Resenha: Anna Vestida de Sangue - Kendare Blake

segunda-feira, 4 de julho de 2016
Cas Lowood herdou uma vocação incomum: ele caça e mata os mortos. Seu pai fazia o mesmo antes dele, até ser barbaramente assassinado por um dos fantasmas que perseguia. Agora, armado com o misterioso punhal de seu pai, Cas viaja pelo país com sua mãe bruxa e seu gato farejador de espíritos. Juntos eles vão atrás de lendas e folclores locais, tentando rastrear os sanguinários fantasmas e afastar distrações, como amigos e o futuro.
Quando eles chegam a uma nova cidade em busca do fantasma que os habitantes locais chamam de Anna Vestida de Sangue, Cas espera o de sempre: perseguir, caçar, matar. Mas o que ele encontra é uma garota envolta em maldições e fúria, um espírito fascinante, como ele nunca viu. Ela ainda usa o vestido com que estava no dia em que foi brutalmente assassinada, em 1958: branco, manchado de vermelho e pingando sangue. Desde então, Anna matou todas as pessoas que ousaram entrar na casa vitoriana que ela habita. Mas, por alguma razão, ela poupou a vida de Cas.
Agora ele precisa desvendar diversos mistérios, entre eles: Por que Anna é tão diferente de todos os outros fantasmas que Cas já perseguiu? E o que o faz arriscar a própria vida para tentar falar com ela novamente?
 Autor: Kendare Blake  Páginas: 252  Editora: Verus  ISBN: 9788576864431


 Olá gente, tudo bom?

Faz, tipo, alguns séculos que estive esperando que alguma editora se interessasse em comprar os direitos de Anna e trazer para o Brasil. Então, olha só a minha alegria quando a linda da Verus anuncia a compra dela <3. Claro que quando fui ler estava com as expectativas lá em cima e, de certa forma, elas foram alcançadas, o livro é do jeito que imaginei que fosse, mas... em muitos aspectos deixou a desejar também.


Desde novo Cas Lowood percebeu que faz parte de uma família bem diferente. Sua mãe é uma bruxa branca que faz poções e talismãs para ajudar as pessoas e colaborar com a renda da casa. Seu pai é um caçador de fantasmas bem competente no que faz ou era... até que um fantasma muito poderoso o matou de uma forma bem violenta. Agora é a vez de Cas sair por aí e caçar fantasmas que estão causando por aí e, enquanto faz esses pequenos trabalhos, aproveita para caçar discretamente o monstro que matou seu pai tão brutalmente.

Uma de suas caçadas o leva para uma pequena cidade interiorana e a uma casa que é assombrada por uma das entidades mais poderosas que Cas já conheceu: Anna, mais conhecida como Anna Vestida de Sangue por seu vestido estar sempre empapado e gotejando sangue. Anna aterroriza a cidadezinha não apenas por ser uma lenda viva, mas por despedaçar qualquer um que ouse entrar em sua casa. Mas, por algum motivo, ela poupa Cas. E agora além de desvendar o mistério em torno da morte de Anna, precisa descobrir também a estranha atração que ela lhe causa.


"Penso nela outra vez. Anna. Anna Vestida de Sangue. Que truques ela vai tentar? Imagino se ela será inteligente. Será que vai flutuar? Vai rir ou gritar?
Como ela vai tentar me matar?"
A história é narrada pelo Cas desde o começo e, o tempo todo Cas tenta se mostrar um cara fodão, baddass  e blá, e sim, não vou desmerecer o "trabalho" dele, mas seus esforços em parecer o bonzão passam do limite, tornando-o arrogante e a verdade é... ele não é tudo isso. Por mudar tanto de cidade Cas não tem muitos amigos e, olha só, assim que se muda para esta cidade, Cas faz amizade com a garota mais bonita e popular da cidade e que, por acaso, não é uma bitch; e com o garoto estranho que lê pensamentos e faz vodu. E então nós temos o trio fantástico e clichê.
Então, nós realmente temos um começo bem sombrio e instigante, mas com o passar das páginas Cas passa de um babaca para um banana. Sem falar nos pequenos furos que viraram uma bola de neve sem explicação. Muitas mortes violentas que passaram batidas. E, sinceramente, não consegui entender a fascinação de Cas por Anna antes mesmo de conhecê-la. Faltou explicar o porque de Anna não matá-lo, até porque, em alguns momentos Cas faz por onde merecer morrer. E, o que mais me incomodou, o romance entre Anna e Cas. Forçado ao extremo. Parece que a autora quis colocar muita informação nesse primeiro livro, mas esqueceu de desenvolvê-las.


O que salva mesmo a narrativa é a Anna, o trunfo da história. Suas aparições são terrivelmente incríveis e assustadoras e seu passado, de partir o coração. As melhores cenas do livro foram, definitivamente, dela.

Me surpreendi um pouco com o final, mas também não posso dizer que foi inesperado, considerando que já tinha visto que tem um segundo volume. Meio que já consigo imaginar quais serão as explicações para os acontecimentos do primeiro livro e não tenho certeza se terei vontade de continuar com a história. Anna Vestida de Sangue entretêm, mas poderia ter sido mais.



Daniele Costa
Leitora Compulsiva. Geek. Fangirl. Que tem uma queda por histórias de ficção fantasiosa, especialmente se tiverem aquele ar sombrio, mas que não resiste a um romance fofo. Autora do blog Estante de uma Fargirl.

8 comentários:

  1. Oláá, tudo bem??
    Nossa esse livro me parecia ser incrível, queria muito ler, mas depois de ler sua resenha fiquei com um pé atrás... Já não sei se vou gostar, mas fico contente em encontrar resenhas sinceras assim.
    Bjoos


    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  2. Uauuu, esse livro parece ótimo!
    Gosto de histórias assim. Eu amo livros com essa pegada sombria <3

    Beijos e mais beijos da Adri.
    www.segredosdaadri.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani, sua linda, tudo bem?
    Quando eu vi o lançamento fiquei super animada, pela sinopse a história parece ser incrível e o que essa capa? Mas já e a segunda resenha que eu leio com a impressão de que o livro poderia ter sido melhor. Mas pelo todo, confesso que ainda estou louca para ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com um pé atrás a respeito desse livro, e vejo que tinha razão. Parece uma história boa, ainda mais por envolver fantasmas, mas esse romance deles e situações forçadas acabam com a qualidade do livro. É uma pena, mas quem sabe um dia eu dê uma chance e leia!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Gostei bastante da capa desse livro mas a trama não me animou muito, ainda assim acho que daria uma chance por que a premissa é bem diferente das que costumo encontrar.
    Beijos!

    Promoção de Aniversário Por Livros Incríveis, não deixe de participar <3
    http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2016/06/promocao-aniversario-do-pli-quem-ganha.html?m=1

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani!

    Eu vi o pessoal da editora falando do livro e fiquei mega interessada, Anna parece ser um personagem muito bom!! Vou colocar o livro na lista de leituras! E adorei as fotos!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oie Dani =)

    Eu achei esse livro bem mais do mesmo sabe? A premissa parece boa, mas infelizmente a história acaba se tornando mais um romance sobrenatural ...
    Em minha opinião, a autora não soube aproveitar muito bem todo o potencial da Anna nesse primeiro livro. Espero que no segundo ela não cometa o mesmo erro.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ps: Kyoukai no Kanata tem na Netflix?

    ResponderExcluir
  8. Vou pesquisar melhor sobre esse livro.

    Parabéns pelo seu trabalho!! :D

    Blog Da Clara
    Instagram Da Clara

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo