Resenha: Pure - Jennifer L. Armentrout

quinta-feira, 25 de maio de 2017
23009289Existe a necessidade. E logo atrás está o destino... Estar destinada a converter-se em uma aberração paranormal não é precisamente algo genial, especialmente quando a "outra metade" de Alexandria decide segui-la para onde quer que ela for. E, ter alguém como Seth aparecendo em sua sessão de treinamentos, na saída das aulas e até mesmo na porta - ou na janela - de seu quarto, não é mesmo nem um pouco genial. Embora a conexão entre eles tenha os seus benefícios, como afastar para longe os pesadelos que ela tem desde o que aconteceu com sua mãe, o seu poder não consegue ter efeito nenhum sobre os sentimentos proibidos que Alex sente por Aiden, um puro. E muito menos sobre o que ele vai fazer - ou sacrificar - por ela. Quando os daimons se infiltram nos Covenants e começam a atacar os estudantes, os deuses decidem enviar as Fúrias, deusas inferiores que possuem a missão de erradicar com qualquer ameaça para os Covenants e também para o resto dos deuses, incluindo ao Apollyon. E se isso e as castas de monstros chupadores de éter não fosse suficiente, uma ameaça misteriosa parece estar disposto à tudo para conseguir neutralizar Seth, inclusive se isso significa enviar Alex para a escravidão ou até mesmo matá-la. Porque os deuses se envolvem em uma situação, algumas consequências já não tem volta atrás...  
❤ Autor: Jennifer L. Armentrout   ❤ Páginas: 329     Editora: Hodder

Puro é a segunda parte da saga Covenant... A primeira parte, Half Blood, me encantou. Toda a personalidade forte da Alex, a maturidade do Aiden, os daimons sempre ao redor e, obviamente, todo o mistério que envolvia o passado de Alex e de sua mãe me prenderam até o final e acabei terminando de ler a primeira parte em menos do que canta um galo. No entanto, essa segunda parte parece retroceder, e algo me impediu de seguir tão imersa em suas páginas. 

Se em Half Blood podemos conhecer um pouco melhor sobre os Daimons, em Puro conheceremos em primera mão o sistema dos Puros e Mestiços dentro do Covenant. Toda a desigualdade e injustiça que sofrem os Mestiços por parte dos Puros fica muito em evidência nessa segunda parte, e a introdução de um Conselho Superior para julgar aos Mestiços e Puros e mais adiante a chegada das Fúrias, figuras mitológicas gregas, mudam um pouco os rumos da história.

A trama segue sendo muito interessante. Jennifer L. Armentrout soube criar um universo diferente e muito fascinante, com toda uma hierarquia exercida pelos Puros que, obviamente, resulta muito absurda, já que os Puros, apesar de sua essência divina, são quase que totalmente dependentes dos Mestiços no que concerne à sua própria proteção.
O que mais me molestou nessa segunda parte foram as atitudes de Alex. Eu gosto de ler sobre uma protagonista forte e destemida. No entanto, há momentos em que as suas atitudes mais me parecem ser as de uma pirralha ingrata e egoísta, que não se importa por nada e que consegue meter aos seus mais fiéis amigos em perigos vários. Na primera parte Alex me pareceu cheia de coragem. Em Puro, ela demonstra ser apenas uma menininha volúvel, inconsequente e irresponsável. É incapaz de manter a boca fechada, mesmo sabendo de antemão a consequência de suas palavras. É incapaz de pensar antes de agir, mesmo que isso signifique colocar em risco aos que ama. É teimosa e parece nunca saber exatamente o que quer... E, como se fosse pouco, a autora ainda intenta vender-nos um triangulo amoroso...
Na primeira parte, amei a relação entre Alex e Aiden. O casal tinha muita química, e o relacionamento me pareceu convincente e doce. Nessa sequência, Seth entra como terceiro no conflito e Seth me cai muito mal... Além disso, Alex parece ser incapaz de se conter diante de Seth, embora ao mesmo tempo siga insistindo em que ama Aiden. Sinceramente, passo fora desse tipo de protagonista que parece preferir ficar com qualquer um antes de ficar sozinha... Aliás, acho um péssimo exemplo de atitude.
Alex se torna esse tipo de garota em Puro. Se Aiden, por qualquer razão decide manter-se longe, sua primeira atitude é trocar beijos ardentes com Seth, enquanto aparentemente também deseja Aiden. 
Não entendo porquê os autores insistem nesse tipo de comportamento tóxico. De verdade eles acreditam que é possível amar a dois garotos diferentes e se lançar sobre um e outro como se esse trio fosse o mais normal que poderia ocorrer???
Em Puro, a maior parte da trama esteve centrada em Alex e Seth, e esse desafortunado namoro que se criou entre ambos, e estou segura de que essa foi a principal razão de porquê Puro não me encantou como Half Blood. Esperemos que na terceira parte, Deidad, a autora nos apresente mais ação, mais tramas e menos romances forçados. 

A narração em primeira pessoa permite ao leitor conhecer profundamente os sentimentos de Alex (o que nem sempre é bom já que Alex é teimosa, e por muitos momentos me deixou com vontade de dar uns tapas nela de tão dificil que pode ser entendê-la). A ambientação está mais centrada no Covenant e na sua estrutura, é interessante e original, embora a novela ainda mantenha diversos elementos que me lembram bastante à outras sagas do mesmo gênero.

Resumindo, Puro não esteve à altura de Half Blood (pelo menos na minha opinião) já que a autora parece querer focar-se muito mais no romance (e num famigerado triangulo amoroso) do que na ação. No entanto, os capítulos finais foram bem viciantes e eletrizantes, permitindo ao leitor poder desfrutar um pouco da história e terminar com a curiosidade para saber que virá a continuação.



Alice Duarte
25 invernos, Mãe de dois, Casada, Leitora compulsiva, Drama queen, Fashion victim, Coffee addict, Intento de blogueira. Autora do blog Um Blog Litteraire.

6 comentários:

  1. Oi Alice, tudo bom?
    Não conhecia o livro, mas adorei a capa!
    Uma pena quando a série dá uma decaída no segundo volume, ainda mais quando a gente gostou tanto do primeiro. A famosa maldição do segundo livro :/
    O bom é que a leitura te prendeu. Adorei a dica!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alice!
    Pela sua resenha, presumo que o livro caiu na maldição do segundo livro né? Que pena! Mas vamos torcer pro próximo ser bem melhor.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson

    ResponderExcluir
  3. Oi Alice!! Que bom que o segundo livro continua interessante, gosto da narrativa de Jennifer L. Armentrout, acho que depois vou ler. E é muito difícil um triângulo amoroso ser bom, impressionante hehehhe

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oie
    O livro parece interessante, não conhecia a série, mas estou curiosa para ler. Adorei saber sua opinião.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Alice,
    Acho que esse 'sobrenatural' não é muito bom para mim, no momento.
    E essa 'maldição' do segundo livro' que sempre vem para nos deixar decepcionadas... Pelo menos um pouco.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Parece ser uma história interessante, nunca li nada da autora.
    Faz um tempinho que não leio nada desse gênero.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo