Resenha: Caraval - Stephanie Garber

sexta-feira, 7 de abril de 2017
Lembre-se: É apenas um jogo... Scarlet Dragna nunca conseguiu sair da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem sob a vigilância de seu pai, um homem rígido e cruel. Há muitos anos Scarlet sonha em assistir a celebração anual de Caraval, uns jogos legendários que duram aproximadamente uma semana, nos quais o público participa, à fim de ganhar o grande prêmio. Caraval é magia, mistério e aventura. E para Scarlet e sua irmã representa também a liberdade e poder fugir de seu pai. Agora que está à ponto de se casar com um homem que sequer conhece, Scarlet crê que seu sonho jamais se cumprirá. Mas, quando faltam apenas duas semanas para o seu casamento, ela recebe um par dos desejados convites para Caraval. No entanto, uma vez alí, nada saí como ela esperava: Legend, o mestre de Caraval, sequestra Donatella, e Scarlet se verá obrigada a entrar em um perigoso jogo de amor, sonhos, meias verdades e magia, aonde nada é o que parece. Real ou não, ela apenas dispõem de cinco noites para descifrar todas as pistas que conduzem até a sua irmã ou esta desaparecerá para sempre.   
❤ Autor: Stephanie Garber   ❤ Páginas: 432     Editora: Novo Conceito 

Caraval é uma das grandes novidades dos últimos meses no mercado literario. Quando a Editora Planeta publicou o livro aqui na Argentina, há alguns meses atrás, ele recebeu imediatamente centenas de reviews positivas. E essa hype não começou apenas agora, já que um pouco antes o livro também fez sucesso no mercado americano e se tornou o favorito de muitas blogueiras e youtubers de peso. No Brasil, a Novo Conceito já garantiu os direitos do livro e deverá publicar em breve.

Se há uma palavra perfeita e correta para se definir Caraval seria certamente "magia". Caraval é um livro extremamente mágico, onde todas as coisas sao possíveis e a autora parece à todo momento convidar-nos a dar um salto de fé. Não se trata de um romance com toques de fantasia, mas sim uma obra inteiramente baseada em um mundo mágico, novo e intrigante, nos mesmos moldes de O Mágico de Oz ou O País das Maravilhas da famosa personagem de Alice. Por muitos momentos, Caraval e seus personagens peculiares me recordaram esses dois antigos clássicos e a sensação final ao terminar esse livro é a de que certamente sumergirme nessa história valeu a pena, por cada minuto.


Caraval nos apresenta a história de duas irmãs. Scarlet e sua irmã mais nova, Donatella Dragna. Ambas sofreram desde cedo, após o desaparecimento da mãe. O pai das meninas, o poderoso governador da ilha de Trisdas é um homem abusivo, prepotente e muito manipulador, acostumado à sujeitar ambas às mais severas punições. 
Scarlet é uma pessoa simples, conformada com as coisas da vida e com o destino que acredita que deverá seguir, mas ainda assim ela conserva um sonho: poder um dia assistir ao mágico espetáculo de Caraval, onde o maestro Legend e seus intérpretes prometem momentos inesquecíveis. 
Quando após anos de tentativa, Scarlet recebe finalmente um convite para assistir a Caraval na propria ilha particular de Legend, ela tem dúvidas de se realmente deveria ir. Seu casamento será em poucos dias e seu pai certamente irá puní-la se ela e a irmã desaparecem para assistir ao espetáculo.
Convencida por Donatella e por um jovem marinheiro chamado Julián a embarcar nessa aventura, Scarlet em principio nao sabe o que fazer. Deve realmente aceitar participar da competição de Caraval para ganhar, do proprio maestro Legend, o direito à fazer um desejo? 
Pouco a pouco, o mundo de magia e o jogo intrigante de Caraval começam a abalar Scarlet, que se vê mais e mais imergida neste mundo misterioso. E aos poucos Scarlet poderá descobrir que talvez, os segredos de Caraval, não sejam apenas parte de um jogo e que o vibrante espetáculo com o qual ela sempre sonhou, pode não ser exatamente tão inofensivo quanto pensava.

Caraval é um livro que começamos sem conseguir imaginar os rumos que a história deverá tomar. É uma leitura deliciosa e imprevisível, repleta de giros argumentais inesperados, um universo aonde o impensado é sempre possível, e com personagens que causam no leitor as mais variadas sensações. 
De principio ao fim, Caraval parece jogar com a imaginação do leitor e nos convida a plantear um sem fim de possibilidades para responder às muitas perguntas que surgem durante a leitura.
Há momentos em que chegamos a duvidar da sanidade da própria protagonista, conforme ela se sumerge mais e mais naquele jogo. Há momentos em que o mágico parece tornar-se mórbido e nos questionamos se os heróis não seriam diretamente apenas vilões. 
É que em Caraval os papéis se invertem a menudo e há um dado momento na história em que realmente já não sabemos quem é quem, e quem está sendo realmente neutro ou sincero nesse espetáculo que mezcla a mais pura fantasia com os momentos mais drásticos da realidade de Scarlet e Donatella. 

Scarlet é um personagem que passa por uma evolução notável. Ela se apresenta como uma menina realmente medrosa. Calada e sempre equilibrada, Scarlet tem dificuldades em aceitar desafios e até mesmo lidar com as próprias emoções. Com o passar dos capítulos, a personagem passa por grandes mudanças, e aos poucos vai ganhando o carinho do leitor.
Tella não possui tanto protagonismo, mas seus momentos são certamente intensos. É que Tella é um personagem intenso, carregado de uma energia que parece contagiar ao leitor, alguém que apesar de todo o mal que presenciou, ainda crê na liberdade de fazer as próprias escolhas.
E oque dizer de meu personagem favorito, o marinheiro Julián. Alguém que começa careegado de clichês, o jovem arrogante e sedutor, mas que aos poucos revela-se muito mais do que um rosto bonito.
Além desses tres diferentes e intrigantes protagonistas, temos o misterioso maestro Legend que, embora possua poucas cenas, parece ser parte constante da história, ja que sempre está sendo citado e parece estar ligado aos grandes mistérios da historia.
Como antagonista teremos aos pai das meninas, que realmente surge como um verdadeiro vilão, sendo o pai capaz de imputar diversos castigos e que quase nunca demonstra suas emoções. 
Há um enorme rol de personagens secundários, os integrantes de Caraval, que entram e saem de cena deixando no leitor uma sensação de inquietação constante.

A ambientação é o ponto mais forte da trama. Como já disse, por diversos momentos Caraval me remeteu ao mundo de Oz ou até mesmo ao Pais das Maravilhas. É que nada é o que parece em Caraval, e o mais maravilhoso de tudo é poder ler que o impossível se torna coerente e necessário em Caraval, nos convidando a acreditar novamente nos milagres. 

Em resumo, Caraval é imperdível! Uma historia que merece ser lida, resenhada e recomendada, pois nos remete à um mundo imprevisível de magia, encontros e desencontros. Um lugar carregado de mistérios aonde muitas vezes a verdadeira resposta se encontra nos lugares mais simples. Uma verdadeira obra-prima, que encantará aos mais diversos leitores.



Alice Duarte
25 invernos, Mãe de dois, Casada, Leitora compulsiva, Drama queen, Fashion victim, Coffee addict, Intento de blogueira. Autora do blog Um Blog Litteraire.

8 comentários:

  1. Imprevisível, essa palavra já me conquistou <3 adoro livros diferentes que não adivinhamos o que vai acontecer, nos prende bem mais, além disso adorei essa premissa, bem diferente, lerei com certeza! Ótima resenha!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Alice.
    Fiquei extremamente interessada!
    Venho lendo as novidades do lançamento pelas redes sociais, mas essa resenha foi muito mais completa. Quero muito conhecer a obra. A menção de Oz/País das Maravilhas me deixou bem intrigada.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Alice!
    Menina, quando vi ali no lado "estamos lendo" fiquei logo ansiosa pela resenha. Fico super feliz que você tenha gostado da história. Eu amei! Todo esse clima de magia...
    E aqueles capítulos finais? Eu já não sabia era de mais nada...
    Confesso que Scarlett começou o jogo me enchendo o saco, mas amei o crescimento dela. Julian, meu bolinho <3
    Por conta do epílogo e da série ser uma duologia, estou achando que Donatella é quem vai estrear o próximo livro.
    Eu li logo quando saiu, mas na hora que a Novo Conceito lançar aqui, eu estou comprando meu exemplar.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Oi Alice! Caraval me parece ser esse tipo de livro imperdível msm, desde vi a capa e lina sinopse me interessei! Espero o lançamento da NC *-* Parabéns pela resenha!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Alice!!
    Já vi muito esse livro por aí!
    Eu amo o gênero e foi muito bom ver uma resenha positiva.
    Lembro de já ter participado de um sorteio para levar ele e não consegui.
    Sabendo melhor do que se trata vou insistir para tê-lo na minha estante rs

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  6. QUERO MUITO ESSE LIVRO <3
    Tõ louca pra comprar, mas não sei se vou comprar ja na pré venda :'(
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi
    pela a sua resenha parece ser uma história incrível, fiquei mega curiosa, pois também parec ser diferente e envolvente, já quero ler ele ainda bem que vai ser publicado por aqui.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi oi gente,
    Fico muito feliz que você tenha gostado do livro, é sempre ótimo embarcar em uma leitura envolvente. Fiquei muito curiosa para saber mais sobre a trama e poder acompanhar o desenvolvimento dessa história.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo