Resenha: George - Alex Gin

quarta-feira, 28 de setembro de 2016
Quando as pessoas olham para George, acham que veem um menino. Mas ela sabe que não é um menino. Sabe que é menina. George acha que terá que guardar esse segredo para sempre: ser uma menina presa em um corpo de menino. Até que sua professora anuncia que a turma irá encenar “A teia de Charlotte”, e George quer muito ser Charlotte, a aranha e protagonista da peça. Mas a professora diz que ela nem pode tentar o papel porque... é um menino. Com a ajuda de Kelly, sua melhor amiga, George elabora um plano. E depois que executá-lo todos saberão que ela pode ser Charlotte — e entenderão quem ela é de verdade também.









Autor: Alex Gino  Páginas: 144  Editora: Galera Júnior  ISBN: 9788501077677


Olá pessoal, tudo bom?

Acabei de ler esse livro encantador e ainda estou procurando palavras para falar o quão profundamente a história de George me tocou. 

Desde o começo George percebe-se como uma criança diferente das outras porque, no fundo, George é uma menina, só que ela não veio do jeito certo para ser uma menina, isto é, ela veio biologicamente com todos os acessórios de um menino e, infelizmente, como uma menina em um corpo de menino ela não pode ser quem realmente é. Porém, George vê sua chance de mostrar ao mundo sua verdadeira identidade em uma peça de teatro na escola na qual quer muito ser a corajosa e sábia Charlotte em quem se inspira.


George é um livro curtinho e dá para ler em uma ou duas horas, mas as reflexões com certeza vão perdurar por muito mais tempo, pois é com George que descobrimos o quanto é difícil ser diferente em um meio que já tem tudo categorizado com "normal" em rosa ou azul, torcer para Corinthias ou Flamengo, ser macho ou fêmea. Quando já crescemos achando que isso é o modo natural da vida, quando sabemos que desde o início dos tempos as coisas não acontecem de acordo com a mídia e a nossa cultura machista e intolerante acredita e tenta nos forçar a acreditar também.

Alex Gino tratou de toda a questão de George com bastante delicadeza, mostrando que não se trata de uma escolha e que vai muito além disso, fala do desconforto de George em se sentir como uma garota, mas se ver presa em um corpo alienígena e incapaz de  poder mudar sua própria situação.
Amei a forma como a melhor amiga de George tratou toda a situação, mesmo havendo um estranhamento no começo, mas que apesar disso, conseguiu aceitar George em sua totalidade e conseguiu entender as necessidades da amiga antes mesmo dela, ouso dizer, e viu isso com a naturalidade de uma criança que ama a melhor amiga. Simplesmente lindo e me apaixonei pela Kelly por isso também.

Outro personagem que me cativou bastante foi a delicadeza do irmão de George, Scott, ao ser o primeiro a saber de toda a situação e entender sem julgar a revelação do irmão.

A mãe de George foi um caso a parte, mas consegui compreender seu lado também. As vezes é difícil para um dos progenitores se deparar com um caso, pois já conseguem imaginar por todas as dificuldades pelas quais os fillhos vão passar e sabe-se que a sociedade tende a rejeitar e marginalizar os diferentes, ou melhor, os que não seguem o padrão, então ao mesmo tempo que conseguimos sentir a dor de George pela rejeição da mãe, também podemos compreender os motivos pelo que tentou fazer isso.

George é uma leitura que deveria ser obrigatória, pela leveza da escrita e a seriedade do conteúdo. Só digo uma coisa: LEIAM! Não vai levar muito do seu tempo, mas a história de George vai aquecer seu coração.



Daniele Costa
Leitora Compulsiva. Geek. Fangirl. Que tem uma queda por histórias de ficção fantasiosa, especialmente se tiverem aquele ar sombrio, mas que não resiste a um romance fofo. Autora do blog Estante de uma Fargirl.

3 comentários:

  1. Oi Dani, tudo bem?

    Eu estou morrendo de vontade de ler! Tem uma temática tão bacana e eu nunca leio nada do gênero, quero muito conhecer!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniele, gostei da resenha, não imaginava que esse livro fosse assim tão bom. Dica anotada.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Hey Dani!
    Que resenha gostosa de ler, iquei morrendo de vontade de conhecer a George (pensou que dificil? as vezes fico pensando como dve ser dificil pra essas crianças gnete!! ) e o preconceito que ela superou e tudo mais
    e espero que tenha dado tudo certo no final mesmo com a mae dela rsrs
    fiquei babando doce de leite pra ler
    Hey Sarah! Tudo bom e você?

    Não viu os autores? Nessa eu só vi o Marcelo Siqueira (que toca violão), agora o Gustavo não vi não :I
    rsrsrs vontade né? <3
    Obrigada viu! Se ler me conte o que achou!
    bjs
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo