, não esteve isento de pensar de uma forma padronizada e isso só reforça o quanto isso é forte em nossa sociedade.


Acho que nem preciso dizer o quanto amei a escrita da Becky, ela tem uma maneira de falar com leitor de uma maneira simples e objetiva. Li tudo em um dia. Simplesmente me apaixonei pelo relacionamento mega fofo de Simon e Blue (especialmente por Blue) e foi impossível não torcer pelos dois. Não consegui nem mesmo odiar o suposto vilão, apesar de ter os meus momentos de raiva junto ao Simon. Os outros personagens também foram muito bem caracterizados, apesar de ter pensado que alguns mereciam um pouco mais de espaço e destaque.

Simon vs. A Agenda Homo Sapiens é um livro de uma leitura surpreendentemente leve e simples, pois apesar de a homossexualidade ser um assunto tão comum ainda causa bastante estardalhaço. E eu recomendo para qualquer tipo de público, mas especialmente para adolescentes.
"Tudo é segredo porque tudo é motivo para um estardalhaço. Tudo é como sair do armário."


Daniele Costa
Leitora Compulsiva. Geek. Fangirl. Que tem uma queda por histórias de ficção fantasiosa, especialmente se tiverem aquele ar sombrio, mas que não resiste a um romance fofo. Autora do blog Estante de uma Fargirl.

16 comentários:

  1. Oi Dani,
    Só estou vendo resenhas positivas sobre esse livro.
    Já coloquei na minha lista.
    Agora preciso arrumar um tempinho para ler.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie Dani =)

    Não conhecia o livro, mas a sua resenha me deixou bastante curiosa. Mais uma para adicionar na lista ;)

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  3. Segunda resenha que leio desse livro e estou encantada! Amo livros com essa temática e gostei dessa reflexão aí sobre gay ter que "sair do armário", sendo que heterossexuais são vistos como o padrão ¬¬
    Ah, e eu sonho em ir num evento da Intrínseca *-* porém o mais perto sempre é em Curitiba e em dias impraticáveis ¬¬

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  4. Oi, Dani, tudo bem?

    Eu nunca li um livro com temática LGBT, mas esse está chamando bastante atenção. Tenho lido coisas muito positivas sobre ele, principalmente essa semana. Parece um livro muito legal, que bota a gente pra pensar fora da caixinha! Quero ler!!!!

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Que resenha linda, Dani!
    Realmente, tenho lido comentários muito positivos sobre este livro que a princípio não tinha me chamado muito a atenção, mas me deixou bastante curiosa!
    É minha primeira visita aqui no teu cantinho, já estou seguindo, parabéns, ele é uma graça!
    Beijinhos,
    Alice
    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dani! Tudo bem? Eu não tinha interesse em ler esse livro, mas depois de ler tantas resenhas positivas fiquei com vontade de lê-lo. Adorei a resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Dani!

    Não li o livro, mas acho a capa lindíssima e o tema é mega interessante! E vc tem razão, ainda causa estardalhaço, não deveria, mas ainda ainda causa.

    Vou colocar na minha lista de leituras!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi Daniela!
    Não fazia ideia de qual era a história desse livro e fiquei surpresa com a trama. Parece ser uma ótima história e você me deixou bastante curiosa quanto ao livro.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi Dani, tudo bem ???
    Gostei bastante da premissa desse livro. Ainda não tinha ouvido falar nele, provavelmente por ser um lançamento, rsrsrs, mas fiquei bem contente por ser devidamente apresentada !!! *-*
    Gostei muitíssimo da parte em que você destacou sobre o fato de que todos deveriam "sair do armário". Não importa se você é gay, hétero, bissexual ou até mesmo assexual, em primeiro lugar não deveria existir problema nenhum em ser quem você é, e em segundo lugar, se assumir deveria ser algo que todos fizessem. Infelizmente o mundo não funciona bem assim ... :/
    Gostei bastante da sua resenha, me convenceu a dar uma chance para o livro. Espero gostar !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  10. Oii, além da capa ser linda, tenha muita curiosidade em saber como é a história. Adoro livros que falam sobre homossexualismo <3

    Beijos,
    Natália

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Não fazia ideia de que o livro se tratava disso ;)
    Só o conhecia pela capa ;)
    Muito legal, me intressei mais!
    Ficou ótima sua resenha, Daniele ;)

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Está todo mundo falando maravilhas deste livro, então é claro que estou louca para lê-lo! Adorei sua resenha, tentarei ler o livro em breve.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  13. Olá, Daniele.
    Eu queria muito participar dese tipo de evento mas nunca tem aqui na minha cidade hehe. O livro me interessa porque a sua já é a terceira resenha positiva que leio do livro. Eu também estou igual a você, já li alguns livros do gênero, mas nenhum me conectou totalmente.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei muito da capa desse livro. A premissa é interessante, acho que essa tematica deve ser abordada exatamente dessa forma, como quem não quer nada e tals. Mas acho que por agora eu não leria, não estou nessa vibe de leitura uheueheuhe

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  15. Olá meninas!
    Eu nunca li um livro com essa temática, mas parece bem interessante.
    Além de não conhecer o livro, então foi uma ótima novidade, bem diferente.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Gosto de livros assim, que retratam a nossa realidade.Nos faz despertar para uma série de pensamentos e coisas que acontecem ao nosso redor né?
    Gostei do livro e sua resenha ficou muito boa :)


    beeijão
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo