Resenha: Alma? - Gail Carriger

sexta-feira, 27 de maio de 2016
Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.
E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.
Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?
  Autor: Gail Carriger  Páginas: 305  Editora: Valentina ❤ ISBN: 9788565859042

Olá gente linda, tudo bom com vocês?

Desde que li o termo steampunk ali em cima estava louca para ler esse livro, mas por ter visto algumas resenhas negativas falando da obra acabei por deixá-la de lado e esperei honrosamente e, na cara de pau mesmo, que a editora ou a Amazon disponibilizasse ela para download, coisa que não aconteceu e.e. Então, a Ingrid me fez ter vergonha na cara e me deu o livro. Mas, voltando ao assunto, steampunk é um termo que, até 10 segundos atrás eu não compreendia, e que se trata de uma história onde existem uma sociedade tecnologicamente bastante desenvolvida com bugigangas feitas quase sempre de engrenagens a vapor, porém a época onde se passa a história não é tão desenvolvida assim, isto é, embora não seja uma regra a maioria das histórias onde esse tipo de ficção é explorada se passa na era vitoriana como em A Bussola de Ouro, mas já vi steampunk sendo trabalhado também em As Loucas Aventuras de James West, um filme que se passa no Velho Oeste.

Então, deu para entender mais ou menos como é o babado né?
E, claro, além de todo o steampunk ainda temos a parte sobrenatural para assimilar e uma protagonista completamente badass. Agora vocês entendem porque eu queria ler esse livro né?

Seguimos a Alexia, nossa nada adorável e com orgulho, protagonista que aos 26 anos é considerada uma solteirona, pois por ter sangue italiano acabou herdando do pai características consideradas não muito atraentes para os padrões de beleza da época, como a pele escura e uma nariz um tanto... proeminente. Não que ela se importe e, eu quero dizer isso, ela realmente não se importa, já que graças a isso ela tem muito mais liberdade para fazer o que lhe der na telha e chocar, na medida do aceitável, a sociedade londrina com suas confusões. E, fora tudo isso, ela é uma preternatural, vulgo: sem alma. Preternaturais são meros mortais assim como você e eu, entretanto eles não tem alma e, por isso, são capazes de anular os poderes dos sobrenaturais que já tem muita alma.
"Para tal processo era necessário grande quantidade de alma, coisa que a Srta. Tarabotti não tinha."
Tudo começa quando em uma festa a Srta. Tarabotti é atacada tão rudemente por um vampiro que, estranhamente, parece não conhecer e nem se importar com sua condição de preternatural e o qual Alexia acidentalmente o mata com a ponta de sua sombrinha. Sua situação só piora quando o Departamento de Arquivos Sobrenaturais (DAS) é acionado e Lorde Maccon, o lobisomem alfa mais esquentadinho que ela já conheceu, assume o caso. 

Nesse ínterim coisas estranhas começam a acontecer como o desaparecimento de vampiros e lobisomens solitários, ou seja, que não tem uma casta. Lorde Maccon tenta resolver isso e manter tudo no mais estrito sigilo para que Alexia não se envolva, coisa que ela faz de qualquer jeito, arranjando confusão e testando a paciência de Lorde Maccon. Entre inúmeras e divertidíssimas trocas de farpas os dois acabam que, forçadamente, se juntando e tentando resolver esse mistério.

Apesar de toda a modernidade e sobrenaturalidade do século XIX que é o contexto no qual se passa Alma? o que nos conquista mesmo é a construção e caracterização dos personagens que, por sinal, foi incrível. Alexia, nossa protagonista badass não decepciona, ela é destemida, irreverente, irônica e, sem dúvidas, inesquecível. Não posso dizer que foi surpresa que Lorde Maccon (nosso lobisomem lindo e rabugento) e Alexia tenham se envolvido romanticamente, mas gostei que a autora resolveu construir o relacionamento dos dois como uma espécie de descoberta para ambos, mesmo isso tendo me frustrado algumas vezes.
"- Sua idade não faz a menor diferença. E que importância tem a sua solteirice? Por acaso sabe quantos anos eu tenho e há quanto tempo estou solteiro? - Ele beijou a testa dela. - E adoro a Itália. - Deu-lhe outro beijo ali. - Além disso, a beleza perfeita me parece tediosa. Concorda comigo? - Ele beijou o nariz da moça mais uma vez."
Temos também a insuportável família da Srta. Tarabotti composta pelas duas meias-irmãs maldosas e cabeças de vento e sua mãe que não está isenta de dar críticas a torto e a direito a Alexia pelo modo como se arruma ou qualquer outro defeito que encontrar. O que salva mesmo nessa família é o mordomo, Floote. Eu me apaixonei pelo mordomo da Alexia porque ele não é o mordomo da casa, mas sim da Alexia! Adorei o fato dele se preocupar tanto com ela e segui-la aonde quer que ela vá. Além dele temos também a Srta. Ivy Hisselpenny, que como melhor amiga de Alexia não poderia deixar de ser excêntrica sendo dona da coleção mais bizarra de chapéus que Londres já conheceu; e, nosso vampiro errante glamouroso, Lorde Ackeldama, que sempre a atualiza com suas fofocas.

Mas, e sempre tem um né? Apesar de a leitura de Alma? ser super divertida e, porque não?, sexy, não pude deixar de notar como é arrastada também. Tá certo que o livro, apesar da aparência fininha, tem 305 páginas, mas em alguns momentos da leitura é como se simplesmente você não conseguisse sair do canto. Não sei se a enorme gama de termos e palavras não muito usadas na atualidade, a quantidade de pensamentos dos personagens tenham tornado a leitura massante ou a minha falta de disposição para ler livros ultimamente tenham afetado minha opinião, porém foi isso que aconteceu. Mesmo assim tenho muita curiosidade de saber o que acontece nos outros livros e eu, definitivamente, pretendo ler, porém vai demorar um bocadinho para isso acontecer. A diagramação do livro está linda, não pude deixar de notar o trabalho maravilhoso que a Valentina fez. Notei alguns poucos erros de gramática, mas nada que atrapalhe a leitura.


Não reparem em minha estante bagunçada
Alma? faz parte de uma saga com mais quatro livros, são eles: Metamorfose?, Inocência?, Coração? e Timeless (ainda não lançado aqui no Brasil). Independente de minhas reclamações esse livro e seus personagens com certeza me conquistaram e, para quem está afim de algo não muito pesado e com muito humor, recomendo muitíssimo!


Daniele Costa
Leitora Compulsiva. Geek. Fangirl. Que tem uma queda por histórias de ficção fantasiosa, especialmente se tiverem aquele ar sombrio, mas que não resiste a um romance fofo. Autora do blog Estante de uma Fargirl.

10 comentários:

  1. Oi Daniele,tudo bem?
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro mas sempre deixo passar a oportunidade de comprá-lo e,consequentemente,acabo adiando a leitura. Sua resenha me fez perceber que tenho feito a maior burrice em não começar logo essa série que me pareceu ótima e com personagens sensacionais. Aliás,adorei sua resenha.
    Beijos!

    Por Livros Incríveis
    www.porlivrosincriveis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniele tudo bem?
    Li Alma? Faz pouco tempo e achei também a leitura arrastada. Principalmente no começo, quase desisti do livro. Mas aos poucos ela foi fluindo.
    Confesso que vai demorar um pouquinho para eu ler a sequencia também.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani,
    O que realmente me empolga nessa obra é o fato de ser da época vitoriana.
    SOU APAIXONADA!
    Sempre via essa obra no Carrefour, mas nunca pensei em comprar por não ter tido referencias.
    Ótima resenha, ainda fico com o pé atrás por ser arrastada, mas estou na curiosidade, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii Dani

    Morro de vontade de ler essa série Nunca li nada desse gênero steampunk e gostaria de ler, acredito que gostaria do gênero. Esse é um livro que tenho aqui em casa pendente pra ler, já peguei ele várias vezes mas por alguma razão nunca me senti "no momento certo" para ler ele, e acabei deixando ele até hoje entre meus pendentes. Prentendo ler ele em breve e sei que farei, espero gostar. Uma pena que parte da leitura foi arrastada, um saco quando isso acontece... espero que as próximas continuações sejam melhores, gosto de pensar que alguns livros de séries são arrastados por ser introdutórios, então, torçamos pra que assim seja e os próximos sejam mais cheios de ação e surpresas

    Beijos

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    Que resenha!

    blogmichaelvasconcelos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani!!

    Eu só li Alma? e amei o Maccon, lobo magnifico, queria ele pra mim rsrrsrsrs ainda preciso ler o restante da série!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi, Dani!
    Apesar da série ser um cadinho grande pro meu gosto, está aqui separada para eu começar a ler um dia.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Olá, Dani!
    Ao mesmo tempo que quero ler esse livro também fico com o pé atrás. Apesar de tudo, depois de ler sua resenha, acho que demorarei pra lê-lo haha Adorei a crítica!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oii, sua resenha me conquistou bastante até chegar no final e você falar que é uma série e que os outros não lançaram aqui no Brasil ainda. Vou deixar pra quando lançar todos haha

    Beijos,
    Natália.

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Dani...
    Li esse livro a um tempinho e tive uma certa dificuldade de gostar da leitura, achei demorada demais, e mesmo quando as coisas começaram a fluir achei que faltou mais sabe?
    Um beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo