Resenha: Jovens de Elite - Marie Lu

terça-feira, 10 de janeiro de 2017
Jovens de EliteBestseller do The New York Times com excelente repercussão entre público e crítica, Jovens de Elite é o primeiro de uma série de fantasia ambientada na era medieval e protagonizada por jovens que desenvolvem estranhas cicatrizes e poderes especiais ao sobreviverem a uma febre que dizimou boa parte da humanidade. Entre eles está Adelina, que, após se rebelar contra o destino imposto a ela por seu pai, encontra um novo lar na sociedade secreta Jovens de Elite, vista por alguns como um grupo de heróis, por outros como seres com poderes demoníacos. Heroína ou vilã? Num mundo perigoso no qual magia e política se chocam, Adelina descobre o lado sombrio de seu coração. Da mesma autora da aclamada trilogia Legend, Marie Lu, Jovens de Elite é o início de uma saga arrebatadora. Perfeita para fãs de histórias de fantasia medieval como Game of Thrones, com vilões dignos de Star Wars e X-Men. 


Autor: Marie Lu    Páginas: 304     Editora: Rocco

Adelina Amouteru poderia ter tudo para ser uma menina normal. Ela tinha uma mãe amorosa, um pai presente, uma irmã carinhosa. Adelina tinha um futuro promissor. Mas quando a Febre do Sangue chegou em Kenettra, muitos sucumbiram, e entre eles estava Adelina. 
A carinhosa mãe nao conseguiu resistir à devastadora enfermidade, e acabou falecendo...
Adelina conseguiu se salvar, mas ficou marcada. A perda de um olho se tornou a marca inegável que carregaria para toda a vida e que denunciaria ao mundo sua nova condição: Malfetto.

Os Malfettos são os jovens que conseguiram resistir a Febre do Sangue, aós haverem sido infectados com a doença. Todos são conhecidos por possuírem marcas, que os distinguem das outras pessoas. Cada Malfetto possui uma marca específica, que pode ser sutil como uma mudança brusca na cor natural dos olhos, até marcas mais profundas como manchas roxas cobrindo parte da face ou, como no caso de Adelina, a perda de um membro ou órgão. 
Os Malfettos são perseguidos, discriminados e mantidos à margem da sociedade. As supersticiosas pessoas de Kenettra sempre precisaram de alguém ou algo para culpar por suas desgraças ou períodos sombrios e, quando algo dá terrivelmente mal, se tornou um hábito culpar aos Malfettos, acusando-os de trazerem a maldição dos deuses para toda a nação.

Entre os Malfettos, há um grupo de jovens que desenvolveu misteriosas habilidades sobrenaturais, consideradas pela Inquisição do Eixo (a força do rei responsável por caçar e punir Malfettos) como mais do que uma ameaça. Esses são os Jovens de Elite, garotos e garotas que se ocultam por trás de suas máscaras e, com seus poderes conseguem trazer caos e muita instabilidade para a monarquia. 
O objetivo dos Jovens de Elite é apenas um: 
Tomar o trono de Kenettra, custe o que custar.

Quando Adelina decide escapar de casa, para evitar ser vendida à um misterioso homem, seu pai logo se dá conta de seu desaparecimento e começa a caçá-la. Num momento crucial, Adelina descobre que não é apenas uma simples Malfetto. Ela passou a ser capaz de invocar um poder, algo novo e devastador, que rapidamente é rastreado pelos Jovens de Elite.
Resgatada e levada ao covil dos Jovens de Elite, Adelina recebe a oportunidade que mais buscava: a chance de ser parte de algo, pela primeira vez.
Só há um porém: a escuridão e a ambição ferventes dentro de Adelina podem se converter em seu próprio veneno e, o poder misterioso da jovem pode colocar à perder não apenas a liberdade de Adelina, mas também a segurança dos planos dos próprios Jovens de Elite.

    "Alguns nos odeiam, pensam que somos fora da lei a serem pendurados na forca.
      Alguns nos temem, pensam que somos demonios a serem queimados na fogueira.
      Alguns nos adoram, pensam que somos filhos dos deuses.
      Mas TODOS nos conhecem".

Essa é a minha segunda experiencia com uma série da autora Marie Lu. Já tive a oportunidade de ler a trilogia Legend, uma distopia extremamente bem escrita, coerente e envolvente, com personagens fortes e cativantes.
Se em Legend, Marie Lu já havia me deixado alucinada com sua originalidade, em Jovens de Elite a autora certamente mais do que se supera.

Marie Lu criou um mundo medieval e assustador, com vilões que parecem mais próximos da realidade do que se poderia supor. A sede pelo poder, o desejo de vingança, o jogo de interesses, tudo isso é realçado em ambos os lados desse jogo de vida e morte pelas ruas de Kenettra.
Os personagens trazidos pela autora sao carregados de mistério, e parecem ser capazes de surpreender a cada capitulo, pois aqui todos parecem possuir um motivo plausível para trair.

A protagonista Adelina é, certamente, uma das protagonistas mais diferentes que ja li.
Adelina possuí um dom assustador, quase mórbido, e o que é ainda mais inquietante é saber que a protagonista se alimenta do medo e da raiva para que seu dom se manifeste. 
Sim caro leitor, a heroína de Marie Lu possuí um lado muito obscuro, e o medo (dela ou alheio) servem de combustível para que ela se torne forte.
Durante toda a leitura, Marie Lu inova e arrisca, principalmente ao mostrar-nos o lado mais frágil e também o lado mais perverso de Adelina.
A protagonista desperta uma mescla de sentimentos no leitor, pois Adelina é forte, destemida e decidida, possuí qualidades que admiramos em nossos mocinhos mas... ela tem um lado egoísta, sádico e até mesmo violento, e por muitos momentos, fica difícil aceitar as escolhas da protagonista.


Como se fosse pouco, os próprios Jovens de Elite são mais complexos do que se poderia esperar em um primeiro momento. A autora nos apresenta jovens com histórias sólidas e motivações inspiradoras, mas, por trás de tanto heroísmo, há segredos, conspirações e um jogo de poder e manipulação aonde apenas os mais fortes realmente sobrevivem.

Há um vilão, e ele é realmente muito mal. Porém, o grande trunfo da autora foi não apenas o de trazer-nos um personagem convincente e perverso, mas alguém realmente assustador, com traços de uma personalidade de psicopata, alguém que realmente consegue se manter em nosso subconsciente mesmo horas após ter terminado a leitura.

A narração da autora é viciante, nao há outra palavra para descrever como a história é conduzida e contada.
Narrada em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Adelina, o leitor consegue sentir e entender as dores e traumas da protagonista porém, em nenhum momento, suas atitudes se tornam óbvias ou previsíveis.

Por certo, Jovens de Elite é um livro totalmente imprevisível, com reviravoltas que arrepiam o leitor e mudam completamente o rumo da história. Há de tudo nas páginas dessa brilhante história: muita ação, suspense, conspirações mirabolantes, um romance para nada enjoativo e, como não poderia deixar de ser, muita magia em um cenário original e apaixonante.
Super recomendado!!!



Alice Duarte
25 invernos, Mãe de dois, Casada, Leitora compulsiva, Drama queen, Fashion victim, Coffee addict, Intento de blogueira. Autora do blog Um Blog Litteraire.

18 comentários:

  1. Oi, Alice! Tudo bem? Eu acho a premissa desse livro muito legal. Não é uma leitura que eu esteja muito ansioso para ler, mas tenho vontade de lê-lo sim. Adorei a resenha! :)

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Alice, tudo bem?
    Nossa que resenha eletrizante! Mesmo eu que não costumo gostar de distopias, fiquei muito curiosa sobre esses jovens. Valeu a dica!
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Faz tempo que não leio nada do tipo, na verdade nunca leio nada desta editora, preciso acabar logo com isso. Adorei o enredo, dica anotado.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tem um tempo que quero ler esse livro, mas sempre fico adiando. rsrs.
    Mas sua resenha acabou me despertando o interesse para finalmente ler mais uma vez. rsrs.

    Beijinhos.
    https://literatusocuto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Alice, tudo bem?
    Esse é um livro que já está na minha lista de leituras. Li Legend da autora e adorei, imagino que vou amar esse também.
    Adorei a resenha, me deixou ainda mais ansiosa para ler ♥
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  6. Oie Alice =)

    Essa série vem me deixando a cada resenha que leio mais curiosa para conhecer a história. Adoro distopias, porém depois de um tempo senti que elas começaram a fica o mais do mesmo. Porém, pelo visto essa tem algo diferente e é isso que vem chamando a minha atenção.

    Espero começar a leitura em breve!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  7. Oi Alice, tudo bem?

    Estou super curiosa com esse livro, Adelina certamente chama a tenção, achei a ideia de ter uma protagonista assim genial!! Espero poder conferir em breve!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi Alice,

    Tô louca pra ler esse livro, mas vou esperar a editora lançar o terceiro e o box. Geralmente a Rocco faz isso e antes, quero terminar uma outra série da autora que amo, Legend. A trama desse livro é bem interessante e tô achando que vou amar. :)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Alice,
    Mudou de blog? haha
    Sou doida para conhecer os livros da autora, sempre leio opiniões bem positivas sobre eles e Jovens Elites, também me deixa super curiosa, apesar de não ler muitos livros do estilo. Amei sua dica.

    tenha uma ótima quinta :D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. Oie,
    Eu quase comprei esse livro ontem, estava em promoção em um evento no shopping da minha cidade, mas pela sinopse não fiquei muito interessada e acabei não comprando. Mas depois de ler essa resenha, fiquei com muita vontade, vou voltar lá hoje e ver se ainda tem exemplares...
    Gostei muito da resenha!!

    Beijos,
    Juh
    Um minuto, um livro

    ResponderExcluir
  12. Oi querida,
    adorei a resenha. Fico muito feliz que você tenha gostado do livro, é sempre ótimo embarcar em uma leitura fofa que termina deixando um sorriso no rosto da gente.
    Você acabou de me convencer a ler esse livro! Já havia visto algumas resenhas sobre ele, mas sempre protelei a leitura.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  13. Oi Alice, sua linda, tudo bem?
    OMG!!! Estou louca para ler essa série. Eu a conheci em um evento da editora e fiquei super animada. Como assim o pai dela iria vendê-la? Nossa!! E Nossa novamente pela construção de personagens que saem do comum, adoro histórias com vilões, geralmente são so enredo mais fortes e que mais mexem comigo. Eu pensei que os jovens de elite fossem perigosos, mas ela é uma bomba ambulante. Não vejo a hora de ler. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Alice! Já tinha ouvido falar dessa série, mas nunca soube sobre o que realmente se tratava. Achei incrível a temática do livro e agora estou muito curiosa para lê-lo! Parabéns pela ótima resenha :D Beijinhos, Beatriz.

    O Diário de uma Escritora Iniciante

    ResponderExcluir
  15. Oi Alice!
    Ainda não li nada da autora, mas tenho vontade de ler Legend. Esse livro também parece ser ótimo!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir

  16. hEY aLICEEE
    Eu amo a marie luuuuu
    e olha que só li um livro dela - pretendo mudar isso SIM hehe
    e se ela ta melhor ainda do que em Legend MEU DEUS ONDE ESSA MULHER VAI PARAR??
    E ROMANCE NA MEDIDA CERTA
    TA INDO PRA WISH LIST JA!!
    Uma delicinha mesmo, le rapidinho, viu? HEHEH
    acho que poderia curtir sim!!

    2017 chega pra deixar nois pobre de vez KKKKK
    Simmm
    super quero ler Tessa Dare tambem *-*
    peas capas ja vale a pena né? rsrs
    Essa da Lesley nao conhecia nao HEHEHE
    Sim, mas Codinome Lady V eu super leria pela sinopse HEHEHE tem um que

    de bridgertons um pouco nao sei rsrs
    obaa
    feliz ano novo!!!

    Beijocas
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Alice,
    Eu AMEI Legend, como assim supera?
    MEU DEUS! Eu necessito desse livro AGORA!
    Ai ai ai... Sério mesmo! Já subiu para o topo da lista.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu consegui adquirir Legend há pouco tempo, mas ainda nem li. Só vejo elogios à escrita da autora msm. Mas esse Jovens de Elite parece ter uma trama ainda mais complexa... Adoro vilões bem construídos *-*
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo