Resenha: Horas Noturnas - Bianca Carvalho

sexta-feira, 21 de julho de 2017
Inglaterra, 1863. Uma bela e delicada mulher com inteligência para a investigação... Um charmoso caçador de assassinos tornando-se lenda por eliminá-los com requientes de crueldade... Um assassino que deixa charadas, com sede de sangue e um gosto peculiar por Edgar Allan Poe... Três almas unidas com diferentes propósitos. Apenas uma chance de sobreviver. Quando a noite cai, todas as almas possuem um gosto pela maldade... 











❤ Autor: Bianca Carvalho   ❤ Páginas: 200     Editora: EraEclipse

Um livro curtinho. Com um plot muito interessante e chamativo. Uma autora elogiada nas redes. E uma capa bem feita, que reflete super bem a história.
Horas Noturnas foi uma grata surpresa, de princípio ao fim.
Estava com o pé atrás no princípio. Não sabia se a história era mesmo tudo aquilo que as resenhas diziam, e não sabia bem o quê esperar, já que nunca havia lido nada da autora, no entanto, foi uma leitura deliciosa, que me conquistou e me surpreendeu.

Horas Noturnas tem uma vibe de Jack O estripador + Sherlock Holmes. E o melhor de tudo é que aqui, o nosso Sherlock usa saias. Eu adoro mocinhas que não resistem à investigar um mistério e não tem medo de becos escuros, assassinos impiedosos ou duques intrometidos. Realmente me conquista de primeira quando sei que encontrei esses ingredientes em uma história. Como se fosse pouco, agrega-se a ambientação, a Londres da era vitoriana e voilá... sei que tinha que ler esse livro e não me arrependo de haver lido.
A história é muito bem narrada, conduzida com maestria pela autora até o final, e aliás, que final bem cuidado, sem deixar nenhuma ponta solta e ainda nos brindando com um epílogo que nos deixa com um sorrisinho no rosto. 

Os personagens são interessantes e diferentes entre si. Como principais teremos a família Lestrange. Maryanne Lestrange, a protagonista, é a filha de um investigador importante da cidade, um homem perspicaz que consegue resolver os mistérios mais intrincados. Joseph Lestrange não atua sozinho na verdade. Maryanne herdou do pai a facilidade em desvendar enigmas, e o amor por prender criminosos e lutar contra o crime. Juntos, Lestrange e sua filha, são imbatíveis. Até o momento em que um assassino cruel aparece levando terror às ruas. Quem é o homem que mata as suas vítimas deixando como enigmas fragmentos das poesias de Edgar Alan Poe? Como ele escolhe as suas vítimas? E como parar um assassino que parece ser tão astuto quanto à própria Maryanne e seu pai?
Nesse jogo inteligente de gato e rato, teremos um jogador extra. O misterioso Caçador. Um homem que sai pelas madrugadas, praticando justiça e punindo criminosos, uma espécie de Zorro mascarado, que por trás da máscara esconde um passado de aflição.
Maryanne se sente irremediavelmente atraída pelo Caçador, porém, enquanto a faísca da paixão parece arder mais forte, o brutal assassino continua aumentando a pilha de cadáveres em Londres e Maryanne e seus aliados precisam desvendar sua identidade antes de que o assassino chegue até eles primeiro. 

Maryanne foi uma protagonista que me agradou em grande parte da história. Em seu contra tenho à dizer que por muitos momentos suas atitudes me pareceram demasiado modernas para uma moça da era vitoriana. Maryanne chega a ser um pouco insolente, teimosa demais, até mesmo rebelde. Acho que é normal pessoas de caráter forte agirem com teimosia, porém, muitas coisas no comportamento de Maryanne não condizem com a época em que a história está retratada e esse foi um ponto que me incomodou algumas vezes.
Quanto aos outros personagens, todos estavam maravilhosamente bem descritos, e se encaixavam à perfeição com o contexto histórico. 

A narrativa da autora é muito boa. Bianca sabe como prender o leitor, se nota um trabalho de pesquisa profundo na construção do mistério, e o detalhe das poesias de Edgar A. Poe confere todo um charme extra à história, é muito interessante desvendar junto com Maryanne o significado oculto por detrás de cada mensagem. 
Quanto a ambientação, ficou à desejar. A Londres da era vitoriana certamente é um dos períodos mais apaixonantes e retratados na literatura histórica. Os costumes, os lugares, os bailes, tudo é tão rico em informaçoes e tão suntuoso que qualquer novela que consiga imergir o leitor nessa época, será bem sucedida. Achei que a ambientação foi desaproveitada pela autora. Há pouquíssimas descriçoes e nessa história, achei que fez falta.

No contexto geral, foi uma leitura rápida, amena e que valeu a pena. O final foi muito imprevisivel e por nenhum momento consegui suspeitar da identidade do assassino.
Certamente recomendo a leitura do livro, principalmente para aqueles que gostam de uma boa história de detetives, ambientada em tempos mais antigos.



Alice Duarte
25 invernos, Mãe de dois, Casada, Leitora compulsiva, Drama queen, Fashion victim, Coffee addict, Intento de blogueira. Autora do blog Um Blog Litteraire.

8 comentários:

  1. Oi
    eu já li quatro livros da autora e esse foi um deles, gosto muito da escrita dela, a história dele é bem envolvente e o legal é que a mocinha não fica se fazendo de frágil, é decidida, sabe o que quer e não tem medo do perigo.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro. Achei a capa interessante. Gostei da resenha e de saber mais sobre a história :)

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Alice! Eu gosto de protagonistas fortes, mas entendo que não se encaixe no contexto. Apesar dessa questão, o livro parece ser bom, gosto do final que surpreende e sendo curtindo a gente lê rapidinho, né? rsrrss Gostei da indicação

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi Alice!
    Que interessante, hein?
    Fiquei bem curiosa sobre a história, mesmo não sendo um gênero que me agrade facilmente.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Não conhecia o livro, me pareceu interessante.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie, que bom que valeu a pena a leitura! Adorei a dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  7. Oi, Alice

    Que bom que o final não deixa nenhuma ponta solta. Eu não gosto muito dessa capa e confesso que o enredo não me atrai muito, mas o fato de ser ambientado na era vitoriana me interessa, adoro!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  8. Hello, Alice!
    amei a resenha. Não conhecia a autora mas amei saber um pouco mais sobre o livro dela. Essa capa é linda, e a premissa do livro é muito bem desenvolvida. Espero ler o livro em breve.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo