Resenha: Encontre-me - Romily Bernard

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017
Encontre-meUm clima de suspense crescente, narrado sob o ponto de vista de uma heroína com a cara do século 21: a descolada adolescente Wick Tate. Órfã de mãe, e filha de um violento criminoso, a garota só confia em seu aguçado instinto de sobrevivência quando se trata de cuidar de si mesma e da irmãzinha, Lilly. Não confia em ninguém – nem mesmo nos pais adotivos com quem ela e Lilly temporariamente vivem num confortável lar de classe média alta próximo à cidade de Atlanta. Por isso mesmo, tenta se garantir mantendo uma secreta e rentável "atividade extracurricular". Faz investigações on-line sob encomenda para mulheres que suspeitam da fidelidade dos parceiros. Wick é uma hacker de mão cheia.

O peculiar estilo de vida de Wick sofre uma reviravolta quando Tessa Waye, uma antiga amiga de escola, é encontrada morta e o diário dela acaba nas mãos de Wick. Em meio às páginas, uma enigmática mensagem: "Encontre-me". Aos poucos, Wick involuntariamente é enredada numa rede de mistério que se transforma num desafio pessoal, quando se descobre que Tessa foi assassinada – e que Lilly pode ser a próxima vítima. Para chegar à identidade do assassino, Wick terá de contar com todo seu talento em programação de computadores, além da ajuda constante do vizinho, com quem tem uma certa tensão sexual, Griff.

Com um enredo que mantém o leitor agarrado ao livro da primeira à última página, Encontre-me é o livro de estreia de Romily Bernard e o primeiro da trilogia homônima, "Encontre-Me". 
  Autor: Romily Bernard    Páginas: 304     Editora: GloboAlt

Encontre-me é a primeira parte de uma série de suspense juvenil escrita pela norte-americana Romily Bernard.
Desde que a Globo Alt publicou esse livro, tinha muita curiosidade em ler, mas nunca surgia tempo ou mesmo a oportunidade. 
A idéia de uma protagonista adolescente hacker me chamava a atenção, já que na maioria dos suspenses juvenis temos garotas comuns, que por alguma razão se vêem perseguidas ou envolvidas em algo nebuloso. Aqui, Wick, nossa protagonista, não é nenhuma boa menina. Na verdade, Wick tem um bom coração, nutre um amor incondicional por sua irmã menor, Lilly, e inclusive, nutre uma paixão bem fofa, e felizmente correspondida por Griff, um colega no laboratório de informática que sempre parece bem disposto a ajudar no que necessitar. Wick até poderia ser uma adolescente comum, vivendo feliz em um bairro privilegiado e vestindo roupas da moda, porém, ela possuí todo um passado e esse passado a impede de ser normal.
Wick e Lilly vivem agora com o casal Bren e Todd, em uma espécie de adoção provisória já que a mãe das meninas se suicidou há 4 anos e o pai das garotas é um foragido da justiça, um traficante violento e sem escrúpulos. Por causa do pai, Wick nunca conseguiu se desvencilhar completamente de viver uma vida de segredos e, na ânsia de ajuntar dinheiro para um dia poder fugir com Lilly, Wick se dedica a trabalhar secretamente como hacker. Contratada por mulheres desesperadas em descobrir os segredos de seus parceiros, Wick passa os dias e noites em segredo destapando segredos e fraquezas de homens que nunca conheceu para revelar à suas noivas, esposas e namoradas, por uma quantia considerável de dinheiro. 

Quando Tessa Wayre, a ex melhor amiga de Wick se suicida, sem deixar pistas sobre suas motivações, Wick fica chocada. É certo que ela e Tessa já haviam se afastado há um bom tempo, seguindo rumos diferentes. Porém, impossível não se sentir triste com a perda da ex amiga, principalmente devido ao fato de que a morte de Tessa recorda, e muito, a morte da própria mãe de Wick.
As coisas ficam estranhas quando o diário de Tessa aparece na porta da casa de Wick, e nele há uma mensagem: Encontre-me.

Wick não consegue entender como alguém descobriu o seu segredo de hacker e o que a inquieta mais é saber que esse mesmo alguém que conhece seu segredo, também possuí o diário de Tessa e conhece seus segredos e talvez, as motivações que levaram a jovem garota à tirar a própria vida.
Quando Wick descobre que a pessoa que motivou Tessa a se suicidar é a mesma que pode estar atrás de sua irmã menor, Lilly, ela sabe que deve agir, e rápido.
O grande problema é que pelo que parece, esse psicopata pode ser mais esperto do que parece, e talvez nem mesmo a astúcia de Wick e seus extensos conhecimentos de hacker serão capazes de virar o jogo.

Resultado de imagen para romily bernard find me

A premissa de Encontre-me é ótima. Como contei antes, a idéia de uma mocinha que foge dos padrões da boa garota inocente me encanta, amo protagonistas que saibam reagir, que se defendam sozinhas sem precisar gritar "Socorro!" à cada 2 páginas e geralmente, um personagem como Wick, sempre é sarcástico, irreverente e cheio de personalidade. 
No geral, posso dizer que gostei da história. 

Wick é uma personagem fácil de se gostar, sem frescuras por assim dizer. Ela não tem ataques de histeria e nem é egocêntrica demais. Certo que a narração em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Wick, ajuda e muito para que simpatizemos com a protagonista, mas creio que ainda que não conhecêssemos os pensamentos de Wick, certamente no final seria sempre um personagem que agradaria ao leitor, embora devo ressaltar que Wick é ótima, mas não um personagem inesquecível.

Além de Wick conheceremos um rol grande personagens. 
Temos o simpático casal Bren e Toddy, que são a típica família modelo americano. Ele é um orientador, disposto a ajudar à vizinhança, engajado na comunidade e aspirante à pai e marido exemplar. Bren é a típica executiva bem sucedida, enérgica porém comum lado meigo e manso que nos permite gostar de imediato do personagem. 
Lilly é um doce de menina, que apesar de ter crescido em um ambiente hostil por conta do pai, ainda assim possuí uma inocência e uma bondade que parecem ser inabaláveis.
E o que dizer de Griff, o amor correspondido de Wick. Ele é mais do que uma simples paquera, pois é aquele guri sempre ali, disposto a ajudar, a fazer o que for não importa a hora, a razão ou o lugar. Em resumo, Griff é o típico guri que todas nós esperávamos conhecer durante a adolescência.

Mas, nem tudo são flores na vida de Wick. 
O pai parece estar sempre à espreita, através de seu braço direito, Joe. E como se fosse pouco, Wick ainda deve lidar com o pior policial que poderia existir, Carson, alguém que parece disposto à tornar sua vida bem difícil.

A trama é bem levada, porém o início me deixou confusa, já que a história começa com as coisas acontecendo. Não há uma introdução, na verdade, conheceremos Wick e seu passado ao longo da leitura, conforme a garota nos vai revelando algumas lembranças importantes e conforme certos personagens aparecem. 

A narrativa no começo também me cansava um pouco. É que é a narração é bem juvenil, com palavras e atitudes bastante típicas de adolescentes e, às vezes, achava Wick e sua maneira sempre irônica de agir um pouco irritante, mas pra dizer a verdade, acho que todos nós fomos assim em certo momento da vida e, levando-se em conta o passado de Wick, acho que é justo até que a garota adote uma postura meio que defensiva e descrente.

Apesar da história ser legal e prender bem, notei algumas pequenas falhas. 
Alguns momentos foram bem previsíveis. Inclusive, a identidade do grande vilão não me surpreendeu de jeito nenhum. Desde o começo essa pessoa já era meu principal suspeito então, quando veio a grande revelação, confesso que não senti aquela surpresa e inquietação que um bom thriller naturalmente desperta.
Além disso, algumas situações me pareceram precipitadas. Outras situações me pareceram confusas... Ás vezes parecia que a autora explicava algo muito rápido e me custava entender bem o que havia ocorrido mesmo (ou será que eu sou lerda mesmo??)...
Por outro lado, houve um determinado momento em que a trama principal parece perder destaque e importância, e a proposta inicial só retoma fôlego nos capítulos finais do livro.
Achei em parte uma jogada interessante já que não concentra toda a história em um fato só, mas por outro lado, senti que ficamos sabendo muito pouco realmente sobre Tessa e muitos detalhes que, à meu ver, eram importantes e terminaram por ser ignorados, ou descartados, pela autora.

Ainda assim, ficou a vontade de ler a segunda parte. 
O livro finaliza bem, já trazendo a proposta da segunda parte, com toda uma reviravolta nova na vida de Wick. Fiquei curiosa para conhecer os fatos futuros que irão ocorrer e, espero, que neste novo suspense, eu consiga encontrar mais dificuldades em dar com a identidade do culpado.

Em resumo, Encontre-me é uma boa opção de livro para quando buscamos algo interessante sem ser complicado demais. Se trata de um suspense juvenil, com uma protagonista cheia de personalidade e uma trama que prende, sem ser surpreendente, mas que ainda assim, consegue entreter e garantir bons momentos, deixando em muitos uma pontinha de curiosidade para conhecer o que será de Wick, Lilly e os outros, nas próximas continuações.

  

Alice Duarte
25 invernos, Mãe de dois, Casada, Leitora compulsiva, Drama queen, Fashion victim, Coffee addict, Intento de blogueira. Autora do blog Um Blog Litteraire.

26 comentários:

  1. Gostei de ver que a personagem tem uma personalidade forte, algo difícil de se encontrar nos dias de hoje. Além do mais, acho que essa narrativa ajuda e muito que nos conectemos mais com a mesma. Só achei uma pena essas pequenas "falhas" que você pontuou, se não fosse isso, acho que o livro seria superrrrrrr bom. Mais enfim, acho que mesmo com os problemas o livro deve ser muito bom.

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem?

    É a segunda resenha sua que leio, e menina, nós temos gostos parecidos kkkkk Adorei a resenha e é um tipo de livro que eu leria em um piscar de olhos! Além do gênero, adoro protagonistas fortes e independentes. Apesar deles parecerem jovens a julgar pelas situações e diálogos, eu gosto de entrar nesse universo. Me lembrei do último livro que li da editora: Jogos Macabros. É um terrorzinho/drama voltado para o público infanto juvenil. Beijinhos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Alice, tudo bem?

    Apesar das falhas a premissa parece mesmo interessante! E gosto também de protagonistas fortes! Adorei a dica!

    Bs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi Alice!
    A premissa do livro é muito interessante, mas que pena que tem tantas falhas e a protagonista também não é das melhores. Aí fica difícil gostar.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Alice, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, e confesso nem a autora. Achei a premissa interessante. Mas é uma pena que a autora não tenha sabido trabalhar bem alguns detalhes. Mesmo assim vou aguardar a sua resenha do próximo livro pra me decidir.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi! Livros assim não podem ser previsíveis, porque acaba perdendo a graça rsrs mas teve partes que você demorou a entender, então a autora mesclou bem. Parabéns pela resenha, Bjos ♥️

    Click Literário 

    ResponderExcluir
  7. Olá, Alice! Tudo bem?

    Já tive a oportunidade de ler metade deste livro, pois era emprestado e minha colega teve que pegá-lo para devolver a seu colega, que de fato era o dono (rsrs) Enfim, concordo com você em relação a protagonista, mas sobre as demais afirmações não posso, afinal, não cheguei nem a ler 90 páginas. Mas o pouco que li me prendeu e me pareceu uma leitura que só tinha a se intensificar mais e mais com o passar das páginas.

    Feliz ano novo! https://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. OI, ALice! Tudo bem?
    Achei interessante a premissa do livro, embora não tenha gostado nada dessa capa. Personagens que fogem dessa mesmice de que mulher é sempre aquela desprotegida, que não sabe se defender ganha toda minha atenção. Talvez a história tenha sido um pouco mais fraca do que você gostaria por ser a primeira de uma série né... Geralmente costumam ser um pouco chatinhas.Vamos ver os próximos.

    Bjux.
    Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Alice!
    Gostei muito da premissa e também curti logo de cara a protagonista. As mocinhas indefesas uma hora cansam a gente, né?! Pena que o enredo se perdeu aqui e ali e o que era pra ser uma grande surpresa não foi tanto. Ainda assim fiquei curiosa pela leitura.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  10. Oi, Alice!
    Eu já tinha visto esse livro no goodreads e nem sabia que ele já estava rolando por aqui.
    Apesar dos seus comentários negativos, tenho vontade de ler.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de três anos de Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Oi, Alice! Tudo bem? Eu gosto de suspenses surpreendentes, mas quando eles são bem escritos, me envolvo e até deixo esse detalhe de lado. Acho que isso aconteceria comigo se eu lesse esse livro. Adorei a resenha! :)

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Alice, sua linda, tudo bem?
    Eu sabia!!!! Quando você disse quem era o pai dela, tive certeza de que mais cedo ou mais tarde ele iria aparecer na vida dela para lhe atrapalhar. Nem sei o que faria, já pensou, na sua porta a mensagem encontre-me? Eu já estava falando comigo mesma para ela não se envolver quando você joga a bomba que que a irmã dela corre perigo. Aí não tem escapatória. Pena que a autora falhou em algumas partes. Mas no todo parece ser uma boa leitura. Sua resenha ficou ótima!!!

    Te indiquei para um prêmio:
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/2017/01/o-cantinho-foi-indicado-premio-dardos.html

    beijinhos.
    cila.

    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, Alice.
    Tramas mais juvenis não me agradam tanto. Contudo, como a protagonista parece ser bem diferente daquele padrão de vítima indefesa, isso chamou a minha atenção.
    Vou dar uma chance para a obra.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores, dividindo 4 livros.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Alice.
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro. Achei o enredo bem interessante e leria ele sim, mesmo com esses pontos negativos que você citou. O que eu fico um pouco com um pé atras é não ser livro único.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  15. adoro mistério, essa pegada de investigação, com certeza vou gostar de ler ele. O enredo e resenha parece fascinante. adorei. Seguindo seu blog, maravilhoso, suas indicações são ótimas beijos

    Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  16. Oie
    O enredo parece ser muito bom, fiquei curiosa, mas não sei se o leria agora. Adorei sua resenha.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Alice,
    Uma premissa boa com algumas falhas de execução né?
    Não sei... Não leria por agora, mas é interessante.
    Ah, e foi uma novidade, não conhecia a obra.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Alice.

    Gostei da premissa, mas gostei ainda mais de sua resenha, cobrindo todos os espaços com suas críticas perspicazes. Parabéns!
    Apesar de ser um livro de suspense, confesso que não é um livro que eu pretendo ir atrás.

    Beijos.
    Alana Marques
    colecionadoresdelivross.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Alice,
    Já tinha visto o livro, mas nunca parado para ver do que se tratava. A premisse em si é interessante, pena que teve coisas que foram previsíveis.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  20. Oieee, apesar de não ser meu foco, a pouco tempo descobrir livros neste genero e percebi que são bem legais, e apesar de ter falhas esse despertou minha curiosidade!
    Bjs Jany

    wwww.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  21. OOOOOOOOOOOI

    olha... só pela história de vida da personagem principal já fiquei a fim de ler, sério. A capa é linda também, o que acaba dando mais ainda curiosidade de realizar a leitura.
    Essa mistura de juvenil mais suspense e drama me pega de jeito sempre, viu HAHAHA kero

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  22. Oi, Alice!
    Adorei sua resenha, está muito bem feita e detalhada, mas sem revelar demais da história. Não conhecia o livro, mas gostei da premissa da personagem hacker. Espero que você goste dos próximos livros e depois nos conte tudo aqui no blog! Beijinhos, Beatriz.

    O Diário de uma Escritora Iniciante

    ResponderExcluir
  23. Oie minha flor! Achei o enredo desse livro muito interessante. Também iria adorar ler uma trama sobre uma menina Hacker, me interessa demais, parece ser pura adrenalina. O que voce me contou sobre a protagonista só aumentou minhas expectativas porque acho que iria amar essa personagem. Bom, infelizmente esses pontos negativos também pesam na balança. Mas enfim, acho que leria sim.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem?
    Acho que vou gostar de ler esse livro, pelo o que você disse o início é cansativo por ser meio infanto-juvenil, mas eu até que gosto de livros juvenis então vou me arriscar nesse. Gostei da resenha e quero desvendar os mistérios de Wick sem falar que nesse livro não temos aquele protagonista bonzinho, donzela em perigo sabe? O fato de ser Hacker me chamou muita atenção também.

    beijinhos ♥

    https://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi, Alice!
    Eu sou apaixonada por esses thrillers da vida, por isso me interessei pelo livro.
    Ainda não conhecia e mesmo com seus pontos negativos, acho válido dar uma chance para a trama!
    Beijos

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  26. Oi Alice,

    Lembro que quando esse livro foi lançado todo mundo amou muito. Todo site que você entrava as pessoas estavam lendo e resenhando. Confesso que não me chamou muito a atenção, mas porque não costumo ler suspense. O segundo livro o povo já detonou. kkk

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo