Vamos falar sobre...

sábado, 12 de agosto de 2017
Séries inacabadas que (provavelmente) não conheceremos o final (a não ser que você entenda inglês!)

Esse é um tema espinhoso. Que atire a primeira pedra aquele que comprou a primeira parte de uma saga e depois teve que se contentar em esperar, esperar e esperar até conseguir ver a continuação publicada? Ou pior, quando compramos a série, lemos a primeira e a segunda parte e a terceira parte, o desfecho final, simplesmente deixa de ser publicado (cof cof Partials a trilogia de Dan Wells).

Seja uma demora absurda, seja uma desistência inexplicável, a verdade é que não dá pra ficar imune ao cancelamento/ espera eterna de séries, principalmente aquelas mais largas. As desculpas são várias. Quanto é da parte do autor, um lapso de criatividade é o grande culpado. A parte das editoras geralmente a desculpa vem em razão financeira: não vendeu bem e não dá pra seguir publicando sem sair no prejuízo. Mas espere um pouco, o leitor têm culpa disso afinal???

Imagen relacionada

Ao meu ver, quando um autor se compromete em fazer uma trilogia (porque ele/ela quis, ninguém obrigou e nem pediu por três livros de uma mesma história) então ele que arque com a responsabilidade. Dizer que está sem criatividade ou que estancou na história fazendo o leitor esperar uma eternidade é uma situação arriscada em um mercado cada vez mais competitivo, por isso, se você é autor pense bem antes de querer publicar uma super saga larga ou prometer aos leitores uma trilogia intensa. Como já diz o ditado: Ajoelhou vai ter que rezar.

No caso das editoras a revolta é maior, talvez porque os casos sejam mais numerosos. Partials, a distopia publicada pela editora ID e escrita por Dan Wells é apenas a ponta do iceberg. Sei que muitos dirão que a ID por exemplo faliu, e que não dá pra culpar a editora pelo cancelamento desta e de outras séries (como The Diviners de Libba Bray que também ficou inacabada e não merecia mesmo!). O problema é que há casos e casos. Na Espanha, a Editora Darkniss também faliu e quando eles estavam quase quebrando seguia pendente publicar a última parte da trilogia Veneno, da Maria Snyder. O que a editora fez? Honrou seu compromisso, publicou a última parte e depois fechou as portas definitivamente. Pode ser que a Editora ID não tivesse a condição de agir da mesma maneira mas, qual a desculpa de outras grandes editoras que andam a todo vapor e sequer se importam em nos dar uma explicação sobre aquela saga que há anos esperamos conhecer seu final?

A Guardiã de Histórias (VE Schwab / Bertrand), A Caçadora de Bruxas (Virginia Bocker / Galera Record), Caminhos de Sangue (Moira Young / Intrinseca), Gone (Michael Grant - Record), Dorothy tem que morrer (Danielle Paige / Rocco)... Quer que continue? Eu ficaria escrevendo até o fim do dia e você que me lê provavelmente ia precisar de um marcador virtual pra não se perder no texto enorme, por isso ficarei por aqui, mas se esqueci de alguma série importante, avisa lá nos comentários e vamos juntos cobrar pelo menos por uma explicação por parte de editoras e autores, porque como dizem a união faz a força.

Resultado de imagen para gif murdering knife

E oquê podemos fazer? Algumas pessoas que conheço (incluindo vários blogueiros) me dizem que só compram trilogias quando a mesma já foi publicada completa. É a solução? Acredito que não! Afinal se todos esperarmos para comprar apenas sagas completas, como a editora vai conseguir saber se a mesma fez sucesso ou não? Ao meu ver isso pode contribuir até para que a série seja injustamente cancelada. 
Honestamente, o diálogo é o caminho, ontem, hoje e sempre. Perguntem, questionem, cobrem e gritem até se preciso. Todas as editoras possuem facebook, instagram, twitter, portanto, usem essas armas que a internet nos trouxe e façam valer nosso direito como leitor e consumidores, e mesmo que a editora muitas vezes nos ignore e escolha o caminho mais fácil de não responder aos nossos questionamentos, outros leitores virão depois de nós cobrando o mesmo, e em algum momento alguma atitude será tomada, ou azar o deles pois eles perderão a fidelidade de seus consumidores e o respeito. 

Resultado de imagen para gif breaking couple

E aí? Qual a sua opinião sobre o tema? Esperar até a saga ser publicada inteira ou fazer um salto de fé comprando sem saber pra quando a continuação? Está com muitas sagas inacabadas na estante? Qual a situação que mais te revolta em tudo isso? Fala que eu escuto!!!

*** Nota: A Editora Valentina que está devendo a última parte de O Protetorado da Sombrinha confirmou que vai publicar a última parte em 2018 (antes tarde do que nunca vai?) em respeito aos leitores que estão esperando, Muchas gracias Editora Valentina e esperemos que outras editoras também sigam o exemplo e nos dêem pelo menos uma satisfação.


E é isso por hoje mis muchachos. Tenham um excelente final de semana cheio de muitos livros (e séries acabadas!!!).

Resultado de imagen para gif marilyn kiss



Alice Duarte
25 invernos, Mãe de dois, Casada, Leitora compulsiva, Drama queen, Fashion victim, Coffee addict, Intento de blogueira. Autora do blog Um Blog Litteraire.

2 comentários:

  1. Oi Alice!
    Menina, vc não sabe como sofro sem as continuações de Caminhos de sangue! :'( É um livro tão bom!
    Eu n sou radical a esse ponto de dizer q só compro séries totalmente publicadas, mas evito começar a ler séries.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Alice! Eu me incluso no pacote de blogueiros, mas a verdade é que muitas vezes eu não resisto e acabo comprando. É uma tortura quando as séries não são publicadas, aliás, mesmo quando são é um tortura a espera. Mas vc está certa, acho que é importante reclamar, falar, comentar e ao menos tentar fazer valer o nosso apoio a essas séries! Muito bom o seu texto!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo