Resenha: A menina mais fria de Coldtown - Holly Black

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016
No mundo de Tana existem cidades rodeadas por muros são as Coldtowns. Nelas, monstros que vivem no isolamento e seres humanos ocupam o mesmo espaço, em um decadente e sangrento embate entre predadores e presas. Depois que você ultrapassa os portões de uma Coldtown, nunca mais consegue sair.

Em uma manhã, depois de uma festa banal, Tana acorda rodeada por cadáveres. Os outros sobreviventes do massacre são o seu insuportavelmente doce ex-namorado que foi infectado e que, portanto, representa uma ameaça e um rapaz misterioso que carrega um segredo terrível. Atormentada e determinada, Tana entra em uma corrida contra o relógio para salvar o seu pequeno grupo com o único recurso que ela conhece: atravessando o coração perverso e luxuoso da própria Coldtown.

A Menina Mais Fria de Coldtown, da aclamada Holly Black, é uma história única sobre fúria e vingança, culpa e horror, amor e ódio.

 Autor: Holly Black Páginas: 384 Editora: Novo Conceito ISBN:788581634036

“Aos vivos nós devemos respeito,mas, aos mortos, devemos somente a verdade.— Voltaire" 

Tana é uma adolescente de 17 anos que vive em mundo infestado por vampiros. Tudo começou quando uma criatura tentou se alimentar sem matar as vítimas e acabou espalhando a infecção. Agora, várias cidades são isoladas em decorrência do surto, sendo denominadas Coldtowns, lugares de quarentena, onde uma vez que você entra dificilmente conseguirá sair.

Ao tentar fugir do seu ex-namorado em uma festa, Tana acaba dormindo no banheiro da casa e acorda no dia seguinte totalmente desnorteada e sem se lembrar direito da noite passada. Ao procurar seus amigos pelo local, a garota se depara com um massacre, em que ela, seu ex, e um vampiro são os únicos sobreviventes.

Só que Aidan, o ex, está infectado e acorrentando em uma cama, junto com Gavriel, o vampiro. Quando os autores do massacre voltam para buscá-los, Tana acaba soltando-os e juntos eles fogem em direção a uma das Coldtowns.



A narração é feita em terceira pessoa, por um narrador onisciente, alternando os capítulos entre o passado e o presente. Essa estratégia utilizada pela autora em alternar as passagens de tempo foi excelente, pois nos permitiu ter uma visão mais ampla dos personagens, as reais intenções deles e o porquê das suas ações.

“Ninguém mais seria morto hoje, não se ela pudesse salvá-los. Certamente não alguém que ela uma vez pensara amar, mesmo ele sendo um babaca. Não um garoto morto cheio de bons conselhos. E ela esperava não morrer também. ”

Tana é uma garota forte que já passou por muitos problemas. Não posso negar que ela é muito determinada e corajosa, mas confesso que no início do livro teve algo que me incomodou nela, sabe quando o personagem diz "preciso fazer tal coisa" mas ao invés de fazer ele fica empacado pensando um monte de caraminhola nada a ver com a situação? Pois é, Tana foi assim no começo, o que fez com que as primeiras partes ficassem um pouco monótonas.  Aidan é um personagem extremamente egoísta e grosseiro, eu sempre ficava esperando que ele aprontasse alguma coisa. Já Gavriel, se mostrou totalmente fora do que eu esperava, ele é um dos vampiros mais antigos, me conquistou desde o início, torci muito para ele formar um casal com Tana.

A história tem alguns furos, mas foi fácil ignora-los, já que o enredo em geral é bem rápido e eu estava sempre curiosa para saber o que viria em seguida. Eu confesso que esperava mais terror do livro, ele acabou decepcionando um pouco nesse quesito, é mais uma fantasia do que um terror, eu não senti nem um pouco de medo na leitura, acho que isso poderia ter sido mais desenvolvido pela autora.


A história gira em torno de alguns pontos principais, como a ambição, a vingança e o rancor, todos os personagens tem pelo menos um desses sentimentos, e foi bem legal ver como se desenvolveram no decorrer das páginas e lidaram com eles. Um outro assunto que autora procurou abordar foi a homossexualidade, como algo totalmente natural e normal no cotidiano daquelas pessoas, o que eu achei muito legal. Além disso, baseando-se no tema "morte", o livro ainda traz alguns momentos de reflexão ao leitor com o uso de várias perguntas retóricas.

A capa do livro é muito linda, mas acho que ela não passa a essência da história, já que olhando ela e a premissa eu jamais conseguiria imaginar que o livro era do tema "vampiros". A diagramação e a revisão estão perfeitas, as páginas contêm o desenho de uma gota de sangue e cada capítulo inicia com uma frase de algum pensador conhecido.

“— Você é mais perigosa do que o nascer do sol.

Antes que Tana pudesse responder, ele entrou nas sombras que se estendiam e sumiu. ”

Enfim, "a menina mais fria de Coldtown" não é livro perfeito, mas é ótimo para quem gosta daquele gênero mais distópico, repleto de fantasias. É uma história que nos enche de curiosidade sobre os próximos acontecimentos e que apesar de tudo, me deixou com imensa vontade de uma continuação. Vale a pena se arriscar na leitura, tenho certeza que vocês vão gostar. 


NÃO ESQUEÇA DE PARTICIPAR DO NOSSO SORTEIO DE 
"HARRY POTTER E  A CRIANÇA AMALDIÇOADA"


Sarah Fernandes
Capricorniana, futura Arquiteta, amante dos livros, louca por um bom filme e uma bela xícara de café.

17 comentários:

  1. Oi Sarah!
    Esse livro já está há um tempão na minha lista, mas nunca consegui ler nem tê-lo pelo menos. Eu gosto da capa, não acho que destoa tanto assim. Desanimei um pouquinho em saber que não tem tanto terror...
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Sarah, tudo que envolve vampiros eu ADORO! Não conhecia esse livro e já quero ler. É uma história bem diferente das que eu vejo por aí que envolvem vampiros. Gostei da resenha.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Eu sou louca para ler este livro, tem um enredo de que gosto muito. Parece ser muito bom.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    li este livro quando lançou e confesso que curti bastante a leitura.
    Adorei a resenha

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    3 livros por 20 reais

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sarah!
    Eu tinha esse livro, mas passei pra frente. Perdi a vontade de ler. Pela sua resenha, creio que deixei passar uma história interessante.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário
    Participe da promoção de três anos de Um Oceano de Histórias
    Participe do Sorteio de Final de Ano

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Nossa esse livro sempre me chamou a atenção mesmo..
    Apesar de esse não ser meu gênero favorito de leitura, ainda é um tema que me instiga muito. Se eu tiver a oportunidade quero ler sim!

    Beijos

    ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!!

    Parabéns pela resenha! Esse livro já está na minha listinha infinita a algum tempinho kkkk
    Beijos,
    https://teattimee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Sarah.
    Eu gostei mais desse livro do que você hehe. Depois de ler tantos livros de vampiros super parecidos, achei esse bem original. E adorei a escrita da autora que eu ainda não conhecia.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sarah!
    Eu ganhei esse livro em um sorteio, junto com outros. Mas pela sua resenha acredito que vou acabar colocando para troca... Não parece ser o tipo de leitura que vá me agradar. Ainda bem que mesmo com os poréns que você levantou na resenha, deu pra curtir o livro.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  10. Oi Sarah!

    Que pena que a história tem alguns furos, mas que bom que não afeta de modo geral. Gosto bastante de livros com vampiros e acho essa capa sensacional! Quero muito ler!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Hey Sarah!
    Ah essas narrações... Sou louquinha pra ler esse livro, viu, mas é bom não ir com muita sede ao pote... que traalho de marketing demais! E realmente a capa é meio nada a ver... Pra mim tem a ver com Frio? Acho que super leria, apesar dos apesares HEHE
    Então é nois KKKKK
    obrigada viu??
    Espero ainda ver alguns filmes em que estou atrasada viu KKKK

    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  12. Raramente eu abandono um livro, e A menina mais fria de Coldtown acabou sendo um deles. Comprei na bienal no estande da novo conceito por um valor bem caro, e qual foi a minha decepção quando me deparei com uma história de vampiro e super monótona? Não aguentei. Não consegui me conectar com nenhum dos personagens também, muito menos com a protagonista. Concordo que a capa e a sinopse não passam nada do que realmente encontramos no livro. Parece bem terror, e no fim não tem nada disso. Uma pena, de verdade, porque eu adoro a Holly, mas esse livro não funcionou de jeito nenhum ><

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Sarah! Esse livro me decepcionou por completo. Também esperava um terror, e o que tive foi mais um drama adolescente.
    É a prova que nem tudo que é muito divulgado é bom.
    Beeijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Sarah,
    Muitas pessoas acabaram achando o livro fraco, eu já gostei bastante da história.
    Achei essa pegada distópica com vampiros muito bacana e foi uma leitura bem agradável para mim.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  15. Oi Sarah!
    Adorei sua resenha. Eu já li o livro e acho que você falou tudo que penso dele. Eu também esperava que fosse mais aterrorizante, mas o livro é muito de boa.

    Feliz Natal para você e sua família :)
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Já conhecia esse livro, mas nunca parei pra ler uma resenha. Devo admitir que fiquei bastante curiosa, talvez eu leia sim.
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi S.
    Eu já cheguei a colocar esse livro no carrinho, mas nunca comprei de fato.
    Acho a capa bem bonita, que sabe ano que vem eu leia.

    Beijos!
    www.auniversitaria.com

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo