Resenha: Time Humanos - Justine Larbalestier & Sarah Ress Brennan

quarta-feira, 9 de agosto de 2017
A história ideal para quem ama ou odeia livros de vampiros. Mel nunca gostou de vampiros. A ideia de se transformar em alguém que não está nem vivo, nem morto lhe dá calafrios. Vampiros perdem a capacidade de sorrir, param de ter sentimentos.... Isso sem falar que durante a transformação, se as coisas derem errado, você se torna um zumbi. E aí eles matam você. É um risco grande demais! Quando a melhor amiga de Mel, Cathy, e Francis Duvaney se apaixonam, a garota fica apavorada. Francis é arrogante, formal, metido a esperto e esplêndido demais. Ora, vivo aquele vampiro não está. E quando começa a suspeitar de que Francis está usando Cathy num plano que não tem nada a ver com amor, Mel passa a dedicar seus dias a desvendar a verdade por trás do vampiro, a fazer sua amiga enxergar que aquele é um amor sem futuro, sem jeito, abominável..., mas talvez, quem sabe, ela esteja sendo um pouco preconceituosa...


                   ❤ Autor:  Justine & Sarah   ❤ Páginas: 352    Editora: Galera Record
                       
"Time humanos" nos traz Melanie, uma garota de 17 anos que mora em New Whitby, uma cidade onde vampiros e humanos coexistem. 

Tudo começa quando um aluno novo entra na escola onde Mel e suas duas melhoras amigas, Cathy e Anna, estudam... até aí tudo normal, acontece que o nome do aluno é Francis Duvarney, um vampiro que começa a se interessar por Cathy. Melanie não consegue entender porque um vampiro estaria interessado em sua amiga adolescente, e se torna bem questionadora sobre a relação dos dois. 
"A gente acaba se ajustando aos lugares, e nenhum lugar no mundo é perfeito. Sempre há algo com que temos de lidar: muito calor, muito frio, pouca vida noturna. No caso da nossa cidade, há vida noturna até demais. E com caninos afiados.”  

O livro é narrado em primeira pessoa sobre o ponto de vista de Melanie. A escrita da autora é ótima, mas eu senti que faltou algo que tornasse a história mais cativante, que fizesse com a gente ficasse grudada nas paginas e não conseguisse parar de ler. 

Confesso que eu não sou muito fã do tema "vampiros", mas algo na sinopse do livro me chamou atenção, é difícil acharmos uma história onde vampiros e humanos vivam juntos, geralmente os vampiros vivem isolados e querem acabar com a raça humana; nesse ponto "Time humanos " cumpre o que prometeu, já que mostra exatamente a relação entre os dois seres quando Mel acaba conhecendo Kit que foi criado somente por vampiros e ela começa a mostrar a ele como é a vida dos humanos, enquanto ele retribui mostrando como é ser um vampiro. 
“Se houvesse a opção “vampirologista” em um dos testes vocacionais — é possível ser psiquiatra de vampiros, doador de vampiros, ou estudante de assuntos vampirescos —, Cathy a marcaria todas as vezes. Mas é claro que “vampirologista” não existe. É só algo que eu inventei para definir quem é muito fã desse tipo de ser.”

O livro possui muitos personagens Melanie, apesar de ser a protagonista, não me cativou, eu senti que ela exagerava em alguns momentos e acabou se tornando um pouco irritante, me arrisco a dizer que ela é imatura. Já Francis e Cathy roubaram a cena, formaram um casal incrível. Temos ainda Anna, que tem um rixa com vampiros por causa de um problema com seu passado; e Ty que é o ex namorado de Melanie. 

O livro ainda aborda a questão dos zumbis, que são pessoas que não conseguiram passar pela transformação "humano - vampiro", na história exige até uma Universidade para conter a proliferação deles. Enfim, "Time humanos " é um livro mediano, mas que traz um ideia criativa e diferente das outras histórias do mesmo gênero, não me agradou 100%, mas acredito que deva ser um ótima história para quem gosta de vampiros, de uma história leve sem grandes reviravoltas e até um pouco de humor.

Sarah Fernandes
Capricorniana, futura Arquiteta, amante dos livros, louca por um bom filme e uma bela xícara de café.

5 comentários:

  1. Oi Sarah, tudo bom?
    Eu já passei por esse livro algumas vezes, mas ainda não tinha parado pra ver do que se tratava. Acho que o tema vampiros saturou pra mim, ultimamente só consigo amar os da Mari Scotti UHHUASUSAUHSAUHSAUHSAUH
    Mas parece um livro teen legal pra ler sem compromisso. Bem fantasia urbana pra jovens mesmo.
    Ótima resenha, amei as fotos!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Que pena que o livro não foi bem o que vc esperava. Eu curto a temática, mas não gosto muito quando tem muitos seres, tipo zumbis e tal. Achei a capa tão linda, mas não me despertou interesse.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, flor!
    Não sei se seria o tipo de leitura que me agradaria.
    Eu até gosto da temática, mas esse não me chamou atenção, já tinha o visto por aí!
    Uma pena não ter funcionado tanto pra você também!

    Beijinhos, boa quinta pra você :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sarah

    Que pena que você achou que ficou faltando algo. Eu até gosto de vampiros, mas eu meio que fiquei saturada, sabe? Então estou dando um tempo. Realmente é difícil encontrar uma história onde humanos e vampiros coexistem... é um diferencial interessante.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Sarah!! Que coincidência, a colaborada Marise postou lá no blog hoje! Ela tb achou a ideia do livro bem interessante. parece um leitura gostosa, mesmo um tanto mediana!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo