Resenha: Confusões de um garoto - Patrícia Barboza

quinta-feira, 21 de julho de 2016
Conheça Zeca nesta divertida histórias sobre as confusões de um adolescente.Após as férias de verão, Zeca se olhou no espelho e não reconheceu o garoto ali refletido. Ele tinha crescido e mudado muito. Parecia outra pessoa! Estava mais alto, com a voz mais grave, e o que mais causava espanto: seu repentino sucesso com as garotas! Então veio uma descoberta bastante confusa: ser adolescente não é nada fácil. Não é mais criança, mas também não é adulto ainda. E ali, no meio do caminho, um bocado de coisas novas (e bem estranhas!) passaram a acontecer. Além de lidar com a nova aparência e a popularidade, algumas perguntas começaram a provocar confusões na cabeça de Zeca...Por que suas irmãs gêmeas viviam se arrumando, tirando selfies e falavam sem parar? Por que certas coisas que antes eram tão legais não tinham mais a mesma graça? Por que o perfume que a Júlia deixou no rosto de Zeca mexeu tanto com ele?E a principal questão: Por que ele não consegue parar de pensar nela?Nesta história divertida, você vai acompanhar Zeca enquanto ele navega pelos altos e baixos que surgem com a adolescência e descobre que, seja como for, o importante é ter ao lado as pessoas que amamos.

 Autor: Patrícia Barboza  Páginas: 168  Editora: Verus  ISBN: 9788576865094


“Confusões de um garoto” nos traz Zeca, um adolescente de 14 anos que está passando por toda aquela fase de mudanças tanto físicas quanto psicológicas. Sua cabeça está cheia de dúvidas e indagações e tudo piora quando Julia, sua melhor amiga, chega de viagem... será que ele se apaixonou por ela?

Me interessei por esse livro justamente por ele ser narrado por um garoto, na maioria das vezes as histórias são narradas por garotas e apresentam aqueles conflitos que já conhecemos, namorados, amigas falsas, popularidade, etc, achei bem interessante ler esses problemas do ponto de vista de um menino.

Zeca acabou de entrar no “tão temido” nono ano e está tentando se acostumar com as mudanças em sua vida, como de repente seu corpo espichou tanto e ele se tornou a atração das meninas do colégio? Por que suas irmãs gêmeas falam tanto? Por que seus pais se separaram se não pretendiam casar-se de novo? Por que ele não consegue parar de pensar em Julia? Todas essas perguntas assombram a cabeça de Zeca e como ele vai fazer para responde-las?


A história é narrada em 1ª pessoa pelo ponto de vista de Zeca, a escrita é leve e flui naturalmente, é aquele tipo de livro que você devora em apenas algumas horas. Os personagens são bem construídos e nos identificamos com eles facilmente; Julia, melhor amiga de Zeca, é uma garota totalmente extrovertida que já sabe que é apaixonada por Zeca e está tentando esquecê-lo; as gêmeas, Yasmin e Yohana, são hilárias, elas fazem tudo juntas e são praticamente iguaizinhas, até no jeito de falar, ambas tem uma relação muito boa com Zeca e o apoiam em tudo; o pai Zeca é aquele que o garoto procura quando tem alguma dúvida sobre as mudanças que estão ocorrendo com ele e para quem ele sempre pede conselhos, já a mãe é aquela típica mãe que conhecemos (kkkkk) a que sempre “fica no pé” dos filhos para arrumar a casa, tirar boas notas, não se meter em brigas, mas também sempre apoia os filhos quando eles precisam.

“ – Ai, pai! – Eu queria me esconder embaixo da mesa – Que mico.– Mico por quê? – Ele riu. – Garotos se apaixonam.– Que cilada! Apaixonado pela melhor amiga. Tem coisa mais clichê? Não existe tema mais batido que esse em novela e filmes. Só que agora eu sou o protagonista.”
Além de toda essa trama em volta de romance e mudanças, o livro ainda trata de um assunto muito importante na nossa sociedade hoje... o cyberbullying! O grande problema é que algum idiota da escola de Zeca, criou uma página para “zoar” de forma não amigável seus colegas escolares. A autora abordou muito bem o assunto, sem ficar superficial, de forma leve e descontraída, de maneira que no meio da história já me pegava refletindo sobre o assunto ... até quando um apelido é saudável e aceitável?

EXEMPLAR CEDIDO PELA EDITORA 

O final da história é bem previsível, mas não me incomodou pois foi totalmente bem construído e cada personagem teve seu devido desfecho. A edição da editora Verus ficou simples mas perfeita, eu achei a capa linda e ela transmite perfeitamente a essência da história, além disso, não encontrei nenhum erro de revisão o que é ótimo.

Enfim, “Confusões de um garoto” é um livro ótimo, que trata de muitos assuntos pertinentes a nossa vida cotidiana, como ciúmes, amores e amizades. É uma história que com certeza merece ser lida, tenho certeza de que vocês irão gostar.  




Sarah Fernandes
Capricorniana, futura Arquiteta, amante dos livros, louca por um bom filme e uma bela xícara de café.

13 comentários:

  1. Gostei bastante de sua resenha e das fotos. Essa capa é linda, né? Eu já criei interesse pelo livro só de olhar para ela rs. Não sabia que o livro tratada de cyberbullying, mas parece bem interessante. Quero ainda mais ler! rs

    Beijos (http://psamoleitura.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    O livro parece ser uma leitura bem gostosa e essa capa é muito bonita.
    A resenha ficou ótima. Também amei as fotos!!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Apesar de tratar do bullying, que é um assunto que precisa ser debatido, a obra não me chama muito a atenção. Não consigo me prender muito a essas tramas mais juvenis.
    Excelente dica, mas dessa vez passo o livro.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Sarah.
    Eu não conhecia esse livro, mas alguns detalhes nele chamaram muito minha atenção.
    Achei legal o livro ser narrado por um garoto, ainda mais se tratando desse período da adolescência.
    Espero poder conhecer essa obra em breve.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Sarah.
    Eu amo os livros da autora. Já li três até agora e pretendo ler os outros. Esse chama a atenção por ser narrado sob o ponto de vista de um garoto. Acho legal ver os dramas pelo outro lado. Já entrou para a minha lista.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. OI Sarah! Nunca li nada da autora, mas o livro tem mais muito interessantes! Colquei na minha listinha de próximas leituras!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?

    Gostei do tema. Parece mesmo ser um livro bem tranquilo de ser lido. Adorei também o drama do cyberbullying. Acredito que quanto mais as pessoas assistam/leiam sobre o assunto se conscientizam pelo menos um pouco.

    Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Sarah,
    Ainda não li da autora, mas gostei muito da premissa desse livro.
    Mesmo fins previsíveis são gostosos de ler. Já foi para a lista.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  9. Ooi, Sarah! Também acho legal livros narrados por um personagem masculino e na literatura YA isso não é tão comum, causa mais curiosidade. Isso é o que me faria ler este livro, mesmo que a premissa não tenha me deixado tão desesperada assim.
    Beijos
    Estilhaçando LivrosCantar em Verso

    ResponderExcluir
  10. Oi, flor!!
    Já tinha visto esse livro por aí!
    A Verus arrasa nas edições, esse livro tá lindo <3
    Espero ler em breve ;)

    Bom final de semana ;)
    Beijinhos :*
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir
  11. Oi Sarah,
    Confesso que achava que poderia ser um livro bobo, preciso ler algo da autora para conhecê-la. Gosto muito da Verus e com sua resenha, vou dar uma chance a história!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi
    que interessante uma história cheia de descobertas e narrada por um garoto, parece ser leve e gosto de se ler, depois vou colocar na lista como desejado, você me deixou curiosa.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sarah!
    Não tenho vontade de ler este livro. Meio que estou saturado de histórias previsíveis assim, e provavelmente não me agradaria totalmente.
    Fico feliz que tenha gostado da leitura. Deu para perceber que você concluiu a leitura satisfeita.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo