Resenha: Fangirl - Rainbow Rowell

sexta-feira, 10 de março de 2017
22911409Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath ser fã é a sua vida - e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série, está sempre antenada aos fóruns, escreve uma fanfic de sucesso, e até se veste igual aos personagens na estréia de cada filme. Diferente de sua irmã gêmea Wren que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath não consegue simplesmente se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real. Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como sua companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora da sua zona de conforto. Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências. Será que Cath está pronta para começar a viver a sua própria vida? Escrever as suas próprias histórias? 

❤ Autor: Rainbow Rowell    ❤ Páginas: 421     Editora: Novo Século 

Se eu sou muito sincera, Fangirl será um livro que lembrarei por muito tempo. Fazia tempo que eu não tinha uma decepção tão grande com um livro que, embora eu não mantivesse demasiadas expectativas, esperava que fosse, no mínimo, divertido ou doce, enfim, tivesse aquele "algo" que justificasse tanta hype. Porém, apenas posso concluir de primeira que Fangirl certamente não foi para mim.

Geralmente eu faço um pequeno resumo da história, para que aquele que lê essa resenha possa também entender de que vai o livro. Fangirl porém me resultou um livro tão insosso que realmente não sei exatamente o que contar. Enfim, começarei diferente dessa vez, apresentando um à um seus personagens e assim, enquanto falo sobre cada um explicarei melhor a premissa básica dessa história que, apesar de sua boa pinta inicial, me decepcionou imensamente. 

Cath é uma novata, recém chegada na faculdade. Centrada em seus estudos e bastante desconfiada, Cath possui poucos amigos, à dizer a verdade, Cath é uma menina de nenhum amigo, dividindo a sua vida basicamente entre em sua irmã gêmea Wren, seu namorado pouco carismático Abel e sua verdadeira paixão, a fanfic Carry On que escreve sobre o personagem Simon Snow, um jovem mago que enfrenta perigos e descobre o amor em um mundo cheio de magia (sim, sei que soou bastante à Harry Potter e se sou sincera, por toda a leitura eu não conseguia parar de imaginar Simon como Harry Potter realmente).
Logo em seus primeiros dias na universidade, Wren começa a se afastar completamente de Cath. É que Wren deseja experimentar uma nova vida, com todos os prazeres e diversões que o status de universitária agora oferece e Cath, sempre tão pacata e centrada, é rapidamente excluída de seus planos.


Se sentindo sozinha e traída, Cath se imerge ainda mais em uma bolha imaginária criada por ela mesma, centrando toda a sua vida na fanfic de Simon Snow. Conforme sua amizade com a sua colega de quarto Reagan começa a crescer e a companhia constante de Levi, um garoto extremamente doce e confiante que está sempre ao redor, passa a se tornar parte da vida de Cath, pouco a pouco ela deverá derrubar as barreiras que tão fortemente havia colocado ao redor de si mesma em uma tentativa de isolar-se do mundo. Cathy deverá aprender a errar e aceitar seus erros, deverá ter coragem para criar suas próprias histórias e mais do que isso, deverá assumir que já é tempo de deixar de lado as varinhas imaginárias de Simon Snow e tomar o controle de sua propria vida.

Ache a premissa de Fangirl leve, divertida e até mesmo em certo ponto tocante. Quem nunca teve vontade de isolar-se desse mundo louco ainda que por pelo menos por uns 10 minutos?
O meu grande problema com essa novela foi basicamente a falta de carisma com a protagonista Cathy. 
Cathy não é um personagem fácil. Ela é teimosa, às vezes age de maneira contraditória, e mais do que isso, se recusa a evoluir. Durante 90% da leitura eu senti como se a história não avançasse para nenhum ponto e houveram momentos em que me sentia mais desanimada do que uma ostra.
Fangirl não é uma novela cheia de giros, surpresas ou momentos carregados de emoção. Na verdade é uma trama bastante linear, previsível. Desde o principio somos capazes de concluir oque acontecerá com Wren, Levi e Cathy, até mesmo o ficticio Simon Snow se torna previsível em muitos momentos e tudo isso deixava a leitura pesada. 

Achei o final bastante fraco, flojo e incompleto, sem sentimento e houveram fatos e acontecimentos que, ao meu ver, simplesmente nao se encaixavam. 
Muitas páginas sobravam. A verdad é que se Fangirl houvesse sido escrita em um menor número de páginas, talvez, o livro resultasse mais interessante e de uma narrativa mais ágil. Porém, ao optar por uma história larga que se intercala entre o mundo real de Cathy e o ficticio mundo de Simon Snow, a autora acabou deixando a história se tornar cansativa e desinteressante. 

Em resumo, Fangirl é um livro que poderia ter sido muito diferente do que foi, porém, ao apresentar-nos uma protagonista sem carisma e uma trama demasiado simplória, acaba se perdendo em uma história de demasiadas páginas. Com uma prosa que não conseguiu me atrapar, personagens que insistem em viver em suas bolhas pessoais sem jamais reconhecer seus erros e momentos que, ao meu ver, sobraram... posso sem nenhuma dúvida classificar essa novela como uma das minhas primeiras grandes decepções de 2017.



Alice Duarte
25 invernos, Mãe de dois, Casada, Leitora compulsiva, Drama queen, Fashion victim, Coffee addict, Intento de blogueira. Autora do blog Um Blog Litteraire.

8 comentários:

  1. Oi, Alice!
    Que pena que o livro não funcionou pra você. Me doeu aqui sua resenha, mas logo vai passar...
    Eu me identifiquei muito com a Cath e, ao mesmo tempo, tive muita birra com ela justamente por sermos um tanto parecida. Mas eu gostei muito da história, ele é um dos meus favoritos e foi o que me fez virar fã da Rainbow.
    Mas é aquela... nem todo livro agrada a todos.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Resenha Premiada Paixão e Crime
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
  2. Oi Alice!
    Ainda não li nada da autora, mas todo mundo fala tão bem que fica aquela vontade. Porém, quando a gente não gosta da protagonista, não tem como gostar da história mesmo.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi Alice,
    Essa é a segunda resenha que leio hoje do livro.
    Uma me empolgou e essa me trouxe mais para a realidade. Quero ler, mas acho que devo estar com os pés no chão. Uma protagonista assim, pode ser um problema.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi! Eu to curiosa pra ler, mesmo vc nao ter gostado tanto.
    Ai amiga, eu achei o seu layout novo muito fofo. Me ensina a personalizar a minha sidebar!?
    Entre em contato comigo pelo face: http://facebook.com/carolina.muriano

    Beijos
    http://carolsthing.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Carol

      Vc fala do layout desse blog ou do meu blog? Porque nesse eu apenas colaboro com as resenhas e quando eu entrei já tinha esse layout, não fui eu que fiz. Se quiser me deixa seu email que te envio um tutorial pra vc personalizar a sidebar.

      Bjos

      Excluir
    2. Eu gostei muito do layout desse blog. O meu e-mail é esse: carolinamuriano@gmail.com

      Excluir
  5. Oi
    primeira resenha que leio desse livro que não tem nota 5 ou 4,
    pena que a história deixou a desejar, pois parece ser uma leitura bem divertida.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Alice! Nossa eu tenho uma amiga que ama esse livro rsrsrs que pena que não funcionou a leitura pra você! Eu só li um livro da autora até o momento que foi Ligações e gostei bastante.

    bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo