Precisamos falar sobre os 13 porquês

quinta-feira, 6 de abril de 2017


Hello leitores, tudo bem com vocês?


Acredito que maioria de vocês já ouvir falar sobre os 13 porquês, e saibam que fico muito feliz de saber disso, desde de que criei o blog, sempre ouvi muitos elogios em relação á obra, mas nunca tive coragem de pegar o livro para ler! Não por medo... eu estava passando por uma fase difícil e acreditem o blog me ajudou muito, foi como um processo de cura. Para quem não sabe, os 13 porquês conta á história de uma garota chamada Hanna, ela tirou a própria vida e gravou 13 fitas contando os motivos e as pessoas que causaram isso.

Acompanhar toda a estória de Hanna foi extremamente doloroso mas necessário, me fez lembrar de mim e de todas as fases ruins que começaram a surgir na minha vida desde de que completei 7 anos, sim eu já cogitei cometer suicídio e ninguém nunca soube, vocês são os primeiros! Mas essa ideia passou na minha cabeça á muitos anos atrás, por favor não me julguem este é exatamente o problema, quando uma pessoa decidi finalmente se abrir, seja cara a cara ou anonimamente as pessoas julgam, julgam em vez de tentar ajudar, de tentar entender o que realmente esta acontecendo, no meu caso quando esse tipo de pensamento passava pela minha cabeça, eu sempre pensava que existem pessoas em situações, muito piores do que as minhas, mas sabe o que e mais incrível? Que acontece coisas ruins uma atrás da outra e justamente quando você está, cada vez mais se afundando, como aconteceu com á Hanna, primeiro os boatos, depois as ofensas, humilhações, acedi-os, constrangimento, agressão e o resto vocês já sabem. Ela não pediu ajuda e eu também não, por incrível que pareça a gente acredita que vai conseguir resolver e que esta tudo sobre controle, mas será?

Muitas pessoas vão dizer, todo mundo tem problemas na vida, mas nem por isso eu pensei em cometer suicídio, é verdade! Mas ninguém sabe a proporção da dor ou sobre a vida do outro, os problemas o quão grave eles são. Assim como a Hanna eu estava sozinha, entrei em depressão e meus próprios pais não notaram isso, eram tantos problemas,  ou talvez eles não queriam enxergar que isso estava acontecendo? A Hanna tentou muitas vezes acredita que amanhã seria melhor, e eu também!  E aconteceu, no Batman o cavaleiro da trevas o Harvey Dent (duas caras) ele diz "A noite é mais sombria um pouco antes do amanhecer.  Mas eu prometo a vocês que já vai amanhecer” e amanheceu para mim, eu procurei formas, pessoas que pudessem me ajudar, que me mostrassem o lado bom da vida mesmo depois de tanta merda, comecei a acreditar que eu iria conseguir, que eu seria forte, que a vida e muito mais do que isso e  que nem todas as pessoas são ruins, eu acreditei em mim, eu lutei por mim, mesmo em meio a solidão e a dor, minha mãe passou por tanta coisa por que eu não? E claro que isso levou meses, meses tentando e  acreditando que eu iria superar.

No final da serie, o Tony diz para os pais da Hanna que espera que eles possam ajudar outros jovens, e eu espero que com um pouco da minha estória eu possa ajudar também, não sintam vergonha de pedir ajuda ou medo, lidar com tudo isso na solidão e muito pior, sei que em algum momento, pode parece que não existe ninguém ao seu lado, mas existe sim! Existe outras opções outros caminhos, não quer dizer que vai ser fácil seguir em frente, ser forte,  mas vocês conseguem! E não pensem que as pessoas não vão sentir sua falta ou que talvez você não seja importante para mundo, por que você é! Pode parece loucura o que vou dizer, mas a decisão de querer mudar de querer se ajuda e sair do lado escuro onde você esta, começa com você, começa com você pedindo ajuda, saindo de casa, fazendo algo que gosta, uma mudança radical na sua vida, mudança da escola, apenas acredite em você. O mundo não e feito apenas de luz, mas lute contra isso você consegue, eu confio em você.

Sei que muitas pessoas que assistiram a serie, ou leram o livro, gostariam de ter ajudado á Hanna, de mostrar para ela outros caminhos, de salva-la, de abraça-la e dizer que vai ficar tudo bem, que ela consegue! Ou talvez você tenha sido um dos porquês mas hoje faria diferente, então faça diferente, preste mais atenção em outras pessoas, nos sinais que elas estão tentando passar, na sua forma de pedir ajuda, mesmo que seja uma pessoa que você nunca conversou na vida! Se existe a oportunidade de vê-la todos os dias, procure saber mais sobre ela, sobre sua vida, encontre uma forma de ajuda-la e tão frustante pensar que ninguém se importa com você ou que você é invisível para os outros, não permita que essas pessoas se sintam assim. Durante a minha vida consegui salva duas pessoas e espero salvar muito mais, faça a diferença.

Qualquer pessoa que ler esta postagem e quiser conversar ou estiver precisando de ajuda eu estou aqui, mesmo que seja para ouvir, pode me mandar um e-mail eu vou te responder. ingridmicthell@gmail.com

xoxo


Ingrid Micthell
Escorpiana, 23 anos, apaixonada por livros e uma boa musica, um desejo? Inverno para uma vida inteira! Sonho em ser publicitaria, criei o blog com intenção de levar a todos minha experiências nos muitos personagem e historias que me transforma em cada livro.

7 comentários:

  1. Oi, Ingrid. Achei muito lindo o seu desabafo, e pensando um pouco mais sobre isso, lembrei-me de quando era mais jovem e eu ficava me olhando na frente do espelho, dizendo que queria morrer. Eu fazia isso tanto que quando minha tia me pegou fazendo isso, ela me deu uma surra que eu nunca mais pensei na possibilidade de maneira real. É complicado falar de suicídio pois mesmo que tentamos, não estamos no lugar daquela pessoa e não estamos sentindo o que ela está, então é fácil julgar, difícil é realmente entender. Ainda não vi a série e nem li o livro, mas não queria ficar na "modinha" logo agora só porque todo mundo tá assistindo também, por isso vou esperar um pouco mais. Mesmo assim, é bom saber que a série aperta nessa tecla de uma maneira muito realista.
    Beijos, Miriã Caetano
    Blog Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. A adolescência transborda tantas angústias. Ninguém sabe o que está dentro do outro. Quando você dá o seu depoimento possibilita outros adolescentes terem força para buscar ajuda. A vida tem infinitas possibilidades, vamos vivê-las.

    ResponderExcluir
  3. Hey, Ingrid!
    Costumo dizer que esse é o livro da minha vida. O li em um momento realmente ruim, onde na minha visão não havia saída para mim. Também cogitei coisas bem ruins, mas muita gente precisava, realmente, de mim no momento. Seria muito egoísmo meu destruir minha vida e a dos outros... Embora eu não pensasse muito nisso na época, e aí veio o livro e mudou tudo. Toda a minha visão de vida e de mundo...
    Seu desabafo foi super corajoso, forte e bonito! Tenho certeza que suas palavras ajudarão muitos leitores e sua atitude de ouvi-los e louvável.
    Uma das coisas que ouvi a respeito dos momentos de solidão e tristezas intermináveis, principalmente na adolescência, foi que é uma pena que sejamos tão jovens a ponto de não percebermos que não importa o que esteja acontecendo agora, passará. Uma hora ou outra, tudo passa. Precisamos ser fortes e esperar, mas pedir ajuda é o primeiro passo para a cura e para a saída desses momentos. É sempre difícil se abrir, mas é só porque o peso no peito é grande. Quando dizemos as primeiras palavras, a pressão alivia e tudo fica mais fácil. Todos deveriam tentar...
    Mil beijokas - Entre um Livro e Outro

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Gostei muito da sua reflexão, acho que de certa forma a série veio para abrir os olhos de muita gente e fazer pensar neste tema que acontece muito hoje em dia.
    Eu comecei a ler o livro e estou assistindo a série e confesso que acho pesado e triste, mas ao mesmo tempo é necessário é preciso refletir sobre o assunto e quem sabe assim possamos ajudar muitas pessoas.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ingrid.
    Gostei bastante da postagem, espero que as pessoas possam ler e se inspirar. Eu nunca pensei em suicídio, mas já teve uma época que desejei deixar de viver. As pessoas acham que quem pensa nisso são fracas, mas só quem passa por isso que sabe. Espero que a série possa mudar alguma coisa na visão das pessoas.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Ingrid, sua linda, tudo bem?
    Que saudade de você!!! Achei linda a mensagem que colocou no final. Sabe, acho que a pergunta que a maioria se faz quando algo dessa magnitude acontece é: como eu não vi??? Como eu não percebi??? Como identificar essas pessoas??? Como saber que elas estão sofrendo tanto assim??? Mas não é só essa a reflexão que devemos fazer e sim devemos nos perguntar o que estamos fazendo para contribuir com essa situação. Precisamos nos respeitar. Esse comportamento cruel precisa parar. Estou louca para ler esse livro. Adorei sua resenha!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. INGRID, dimaravilhosa, tudo certo?

    Você me disse que nunca se abriu tanto em um post e eu só agora pude ler. Mas eu amei, viu? Você venceu algo terrível, e tenho certeza que muitas pessoas precisam ler algo assim pra poder perceber que não estão sozinhas e se inspirem. A depressão, essa exclusão, é o mal do século. Precisamos olhar a nossa volta, não ignorar, porque pode ser que alguém esteja passando por algo parecido. As escolas e faculdade são os lugares mais perigosos. Que possamos demonstrar gentileza e amor ao próximo. Lembrei de Por Lugares Incríveis. Ai, menina, esse tipo de assunto me deixa com tanta coisa na cabeça que fica até difícil de organizar meus pensamentos. Tô fazendo igual Graciliano Ramos, jorrando tudo que vem à cabeça hahahaha Enfim, muito legal seu texto! E o email no final <3 Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo