Resenha: Blackbird. A Fuga - Anna Carey

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016
Uma garota acorda nos trilhos do metrô de Los Angeles sem lembrar quem é. Há uma mochila a seus pés contendo uma troca de roupas, mil dólares em espécie, um número de telefone e a instrução "Não ligue para a polícia". Perguntas rodopiam em sua cabeça. Quem é ela? Como chegou ali? O que ela fez? O que significa a tatuagem de um pássaro e o código FNV02198 em seu pulso? Ela mal tem tempo para descobrir a sua identidade, e logo percebe que está sendo caçada. Precisa fugir desesperadamente. Não sabe quem são eles, não sabe em quem deve confiar. Só há uma coisa que sabe com certeza: eles estão tentando matá-la.









Autor: Anna Carey   Páginas: 230   Editora: Plataforma 21

Blackbird é um livro que me deixou completamente dividida. Por um lado foi uma história que gostei e li em uma sentada, me prendeu muito e que tem um jeitão de filme de suspense juvenil com uma premissa realmente muito boa. 
Por outro lado, a narrativa não foi exatamente digna de uma medalha de ouro... Ás vezes isso acontece mesmo. Topamos com histórias geniais, porém, a maneira como são narradas acabam formando uma barreira entre o livro e o leitor e aí fica difícil "sentir" a leitura. Na verdade, acho um pouco injusto dar um 3 à um livro que li tão rápido e que me deixou vontade de seguir com a continuação... Mas também, com uma narrativa tão difícil de absorver, também acho injusto dar um 4 sabe? Daí se nota que até mesmo a minha pontuação está bem dividida dessa vez...

Blackbird é a primeira parte de uma dualogia que possuí uma premissa que pode até parecer comum, mas consegue prender desde o início.
Uma garota aparece nos trilhos do metrô. Sofrendo de uma amnésia profunda, ela não sabe para onde ir ou à quem buscar... Em sua mochila encontra apenas um bilhete com um misterioso número de telefone... Ela sabe que a única chance que tem de receber respostas é ir atrás dessa pequena esperança.
Quando a esperança se desvanece, Sunny, nossa protagonista, descobre que pode estar envolvida em um jogo sádico e mortal, no qual parece estar completamente presa. 
O desafio de Sunny é não apenas descobrir quem é, mas também descobrir quem são as pessoas que seguem em seu encalço e parecem estar determinadas em matá-la. 
A grande dúvida que surge na cabeça do leitor sempre será quem é a misteriosa protagonista que, embora apresente-se como alguém inocente, uma vítima, à todo instante novas descobertas vão aparecendo para colocar em xeque o verdadeiro caráter de Sunny (cujo nome verdadeiro sequer é Sunny... esse é um pseudônimo escolhido por ela e que será usado durante a primeira parte da saga para identificá-la).

Eu sinceramente gostei muito de Blackbird, a Fuga. Tratando-se da primeira parte de uma dualogia, o livro nos prende até a última parte, apresenta várias reviravoltas impressionantes (eu não pude prever nenhuma com antecedência), personagens suspeitos e um final de infarto, que inexplicavelmente te deixa roendo as unhas esperando para conferir a próxima parte.
Até aqui só elogios né? 
Mas é verdade, o livro realmente merece esses elogios, pois faz jus.

Imagen relacionada

E afinal, o que deu errado?
A narrativa em segunda pessoa, infelizmente. A narrativa em segunda pessoa seria basicamente uma pessoa te contando sobre um fato que aconteceu com você mesmo. Confuso  e arriscado, não acha?
Eu particularmente já não sou fã nem da narrativa em terceira pessoa, poucos livros costumam me prender quando contados dessa maneira, porém, há exceções que me encantaram, pois tudo depende de como o autor consegue passar ao leitor as emoções de cada personagem. 
Anna Carey, escolheu utilizar a pouco comum narrativa em segunda pessoa, e não foi muito feliz na escolha. Houveram momentos em que tudo ficou extremamente confuso ao longo da história, eu não conseguia me sentir completamente conectada à nenhum personagem e por alguns capítulos me senti tão perdida ao ponto de não saber de quem realmente a autora falava em certa frase específica.
O grande problema está em que o narrador aqui não é o tipico narrador onipresente que vai narrando como se estivesse vendo as coisas acontecerem. Esse narrador de Blackbird na verdade está apenas contando à Sunny como as coisas ocorrem. A impressão que se passa é a de que Sunny está escutando uma história que já aconteceu e o narrador fala com a protagonista tudo o que vê e sente. O leitor fica como alguém que está escutando uma conversa entre duas outras pessoas... Não sei, ficou estranho e na minha sincera opinião, teria desfrutado muito mais desse livro se a autora tivesse optado por uma narrativa em primeira pessoa, na voz da própria Sunny.

Sunny é um personagem fácil de gostar, porém, como já disse, ficou difícil sentir qualquer conexão forte com a personagem. Além de Sunny, teremos a diversos outros personagens que entram e saem da trama, suscitando dúvidas no leitor quanto às suas verdadeiras motivações já que Sunny parece estar em um jogo em que corre contra o relógio para salvar a sua própria vida.

O final me deixou boquiaberta de verdade, até esperava esse tipo de reviravolta mas confesso que muitos fatos me pegaram totalmente de surpresa e, felizmente, ficou aquele gostinho de "preciso ler a próxima parte e saber como essa história termina"...

Resumindo, Blackbird é um livro com seus prós e contras que pode resultar maravilhoso para alguns e algo difícil para outros, como eu, sentem uma certa dificuldade com certas forma de narrar. Ainda assim, a premissa bem trabalhada e as fortes cenas de ação e suspense conseguem garantir uma boa leitura e o interesse para conhecer o desfecho definitivo dessa história.



Alice Duarte
25 invernos, Mãe de dois, Casada, Leitora compulsiva, Drama queen, Fashion victim, Coffee addict, Intento de blogueira. Autora do blog Um Blog Litteraire.

20 comentários:

  1. Oi Alice!
    Eu gostei da premissa do livro, adoro quando o livro vem com esse negocio de "não sabe quem é e precisa descobrir" hahahah.
    Infelizmente to com um pé atrás por conta da narrativa em segunda pessoa, já livros assim e fiquei do mesmo jeito que você, perdida. :(

    De qualquer forma darei uma chance para o livro e colocarei na minha lista. :)

    Beijinhos!
    www.auniversitaria.com

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar muuuuito desse livro e tá na minha wishlist de 2017!! Amei seu blog, to seguindo aqui <33

    xox
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  3. Oi, Alice!
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, e te entendo com relação as estrelinhas do livro, as vezes fica difícil dá uma nota. Apesar da narrativa não ter sido agradável, o livro parece que tem uma boa história, valendo a pena a leitura!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Alice, tudo bem?
    Já li " Era uma vez" (acho q o nome é esse,rs) dessa autora e não gostei muito por isso fiquei com medo de ler esse. Mas após sua resenha, vou tentar lê-lo.
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie!

    Pela sinopse só já me deixou curiosa, depois que li a resenha então... Eu gosto muito de um suspense, aquele thriller... Me interessei! Bjs,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Alice!
    Que bom que, no fim das contas, foi uma boa leitura.
    Eu não sabia que era duologia. Agora que já sei, vou arriscar começar a ler.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário
    Participe da promoção de três anos de Um Oceano de Histórias
    Participe do Sorteio de Final de Ano

    ResponderExcluir
  7. Oi, Alice! Eu já estava desanimada com o livro pela sua nota, mas depois de ler a resenha, eu fiquei bem mais animada para ler. O fato de estar narrado em segunda pessoa é um problema, nunca li nada assim, não sei se vou conseguir, mas vou tentar. Gostei da premissa e dessa coisa toda das reviravoltas.
    Beijo! Leitora Encantada
    Participe do Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Não conhecia o livro, mas o enredo me despertou interesse. Adorei sua resenha.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    não conhecia o livro, mas parece ser bem interessante.
    Curti bastante a resenha

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    3 livros por 20 reais

    ResponderExcluir
  10. Oi Alice,
    Sempre admirei a capa desse livro, mas essa é a primeira resenha que leio sobre ele. Eu fiquei curiosa pra ler, amo suspense hehe'
    Mas a narrativa em segunda pessoa já me desestimulou um pouco, já li livros muito bons escritos assim, mas parece que não é esse o caso né?! haha'
    Gostei muito da tua resenha, deu pra perceber bem qual foi o seu sentimento em relação ao livro

    Beijos
    colecionandoprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
  11. GENTEEE Amei a capa e ameeei essa resenha *---* Como faz pra ler ele agora?? Vou ter que comprar kkkkk
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Já conhecia o livro mas não sabia sobre o que se tratava e amei a premissa assim que li sua resenha! Vou procurar para comprar.
    Beijos
    https://focadasnoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, Alice.
    Menina acho que nunca li um livro sendo narrado assim. Prefiro terceira pessoa diferente de você, só gosto em primeira quando o personagem que está narrando vale a pena. Acho que me arriscaria na leitura, porque a sinopse é muito interessante e já fiquei aqui doida para saber mais sobre a história hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Oi Alice tudo bem?

    Eu sei como é esse sentimento de gostar de um livro, mas saber que ele não é lá essa coca-cola toda hehehehehe Fiquei curiosa com a resenha em segunda pessoa, acho que nunca li nada assim! Adorei a resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  15. Olá, Alice! Tudo bem?

    Gostei bastante da sua opinião, mas devo confessar que desde a estreia do mesmo no mercado literário brasileiro, não senti muita vontade de ler. Entendo quando menciona que o livro foi uma leitura prazerosa, mas conseguiu analisar que ao todo o livro não é isso tudo, ou seja, ele te agradou, mas ao mesmo tempo possui falhas significativas que o tornam uma leitura boa, mas não excepcional. Recentemente também li um livro que me passou a mesma ideia. Amei, porém havia algumas falhas que me fizeram dar três estrelas.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Alice.
    Faz tempo que quero ler esse livro, já ouvi muitos elogios.
    Mas fiquei um pouco decepcionada ao ver que a narrativa desgastou um pouco a história. E puxa que chato que não conseguiu se envolver com nenhum personagem, é horrível quando isso acontece.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  17. Nossa. toda vez que eu vejo a sinopse desse livro eu fico louca pra ler, porque o enredo é muito interessante. Mas aí eu vou ler a resenha e sempre que eu me deparo com as pessoas falando sobre a narrativa, eu me lembro porque não li até hoje. A narração é responsável por 80% do livro, a história pode ser incrível, mas se a narração for chata, é impossível gostar. Da mesma forma, que uma narração incrível consegue até salvar aqueles enredos fraquinhos. Se essa história fosse narrada em primeira pessoa, ela seria perfeita!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2016/12/top-5-meus-filmes-favoritos-da-netflix.html

    ResponderExcluir
  18. Oi Alice, tudo bem?

    Mais uma vez você arrasou na resenha, conseguindo passar extamente o que sentiu. A sinopse do livro é realmente instigante, dá vontade de correr para lê-lo no mesmo instante. Que lembre, não li nenhum livro narrado em segunda pessooa e talvez achasse-o tão cansativo quanto você e isso é decepcionante, pois um livro tão bom acaba sendo manchado por uma narrativa que não se adequa. Irei comprá-lo e me arriscar na leitura!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  19. Eu não conhecia o livro, mas achei a premissa muito interessante. Só esses pontos negativos é que me deixaram com um pé atrás, mas mesmo assim acho que vale a pena arriscar, hehe.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  20. Oi Alice, vi esse livro na Bienal comprei e até hoje não li. Achei a sinopse muito interessante, porém após ler sua resenha bateu aquela vontade de ler. Acho que chegou a hora, mesmo com essa narrativa estranha, espero também gostar da leitura.
    Bjs
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo