Resenha: Arena 13 - Joseph Delaney

segunda-feira, 25 de julho de 2016
Leif tem uma única ambição: tornar-se o melhor lutador da famosa Arena 13. Lá, os espectadores apostam em qual lutador vai derramar sangue primeiro. E, em ajustes de contas, apostam em qual lutador vai morrer. Mas a região é aterrorizada por Hob, um ser maligno que se deleita torturando a população e exibe o seu poder devastador desafiando combatentes da Arena 13 a lutas até a morte quando bem entende. E isso é exatamente o que Leif quer, pois ele conhece bem os crimes de Hob. E, no cerne da sua ambição, arde o desejo de vingança. Leif procura revanche contra o monstro que destruiu a sua família. Mesmo que isso lhe custe a vida.






 Autor: Joseph Delaney  Páginas: 320  Editora: Bertrand Brasil  ISBN: 9788528620610

Olá gente, tudo bom com vocês?

Gente, queria saber onde a minha disposição esses dias porque estou aqui escrevendo essa resenha e caindo de sono. Preciso dormir! Minha vida esses dias está sendo dormir. Eu, definitivamente, teria me saído melhor na vida de um gato.

Mas vamos falar de Arena 13.

Admito que escolhi esse livro mais pela capa e por esse título lacrador, acho que nem li a sinopse nem nada e depois fiquei morrendo de medo de não gostar do livro quando ele chegasse. Depois quando chegou não fiquei muito impressionada com ela já que a história parecia que havia sido baseada em inúmeros outros romances que estão saindo ultimamente, quer dizer, pais sendo assassinados e um mocinho atrás de vingança contra o todo poderoso vilão, né? Olá, Harry Potter!

Ainda assim prossegui com força, fé e esperança

Palm Springs commercial photography
Tipo assim
1. O objetivo dos combates na Arena 13 é cortar carne humana e derramar sangue. Combatentes humanos são os alvos.
Leif é melhor lutador de bastão de Mypocine e, graças a essa habilidade, ele foi premiado com um bilhete azul que o permitia ser treinado por um dos melhores treinadores de arena já conhecido: Tyron. Porém, a competição na cidade grande é alta e Leif terá que ser muito bom no que faz antes de ser aceito definitivamente por Tyron.

O que ninguém sabe é que Leif não entrou nessa pela glória. Ele tem um objetivo e este consiste basicamente em vingança. Leif perdeu os pais quando ainda muito jovem para uma das criaturas mais temidas da região, Hob, um djinni. Djinni é um ser que consegue criar vários tipos de eus (aqui então, vários Hobs), mas ele é conhecido, principalmente, por capturar pessoas (especialmente mulheres) sugar seu sangue e, às vezes, suas almas. Ele foi criado inicialmente pelos militares para servir o Exército Humano, mas por ser muito poderoso, não conseguiram controlar Hob muito bem e ele se rebelou.

Aparentemente para se aproximar de Hob, Leif tem que estar na Arena 13. A mais famosa e temida arena, pois lá vence quem derramar o primeiro sangue, mas ele vai ter um looooooongo caminho até chegar lá. 

Foi meio difícil fazer um resumo desse livro sem revelar e ter que explicar todos os termos e regras das arenas que, não vou mentir, ainda estou lutando para entender direito, além do espaço temporal meio louco, tipo, não dá para saber se a história se passa em um futuro distópico ou em um passado a lá steampunk. Isso é bom, porque tem toda uma mistura de elementos que permitiu com que o autor criasse algo totalmente novo, mas ruim porque a verdade é: eu gosto de me situar em algum momento da história. Além de ter também uma mescla de mitologia que também me deixou bem confusa.

Só para tentar clarear aqui a mente de vocês. Temos humanos que vivem em um mundo chamado Midgard, mas que além do nome nada tem haver com a cultura nórdica; temos djinnis que não são seres da natureza (como aprendemos nas lendas do Oriente Médio), mas sim criações humanas; e lutadores treinados para lutarem em arenas que me recordaram muito os gladiadores da Roma Antiga. É ou não é uma mistureba muito louca? Não que seja ruim, mas é beeem confuso.

Contudo, deu para perceber que ao longo do romance Delaney se esforçou bastante para criar um mundo novo para esta nova série, informando os leitores das crenças e lendas que rodeiam a Arena 13, bem como dando detalhes sobre como a cidade funciona em todos os níveis na sociedade, nos dando uma visão real de sua nova criação.

Gostei bastante do Leif, apesar de que algumas vezes ele tenha testado minha paciência, principalmente, quando estava próximo da Kwin (a crush). Aliás, isso foi uma coisa que me irritou, além da Kwin (interesseira e oportunista) ser a personagem mais intragável da história, foi tão óbvio que ela foi colocada ali para ser o par romântico de Leif que perdeu a graça.

Quanto ao meu ponto de vista sobre a história principal, não é nada do que eu esperava. Delaney enche o romance com pistas sutis que conduzem a grandes surpresas dentro do livro, bem como reviravoltas inesperadas ao longo do romance, tornando esta uma leitura agradável, especialmente para os fãs de Jogos Vorazes e da série Spooks.

Senti que pouco foi realizado neste livro, que, acredito, Delaney fez deliberadamente, como acredito que este livro é, principalmente, a introdução deste novo universo, e talvez em sua sequência haja um maior desenvolvimento da história. E, não vou mentir e na resenha da para perceber isso, fiquei bem em cima do muro com esse livro e a verdade é que ainda não sei bem se gostei ou não, por isso, as três estrelinhas lá em cima. Espero que sua sequência seja melhor.



Daniele Costa
Leitora Compulsiva. Geek. Fangirl. Que tem uma queda por histórias de ficção fantasiosa, especialmente se tiverem aquele ar sombrio, mas que não resiste a um romance fofo. Autora do blog Estante de uma Fargirl.

9 comentários:

  1. Ooi! Nossa, eu também achei esse titulo lacrador, mas confesso que a resenha não me animou com a história. :\\
    Beijos
    Estilhaçando LivrosCantar em Verso

    ResponderExcluir
  2. Ola Linda, Tudo Bem?
    Adoro o post:) Bjs Open Kloset By Karina
    New post:http://openklosetfashion.blogspot.pt/2016/07/my-vipme-review.html#disqus_thread

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dani! Tudo numa boa?
    Eu ouvi falarem super bem desse livro, mas confesso que a história nunca me pareceu lá muita coisa. Gostei da resenha e agora sei que não quero mesmo ler kkk
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?
    Tadinha kkkkk Eu escrevo melhor a noite, também fico me remoendo de sono kkkkkk Mas ô, valeu a pena, apesar de você não ter se identificado taaanto assim com a história. Não é muito lá a minha cara também, mas adorei sua resenha. Escreve muito bem! Bjs,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Dani!
    Do Joseph eu nunca li nada, mas meu irmão gosta muito do Caça Feitiço e sempre tive curiosidade. A capa e o título são maravilhosos mesmo e como uma boa fã de Spartacus a premissa me chamou a atenção. O foda é o interesse romântico que parece forçado, adoro um bom romance, especialmente em aventuras, mas não precisa forçar a barra não :/
    Tô num misto de indiferença e curiosidade, confesso.
    HAHAHAHAHAHAHA

    bjs,
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Assim, quando eu vi o título eu achei que fosse muito parecido mesmo Jogos Vorazes srsrs Adoro quando os autores criam um universo cheio de detalhes, mas acho que vou esperar a resenha dos próximos pra decidir se leio ou não rsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. É engraçado qnd os livros nos deixam assim né "n sei bem se gostei ou n", haha
    Realmente o titulo e a capa de Arena 13 chamam a atenção, e dá aquele sentimento de Jogos Vorazes, será que rola?
    Confesso q estou indecisa tbm, hahaha
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani, sua linda, tudo bem?
    Quando vi esse lançamento fiquei louca para ler!!! É o mesmo autor da série Caça-Feitiços!!! Acho que ficarei bem tensa, pois além do grande risco de morrer na Arena, ele ainda persegue sua vingança, o que sempre dá errado. Que pena que não lhe agradou por inteiro, mas ainda assim, quero dar uma oportunidade. Gostei muito da sua sinceridade. A resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oláá
    Eu li uma resenha positiva sobre o livro e cm já tinha gostado da premissa pensei em ler, mas cm vc disse que não te agradou na integar agora to em dúvida... kkkk
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo