Resenha: Imperfeitos - Cecelia Ahern

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016
ImperfeitosCELESTINE - A perfeita filha, namorada e irmã. O modelo exato de cidadã. Em um mundo de regras, não pode nem sonhar em contrariar o Tribunal, ainda mais sendo a namorada do filho do grande juiz. No entanto, quando Celestine percebe que as leis vão contra ao que julga ser certo, sua vida começa a ruir, e ela precisa saber se será forte o suficiente para encarar o julgamento mais severo de todos.                                                                                

Celestine North vive em uma sociedade que rejeita a imperfeição. Todos aqueles que praticam algum ato julgado como errado são marcados para sempre, excluídos da comunidade, seres não merecedores de compaixão. Por isso, Celestine prefere viver a vida perfeita. Ela é um exemplo de filha e irmã, é uma aluna excepcional, bem quista por todos no colégio, além do mais, ela namora Art Crevan, filho da autoridade máxima na cidade, o juiz Crevan. Em meio a essa vida perfeita, Celestine se encontra em uma situação incomum, que a faz tomar uma decisão instintiva. Ela faz uma escolha que pode mudar o futuro dela e o das pessoas ao seu redor. Ela pode ser presa? Pode ser marcada? Ela poderá se tornar, do dia para noite, imperfeita? 

Nesta distopia deslumbrante, a autora best-seller Cecelia Ahern retrata uma sociedade em que a perfeição é primordial e quem cometer qualquer ato falho será punido. A história de uma jovem que decide tomar uma posição que poderá custar-lhe tudo. 

Autor: Cecelia Ahern      Páginas: 320     Editora: Novo Conceito     

Imperfeitos é um livro que me picava a curiosidade desde o início. Amo distopias e a história se vê bastante original. Se trata de uma dualogia, assim que se espera uma trama mais ágil e sem tantos rodeios e além disso, sejamos bem honestos, o nome Cecelia Ahern deixa os fãs mais do que curiosos. 
Cecelia, que é uma referência em novelas românticas, merece aplausos mais uma vez. E digo isso, não apenas por arriscar-se em sair completamente do seu gênero, lançando-se em uma história nova dirigida à um público diferente dos que costumam acompanhar sua trajetória, como também por haver acertado em cheio nessa nova tentativa. 
Quem pensava que Cecelia deixaria a desejar como autora de distopias juvenis, se equivoca muito. 
A autora consegue manter um bom ritmo, construir uma história cheia de suspense e com personagens que conseguem prender e conquistar.

Imperfeitos nos apresenta uma sociedade em que as atitudes morais e de caráter de uma pessoa são julgadas até o mais forte extremo. 
Uma simples mentira, um mero deslize de comportamento tem consequências nefastas. Os que sucumbiram e cometeram algo moralmente reprovável são marcados por toda a vida, dependendo do crime cometido. Alguns estão marcados no pé, outros na mão, há aqueles que possuem a testa marcada, outros o peito, bem no centro, e a pior de todas, aqueles que são marcados na língua. A marca da rejeição, dos traidores, dos não confiáveis, um enorme I de "Imperfeitos", deve-se ser deixada à mostra, para que todos saibam que aquela pessoa é alguém "mal", e que deverá viver desde então uma vida de regras e privações, desde uma dieta alimentar mais básica, até ter seus direitos de liberdade privados, como a proibição de viajar fora do país e o toque de recolher. Os que não cumprem as rigorosas normas, são julgados novamente pelo terrível Tribunal do juiz Crevan e poderão ser castigados das mais diversas maneiras, e até mesmo o mero ato de ajudar à um "imperfeito" acarreta em crime.


Celestine North sempre foi a garota perfeita. Celestine possuí as melhores notas. é uma filha exemplar, uma aluna modelo, uma cidadã que respeita as regras e que aprova uma e cada uma das sanções impostas aos ditos "Imperfeitos". Afinal, aquelas pessoas certamente fizeram algo bastante mal para estarem nessa situação, certo?
Como se fosse pouco, Celestine é a namorada de Art Crevan, o filho do temido juiz Crevan, responsável de julgar e condenar os atos dos imperfeitos. 
Quando uma situação inusual mexe com as emoções de Celestine, ela não consegue se controlar ao ver um idoso "imperfeito" sucumbir diante dela. Em um ato de compaixão, Celestine ajuda ao idoso e por causa desse momento de fraqueza Celestine é presa, acusada de ajudar à um "Imperfeito". Marcada também ela como Imperfeita para servir como "exemplo" à todos os que ousarem ajudar à um imperfeito, Celestine agora deverá aprender a sobreviver em uma sociedade que pode ser mais do que cruel com aqueles que considera indignos. 
Vítima do preconceito, atacada física e moralmente, a garota, antes menina exemplar, se torna marginalizada pelos próprios amigos e somente poderá contar com o incondicional apoio de seus pais. 
O que ninguém sabe é que o juiz Crevan coleciona cada vez mais um número maior de inimigos, e que Celestine poderá se tornar o modelo e a porta voz de uma nova corrente, que talvez não esteja determinada à seguir as regras rígidas e questionáveis do Tribunal. Porém, em um jogo em que é apenas mais um peão de um grande tabuleiro, Celestine descobrirá o que é amadurecer em meio ao pavor e ao medo e descobrirá que às vezes o sabor amargo da traição vem de onde menos se espera.

"Enquanto isso, eu penso nas centenas de pessoas ao longo da década que também cruzaram por esses corredores. Na primeira vez, ainda eram consideradas Perfeitas. Na volta, Imperfeitas".

Narrado em primeira pessoa, sob o ponto de vista da própria Celestine, o leitor conhece em primeira mão os dois lados da moeda: quando Celestine era a garota privilegiada, a namorada do filho do poderoso juiz, a garota de família respeitável que possuía um futuro promissor para, em um segundo momento, transformar-se em um pária da sociedade, discriminada e relegada de seus direitos. Embora trate-se de uma distopia, o livro também é um grande questionamento acerca do que realmente é imoral ou moral em nossa sociedade e até que ponto, na ânsia de sermos perfeitos, podemos agir de maneira cruel e desumana com outras pessoas, à quem julgamos, ainda que inconscientemente,, por seus erros e desvios.
A autora nos convida a viver, junto com Celestine e outros, todos os lados da vida de um Imperfeito em uma sociedade que se considera moralmente perfeita, quando na verdade, possuí as sementes da corrupção bastante fincadas no seu mais profundo patamar.

Confesso que nos primeiros capítulos Celestine me irritava. Odiava ver aquela típica protagonista de distopia: ingênua, tola e que acata e aceita tudo sem jamais questionar. A protagonista inclusive chega a ter algumas atitudes que farão o leitor torcer o nariz. 
Quando a garota é finalmente marcada, ocorre toda uma mudança de personalidade, e Celestine descobre, através de sua punição, como ser uma pessoa mais consciente, mais valente e mais segura de suas escolhas, e dessa nova versão de Celestine eu gostei e muito.

Além de Celestine conheceremos diversos outros personagens que despertam todo um rol de emoções no leitor. Alguns vão chegando sem grande alarde, para logo tornarem-se também eles peças fundamentais dessa trama surpreendente, escrita com talento e genialidade por Cecelia Ahern.
Entre os personagens, fiquem atentos à família de Celestine, Carrick e também Pia Wang, personagens que, inesperadamente, surpreendem.

A narrativa de Cecelia é absolutamente genial. Parece bastante confortável escrevendo distopias e fica até mesmo difícil de acreditar que essa é a sua primeira investida no gênero. Cecelia simplesmente arrasou, apresentando uma história envolvente, com as doses certas de ação, suspense e romance, com reviravoltas que me deixaram insegura e incerta sobre o rumo da história e com um final que não me deixa indiferente, mas sim, esperando curiosa pelo desfecho definitivo dessa história que, embora possa parecer similar à outros livros já publicados, consegue se destacar e se diferenciar, deixando claro que Cecelia Ahern possuí talento para conquistar e entreter à todo o tipo de leitor.



Alice Duarte
25 invernos, Mãe de dois, Casada, Leitora compulsiva, Drama queen, Fashion victim, Coffee addict, Intento de blogueira. Autora do blog Um Blog Litteraire.

32 comentários:

  1. Oi Alice, tudo bem?
    Uau, que resenha! Confesso que não sou muito fã de distopias, mas essa chamou muito a minha atenção! Com certeza deve fazer uma critica a sociedade também né? Vou procurar mais a respeito!

    Beijos!
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ô MEU jESUS! Q coisa mais linda é essa aqui!? Amei sua resenha principalmente porque preciso ler esse livro e queria saber coisas positivas sobre ele. Adoro a Cecelia, sou um fã declarado mesmo. Parabéns pela resenha linda.

    PS: esse I de imperfeito na língua me deu um a agonia terrível!rs. Mas adorei a ideia das marcas.

    B-jão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, moça!!
    Nunca li nada da Cecília.
    Fiquei um pouco com pé atrás por ter achado o filme Ps. Eu te amo, bem cansativo.
    Sei que não se deve julgar um livro pelo filme (ha ha), mas fiquei me perguntando como o livro não seria cansativo, depois de ver o filme daquele jeito.
    Vendo agora você apresentar uma obra dela que eu ainda não conhecia, me empolga um pouco. Pelo visto esse segue uma linha diferente dos outros (estou errada?!) Vou pensar em dar uma chance para esse.
    Ficou ótimo seu post!

    Beijo grande :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Alice, tudo bem?
    Eu recebi este livro e estou doida para conferir esta nova escrita da Cecelia. Gostei muito da sua resenha e espero gostar do livro na mesma medida. Um feliz 2017! Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Alice, apesar de ser novata no mundo da Cecelia Ahern, eu tenho tudo para acreditar que esse livro vai fazer com que eu me apaixone pelos livros dela. Desde que eu vi pela primeira vez essa história de Imperfeitos que eu fiquei fissurada.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  6. Fechar o ano favoritando um livro é tudo de bom.
    Não acompanho o trabalho da Cecelia, li apenas um livro da autora, mas não foi nada tão marcante. No entanto a proposta de Imperfeitos me deixou curiosa, sou fã de distopias e não dispenso sugestões.
    Vou ler.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  7. Oi Alice, tudo bem???
    Nunca tive vontade de ler os livros da autora.. tá talvez de um, mas não cheguei a cogitar a compra... não sei... não me sinto atraída... mas quando se fala de distopia uma de minhas temáticas favoritas de todos os tempos... saio correndo para saber mais sobre a história e vou te confessar que sua resenha me ganhou e claro que eu coloquei o livro no meu skoob como desejado... quero este livro e saber que se trata de uma duologia, melhor ainda... sua resenha ficou perfeita... destacou os pontos necessário para instigar a curiosidade... me senti assim querendo esse livro pra ontem... Xero!!!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. O! Eu amo Cecelia Ahern, muitos têm medo de ler os livros dela, por causa do filme P.S Eu Te Amo. Se soubessem que o livro é incrível ♥️♥️♥️ Estou surpresa com essa nova aposta dela, bem diferente de tudo que ela escreveu. Estou curiosa para ler, beijos!

    Click Literário 

    ResponderExcluir
  9. Oi Alice,

    Eu conheço a autora de outro livro, que me deixou com bastante raiva diga-se de passagem, mas esse eu fiquei muito curiosa para ler. Amo distopias e achei a proposta desse interessante, estou atrás dele, vamos ver quando poderei ler. :)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  10. Gostei da resenha Alice. Pelo visto, parece que a Cecelia Ahern acertou em cheio ao escrever sua primeira distopia, hein? Beijo!


    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  11. Ver sua avaliação me animou mais para ler.
    Quero iniciar a leitura no inicio do ano *_*
    Ansiosa e curiosa.

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  12. Oi Alice, sua linda, tudo bem?
    Nossa!!! É a primeira vez que fico tipo: PRECISO DESSE LIVRO, em se tratando de Cecilia Ahern. Já li algumas resenhas negativas dos livros dela, por isso nunca me animei muito em conhecer suas obras. Mas definitivamente, Imperfeitos vai para o topo da minha lista de desejos depois dessa resenha que adorei!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá! Amo distopia, mas não conhecia essa, adoreeei! Parece ser bem diferente, já vou colocar na minha lista para ler!
    Não conhecia o livro, mas sua resenha me deixou super curiosa!
    Beijo!

    Books Many Books
    Facebook

    ResponderExcluir
  14. Olá, que livro é esse??? Ainda não li nenhuma distopia mais em 2017 com certeza vai para minha leitura, gostei muito da resenha e fiquei impressionada com a protagonista, fiquei muito curiosa em como ela vai superar isso tudo. Feliz 2017!!!

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, Alice.
    Eu quero muito ler esse livro mas vou esperar lançar o outro para ler os dois juntos. Eu estou bastante curiosa para saber como a autora se saiu fora de seu gênero de conforto. Que bom que gostou tanto dele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Oi, Alice.
    Tenho muita vontade de ler uma obra da Cecelia Ahern. Também nunca li uma distopia, mas adoraria iniciar no gênero com este livro.
    Gostei bastante da premissa, principalmente pela obra questionar o que é perfeito ou imperfeito. Acho uma leitura muito válida.

    Abraço e boas festas!
    Tudo Online

    ResponderExcluir
  17. Oi, Alice!
    Eu fiquei super curiosa em ler esse livro assim que vi que ele seria uma distopia. A Cecelia arrasa nos romances e espero gostar tanto desse quanto dos demais da autora.
    Gostei muito da sua resenha e acredito que essa deva ser uma leitura cheia de tensão, o que é ótimo e típico do gênero! :D
    Um beijo,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Alice, tudo bem?

    Eu não li ainda, mas a Cecelia me parece uma autora muito boa, arriscando inclusive em outros gêneros. Gostei da premissa, espero poder conferir o livro em breve!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  19. Oi, Alice! Tudo bem!

    Seu blog é muito lindo, sério é muito perfeito!
    Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas achei ele muito interessante! Acho que já está na minha enorme lista de livros para ler de 2017!

    http://www.magiaesonhar.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Alice!
    Eu nunca li nada da Cecelia, mas tenho vontade de ler esse. Queria ver como ela se saia nas distopias.
    Eu tenho um sério problemas com mocinhas de distopias. Poucas realmente me agradam.
    Mulher, Corte de Rosas e Espinhos não tem nada a ver com Trono de Vidro. Parece que foi até escrito por outra pessoa. Eu leio as duas séries e garanto que o talento todo da mulher foi pra Corte de Rosas e Espinhos hahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário
    Participe da promoção de três anos de Um Oceano de Histórias
    Participe do Sorteio de Final de Ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora sim me convenceu Lu, quando vc disse que os dois não tem nada a ver um com o outro, aí me sinto mais segura. Nossa, não gostei mesmo de Trono de Vidro, mas quero dar uma chance pra Corte de Rosas e Espinhos, meio que me reconciliar com a escrita da autora...

      Bjs

      Excluir
  21. Oi, Alice! Tudo bem? Eu tenho esse livro aqui e ele desperta muito o meu interesse. Espero lê-lo em breve e gostar dele tanto quanto você gostou.

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá Alice, tudo bem?
    Já vi muitas resenhas negativas desse livro, que me deixaram sem vontade de lê-lo.. Mas depois da sua resenha, vou repensar. Hahaha
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oie Alice =)

    Eu tenho um pé atrás com a Cecelia =( Li bons livros dela, mas a minha decepção com PS Eu Te Amo ainda não passou totalmente. E tipo amo o filme, mas não consegui me envolver tanto com livro.

    Porém não nego que essa nova empreitada da autora me chama a atenção. Afinal, ela foi bem corajosa depois de tantos romances de sucesso lançados, se aventurar pelo estilo distópico.

    Pretendo dar uma chance a série mais para frente, até por que se levarmos em conta o histórico da editora a continuação pode demorar para ser lançada rs...

    Beijos e um Feliz Ano Novo para você e sua família!
    ;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que medo Ane...
      Fiquei sabendo à pouco tempo desse histórico negativo da editora... Uma pena de verdade, espero que com esse seja exceção e publiquem logo.

      Bjs

      Excluir
  24. Olá Alice!

    Eu também amooo distopias, mas ainda não consegui ler esse.
    Mas estou bem curiosa, amo a autora e imagino que eu ia amar esse livro também!

    Beeijos

    ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Alice,
    Sério que se tornou favorito? Eu adoro distopias, vou procurar para ler essa também!
    Adorei a dica e um feliz 2017 para você.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oie
    Li somente um livro da autora e sou curiosa para ler outros. Este tem um enredo muito bom, e faz tempo que eu não leio algo distópico.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi, Alice!
    Já li alguns livros da autora e confesso que não consigo imaginá-la escrevendo uma distopia. Fiquei muito curiosa, de verdade! Pela sua resenha, a empreitada dela foi muito bem sucedida. Vou tentar ler em breve.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  28. Oi Alice, tudo bem?
    Estou ocm esse livro aqui na minha estante para ler.
    Adoro distopias, tenho certeza que eu vou gostar bastante.

    Desejo um excelente ano novo cheio de paz, saúde e felicidade!!!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  29. Oi, Alice

    Recebi esse livro e vai ser lido em dado momento. Sua resenha está incrível e gostei de saber que você gostou tanto assim, mas eu lerei com as expectativas bem lá em baixo, pois fui ler O Ano Em Que Te Conheci e não curti quase nada, foi uma decepção.
    Mas vou torcer para gostar!


    Beijo
    - Tami
    www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  30. Oi, Alice! Que resenha incrível. Quando li o nome da autora, estranhei um pouco. Exatamente por pensar nela como escritora de romances, até desconfiei não se tratar da mesma pessoa. No entanto, ainda não li nada da autora, mas sempre tive curiosidade. Nada como senti lendo essa resenha, que com certeza já colocarei na minha lista para ler ainda esse ano.
    Adoro distopias e como elas nos fazem refletir sobre certos pontos atuais da nossa sociedade. Acho que vou conseguir refletior muito com esse livro. Obrigada pela dica!

    Abraços
    https://constelacaopyxis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo