Resenha: Suzy e as águas vivas - Ali Benjamin

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016
 Oi gente, tudo bom? Hoje eu quero falar um pouquinho antes da resenha hahaha. Espero que o Natal de vocês tenha sido maravilhoso, essa é a última resenha que eu vou postar esse ano, então já queria deixar aqui uma ótima virada de ano para vocês, que em 2017 todos os seus desejos sejam renovados e realizados, que seja um ano carregado de muita  paz, amor, felicidade, saúde, dinheiro e muitos livros. Beijos no coração <3




Às vezes, quando nos sentimos mais solitários, o mundo decide se abrir de formas mágicas. Suzy Swanson está quase certa do real motivo da morte de Franny Jackson. Todos dizem que não há como ter certeza, que algumas coisas simplesmente acontecem. Mas Suzy sabe que deve haver uma explicação — uma explicação científica — para que Franny tenha se afogado. Assombrada pela perda de sua ex-melhor amiga — e pelo momento final e terrível entre elas —, Suzy se refugia no mundo silencioso de sua imaginação. Convencida de que a morte de Franny foi causada pela ferroada de uma água-viva, ela cria um plano para provar a verdade, mesmo que isso signifique viajar ao outro lado do mundo… sozinha. Enquanto se prepara, Suzy descobre coisas surpreendentes sobre o universo — e encontra amor e esperança bem mais perto do que ela imaginava. Este romance dolorosamente sensível explora o momento crucial na vida de cada um de nós, quando percebemos pela primeira vez que nem todas as histórias têm final feliz… mas que novas aventuras estão esperando para florescer, às vezes bem à nossa frente.


 Autor: Ali Benjamin  Páginas: 224  Editora: Verus  ISBN: 9788576865377

Suzy Swanson perdeu a melhor amiga e desde então ela parou de falar, ela acredita que não vale a pena abrir a boca apenas para preencher o silêncio. Inconformada por sua amiga, que era uma ótima nadadora, ter morrido afogada, Suzy se convence de que na verdade a menina morreu devido a picada de uma espécie de água viva muito rara.  Para comprovar sua teoria, ela começa a pesquisar e encontra vários estudiosos da área, e se determina a provar que sua constatação é verdadeira.

"Às vezes a gente quer com tanta força que as coisas mudem que não suporta nem sequer estar na mesma sala com as coisas do jeito que realmente são."

EXEMPLAR CEDIDO PELA EDITORA
Primeiramente, preciso dizer que Suzy tem apenas 12 aninhos, ou seja, ainda é uma criança. O livro é narrado em primeira pessoa, sob o ponto de vista da garotinha. A escrita é bem simples e flui do começo ao fim, porém é bem detalhista. Além disso, o livro mescla o passado e o presente de um jeito bem fácil de compreendermos, mostrando como era a amizade entre a Suzy e Franny antes da morte da garota, o que deixa toda a história bem mais envolvente.

A história possui poucos personagens, mas eles possuem personalidades bem definidas e marcantes. Suzy é aquela garota tímida e introspectiva, mas muito inteligente e determinada,  está sempre em busca de novas aventuras e conhecimentos, em alguns momentos confesso ter achado ela meio chata, mas olhando a situação comecei a me simpatizar com ela. A garota perdeu a melhor amiga bem num momento onde a amizade delas estava meio fragmentada e por ser muito introspectiva ela não tem outros amigos e ainda sofre bullying na escola, impossível não entender essa busca firme dela por respostas e não se apaixonar por seu jeitinho fofo.

Pelos flashbacks podemos entender que Franny gostava de fazer novas amizades e se enturmar, diferente de Suzy que não negava seu jeito mais tímido e solitário. Por esse motivo, também fica evidente a forma como amizade delas foi se distanciando à medida que elas foram crescendo. Outros personagens ainda aparecem na história: Justin, parceiro de laboratório de Suzy, que insiste na amizade com a garota até ela dar certo, mesmo com ela sempre o repelindo; Sra. Turton, professora de Suzy e muito fundamental em alguns momentos do livro; e os pais de Suzy, que mesmo separados continuaram a apoiando e a amparando quando ela precisava.


O livro ainda possui todo um caráter meio cientifico, devido a pesquisa de Suzy sobre as águas vivas, e aborda temas como bullying, perda, dor, superação, determinação, solidão e a adolescência. Suzy está naquela fase onde deixamos de se importar tanto com as brincadeiras de criança e passamos a ver os meninos com outros olhos, juntando isso mais a perda de sua melhor amiga, foi notável a forma como ela amadureceu no decorrer das páginas e nos trouxe diversos ensinamentos e reflexões que servem para o nosso dia-a-dia.

A capa é linda e acredito que transmite toda a magia e a essência da história, o jeito delicado de Suzy ser. A revisão está perfeita, não encontrei nenhum errinho, e acho que a tradução também está ótima, já que os pensamentos e as reflexões de Suzy conseguiram ser tocantes sem ser “distantes” de nossa realidade.  A diagramação está simples mais combina totalmente com o livro em geral, é bem agradável, sem exageros. A Verus caprichou e arrasou mais uma vez.


“O que você e eu entendemos, Jamie, é que ter veneno não torna uma criatura má. Veneno é uma forma de proteção. Quanto mais frágil o animal, mais ele precisa se proteger. Portanto, quanto mais veneno uma criatura tiver, mais devemos ser capazes de perdoá-la. Elas são as que mais precisam do veneno. ”

Enfim, “Suzy e as águas vivas” é um livro maravilhoso, que nos surpreende do início ao fim. Eu recomendo para qualquer pessoa, é uma história cheia de ensinamentos e reflexões que podem mudar nosso jeito de ver e entender as coisas. É uma leitura maravilhosa que eu tenho certeza que vocês irão amar. 



Sarah Fernandes
Capricorniana, futura Arquiteta, amante dos livros, louca por um bom filme e uma bela xícara de café.

14 comentários:

  1. Oi Sarah, me interessei por esse livro quase que instantaneamente sabe. Eu sei que coisas assim acontecem na vida real, em que a pessoa passa por um trauma e simplesmente altera o comportamento. Acredito que esse livro tem tudo para me conquistar.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Oi Sarah, tudo bem? Eu estou com vontade de conferir o livro, parece ser uma história bem interessante e realmente a capa é linda demais!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Confesso que eu não tinha tanto interesse nesse livro, porém queria me aventurar. Sua resenha fez com que eu realmente sentisse vontade em ler! Aquela vontade mesmo! Eu não esperava que o livro abordasse um tema tão delicado como esse. E o fato dela acreditar que a morte de sua melhor amiga foi através da água viva, é ter enormes esperanças (preciso saber como acaba rs).

    Beijos. | http://psamoleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. OOOOOOOOOOOI

    eu achei muito fofa a premissa. Todo esse lance de perda e descoberta sempre me atrai imensamente *-* A capa do livro é super linda e acho que nao imaginaria que me atrairia tanto pela história só de vê-la. Mas nao podemos MESMO julgar pela capa, né?

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Sarah!!
    Essa capa é simplesmente linda ♥
    Adorei a premissa do livro, fiquei com muita vontade ler e tê-lo na estante.
    Beeijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sarah!
    Antes de começar a ver resenhas desse livro, eu tinha uma ideia completamente diferente.
    A capa não me agradou muito, mas com certeza daria uma chance.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário
    Participe da promoção de três anos de Um Oceano de Histórias
    Participe do Sorteio de Final de Ano

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia, mas a premissa é boa apesar de parecer triste. Mas deve fazer pensar muito.
    Seguindo o blog.
    😘
    www.cupidobrega.com.br
    Canal no YouTube

    ResponderExcluir
  8. Olá! Que livro legal! :O
    Não conhecia ainda, mas adorei a resenha, parece ser bem diferente a ainda didático né, por ter as informações sobre as águas vivas!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Sarah.
    Feliz ano novo para você também. E ótima virada. Eu já tinha lido algumas resenhas desse livro mas não sabia a idade da protagonista. Ela nova assim a história muda de figura. É mais um livro que entra para a lista.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sarah!
    Tenho visto muitas resenhas desse livro. Quero muito ler! Algumas pessoas disseram ter achado a protagonista chata e coisas do tipo, mas lendo sua resenha e vendo o que ela passou ainda tão nova, dá pra entender e relevar, né?! Gosto bastante quando há essa narrativa presente/passado. Enfim, tá na lista e espero ler em breve.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  11. Olá, Sarah.
    Ultimamente, estão saindo muitas resenhas positivas a respeito desse livro, e eu já quero ler a obra o mais rápido possível.
    De inicio, fiquei muito cativado pela capa, pois acho ela linda. Fiquei curioso para saber mais sobre essa pesquisa da Suzy agora.

    Abraço e boas festas!
    Tudo Online

    ResponderExcluir
  12. Oi Sarah, tudo bem?
    Li algumas resenhas desse livro recentemente e todas foram bastante possitivas, o que me deixou bem curiosa pela obra que parece conter uma obra que cativa e emociona.
    Beijos e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  13. Oieee
    Que fotos mais lindas, ameii.
    Estou ficando cada vez mais curiosa, estou vendo muitas resenhas positivas e o enredo é muito bom. Adorei sua resenha.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Que capa linda! A editora Verus vem fazendo um ótimo trabalho em suas publicações. Quase dá vontade de comprar todos os títulos da editora.

    Abraços
    https://constelacaopyxis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo