Resenha: Dez coisas que aprendi sobre o amor - Sarah Butler

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017
Por quase 30 anos, quando a brisa de Londres torna-se mais quente, Daniel caminha pelas margens do Tâmisa e senta-se em um banco. Entre as mãos, tem uma folha de papel e um envelope em que escreve apenas um nome, sempre o mesmo. Ele lista também algumas coisas: os desejos e o que gostaria de falar para sua filha, que ele nunca conheceu. Alice tem 30 anos e sente-se mais feliz longe de casa, sob um céu estrelado, rodeada pela imensidão do horizonte, em vez de segura entre quatro paredes. Londres está cheia de memórias de sua mãe que se fora muito cedo, deixando-a com uma família que ela não parece fazer parte. Agora, Alice está de volta porque seu pai está morrendo. Ela só pode dar-lhe um último adeus. Alice e Daniel parecem não ter nada em comum, exceto o amor pelas estrelas, cores e mirtilos. Mas, acima de tudo, o hábito de fazer listas de dez coisas que os tornam tristes ou felizes. O amor está em todas as partes desta história. Suas consequências também. Sejam boas ou más. Até que ponto uma mentira pode ser melhor do que a verdade?

 Autor:Sarah Butler  Páginas:256  Editora:Novo Conceito  ISBN:9788581637778 
Alice é a caçula de três filhas, está quase nos 30 anos, sempre se sentiu culpada pela morte da mãe e por isso vive a vida viajando sem destino por aí. Com o espírito livre, ela nunca se sentiu realmente “em casa” quando estava sob as quatro paredes da pequena moradia de seu pai, mas agora ele está muito doente e ela precisa voltar para se despedir. Se sentindo a ovelha negra da família, a sua volta é cheia de ressentimentos e confusões, mas em meio a tanta dor e caos ela precisa aprender a lidar com as diferenças de suas irmãs e se aproximar um pouco de sua família.

Daniel é um morador de rua solitário que perdeu tudo o que tinha e passa os dias escrevendo cartas para sua filha que nunca conheceu. Seu grande sonho é encontra-la e é isso que o motiva a viver, mesmo com medo da rejeição ele não vai deixar sua única chance passar. 




Alice e Daniel não se conhecem, mas o destino fez suas vidas se cruzarem. Dois personagens com tanta coisa em comum, solitários e assolados pela culpa que vão encontrar o amor através da verdade.

O livro é narrado em primeira pessoa e alterna entre os pontos de vista de Alice e Daniel. Cada capítulo inicia com um alista de dez coisas que os personagens fazem sobre alguma coisa. A escrita é clara e bem emotiva, o livro puxa bem para o lado emocional dos personagens e pelas angústias que eles sentem. Uma coisa que achei bem legal foi a ambientação da autora com Londres, me senti totalmente familiarizada com a cidade mesmo sem conhece-la.

Todo o desenrolar da história acontece quando Alice começa a receber alguns presentinhos no muro de sua casa, alguns até eram apenas um punhado de lixo, mas eles a deixavam intrigada e a atraiam emocionalmente.


Confesso que nas primeiras páginas não me senti muito animada com a história, de início não consegui me identificar com os personagens, mas no decorrer das páginas fui me sentindo mais envolvida com a história. Todo o enredo emocional deixou o enredo um tanto “parado”, mas o livro fala de assuntos muito reflexivos que tornam a história mais atrativa.

O desfecho é um tanto previsível, mas acompanha todo o lado emotivo que o enredo tem. Enfim, para quem gosta de um livro reflexivo, cheio de incertezas, angústias, amores, culpas e perdão, “Dez coisas que aprendi sobre o amor” é o livro perfeito.


Sarah Fernandes
Capricorniana, futura Arquiteta, amante dos livros, louca por um bom filme e uma bela xícara de café.

15 comentários:

  1. Eu achei esse livro tão lindinho *_*
    Uma excelente forma de refletir sobre o assunto

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Tenho muita curiosidade em ler esse livro, parece ser uma linda estória, pelo o que você disse. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sarah.
    Infelizmente esse livro foi uma decepção pra mim. Eu achei a história bem fraca, a protagonista intragável e fiquei de saco cheio de todos os capítulos terem aquelas dez coisas. Mas tem gente que gostou hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Olá, não conhecia o livro achei bem instigante.

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sarah.
    Eu já tinha vista o livro, mas não sabia muita coisa sobre. Apesar disso, gostei da história, ainda mais pelo fato dos personagens partilharem uma situação comum.
    Acho que seria um bom livro para mim, visto que gosto de obras com um tom reflexivo.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sarah!
    Infelizmente esse livro não me chamou atenção :(
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bom?
    Esse foi um livro que não me atraiu em nada.. rs
    Beijos, ótima semana!
    http://dreamsam.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Sarah, eu não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa pra ler.
    As vezes a história não nos prende de primeira, mas nada que um pouco de insistência não concerte né.
    Beijos
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  9. Oie Sarah =)

    Eis um livro que nunca me chamou a atenção e depois que li algumas resenhas bem negativas desanimei de vez de tentar ler ele. Mas fico feliz que apesar dos pequenos detalhes você consegui curtir a leitura.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  10. Oi Sarah, tudo bem?

    Não sabia muito o que esperar do livro, mas agora eu sei r O enredo não me chamou muita atenção, mas caso eu leia vou alinhar minhas expectativas rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha Sarah! Já li Dez Cosias que Eu Aprendi Sobre o Amor e não curti tanto quanto eu gostaria. Achei algumas passagens do livro um pouco sem sentido e o final bastante inconclusivo. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sarah!
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, não sou muito fã de narrativas lentas, mas o gênero do livro é bom, gosto de tema reflexivos. Mas não sei se me arriscaria a ler.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie
    Sou curiosa para ler este livro, tem um enredo muito bom e pelos teus comentários o livro parece ser bem reflexivo. Gostei.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oii,
    O livro parece ser bem interessante, mas a premissa dele nunca me chamou tanta atenção. Eu leria, mas não nesse momento.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sarah! Tudo bem? Comecei a ler esse livro, mas desisti de prosseguir com a leitura rs Me desanimei um pouco com os rumos da história e achei melhor parar de ler.

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo