Resenha: Uma loucura discreta - Mindy McGinnis

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016
Boston, 1890. Asilo Psiquiátrico Wayburne. Grace Mae vive um pesadelo: forçada a passar seus dias reclusa num manicômio, em meio a insanos de todo tipo, sobressaltada por gritos de horror a cada noite. Grace não é louca. Apenas não consegue esquecer os terríveis segredos de família. Terríveis o suficiente para calar sua voz - jamais ouvida por ninguém, a não ser ela mesma, dentro de sua mente brilhante. Mas, quando uma crise emocional violenta traz sua voz à tona, Grace é confinada em um porão escuro. É nesse momento em que ela conhece o dr. Thornhollow, um estudioso de psicologia criminal. Dona de um olhar aguçado e de uma memória prodigiosa, Grace passa a auxiliar o médico em investigações.  Ambos escapam para uma instituição mais segura em Ohio, em busca de amizade e esperança. Mas a tranquilidade dura pouco: surge um assassino em série que ataca brutalmente jovens mulheres. Grace seguirá no encalço do criminoso, mesmo tendo de enfrentar seus próprios fantasmas. Em um thriller eletrizante, Mindy McGinnis explora com maestria narrativa a tênue linha entre sanidade e loucura, revelando o lado obscuro que existe em todos nós. 

 Autor: Mindy McGinnis  Páginas: 388  Editora: Plataforma 21  ISBN: 9788592783020

"Uma loucura discreta" nos traz Grace Mae uma interna do asilo psiquiátrico Wayburne em Boston. Grace não está lá por ser louca, mas para manter as aparências de sua família, afinal uma jovem grávida sem ter um noivo é uma grande vergonha. Trancada em um ambiente cercado por insanos, Grace guarda suas lembranças para si mesma, que são tão horríveis a ponto de calar sua voz, que agora só se manifesta dentro de sua própria mente e nunca foi ouvida por ninguém da instituição. 

É nesse asilo, aguentando fortes repressões, que Grace passa por uma crise, trazendo à tona sua voz e a fazendo atacar o Dr. Heedson, causando seu trancafiamento em um porão obscuro. No subsolo, Grace conhece dois médicos que irão mudar sua vida: Falsteed, um interno capaz de ler as pessoas através dos odores que elas emanam; e o Dr. Thornhollow, um psiquiatra, estudioso do comportamento humano, que realiza cirurgias em pacientes para mudar a personalidade deles. Eles vêm em Grace uma mente brilhante, astuta, observadora e sã, e ajudam a garota a fugir daquele asilo cruel, levando-a para Ohio como assistente do Dr. Thornhollow. 

“(...) – Agora estes são os seus amigos, Grace Mae. Um maluco que se alimenta de câncer na escuridão e outro que caça um tipo diferente de assassino, o tipo que sorri para você à luz do dia. Esta é sua nova vida. Espero que consiga suportá-la. ”


Em Ohio Dr. Thornhollow e Grace moram em uma outra instituição psiquiátrica, bem mais humanitária que a de Boston, tratando os pacientes como pessoas de verdade. É no calar da noite que a garota e o doutor viram cúmplices, visitando cenas de assassinatos e montando perfis psicológicos para os supostos assassinos. Porém, tudo muda quando um assassino em série entra em cena e eles não conseguem decifrá-lo.


O livro é narrado em terceira pessoa, confesso que eu não gosto muito dessa narração, mas nesse caso nos proporcionou uma ampla visão de todos os acontecimentos da história, consequentemente nos envolvendo mais na trama. A escrita é bem clara e objetiva, tem um toque de terror (apesar de eu não classificar o livro como tal gênero) que torna tudo mais sombrio e misterioso. Os personagens são bem construídos, todos possuem mentes brilhantes e peculiaridades únicas, o que torna impossível confundi-los.

“ – Ninguém nunca lhe disse que beleza significa dor? – perguntou Grace. ”

Podemos dividir o livro em 2 partes: a que se passa em Boston e a de Ohio. A primeira é bem violenta, com algumas cenas bem fortes, que acabaram me assustando um pouco, pois não era o que eu esperava do livro. Mas, na segunda parte, toda a violência exagerada fica para trás e a história passa seguir um tema mais ligado ao psicológico dos personagens.

O livro aborda alguns temas polêmicos da época, como as relações de poder, em que o dinheiro valia mais que tudo, bastava uma assinatura de um homem conhecido pela sociedade e uma garota podia ser internada como louca, mesmo sem nunca ter dado indícios de tal situação. Também aborda a luta das sufragistas e o caso dos sifilíticos, que eram abandonados pelas famílias e internados como loucos, mesmo podendo realizar tratamento em hospitais normais. 


“Ela pegou o giz e escreveu novamente. Desta vez, a única coisa de que tinha certeza.

ENTÃO EU NÃO SOU NADA”

Além dos dois médicos e de Grace, o livro ainda traz outros personagens que são importantes para a trama, Nell é um deles. Ela é uma garota que está internada em Ohio porque acredita em tudo que "Barbante" diz, e ela é fundamental para o desfecho do livro. (Não posso contar mais para não dar spoilers haha) 

A capa é linda e representa bem a história, a forma como Grace fica presa em seus próprios pesadelos. Sobre a diagramação não posso opinar, pois li o livro em e-book, mas a revisão estava impecável e não encontrei nenhum errinho.

Enfim, "uma loucura discreta" é um ótimo livro, carregado de suspense e mistérios, com um toque mínimo de terror, que mostra que a linha entre a sanidade e a insanidade é muito tênue. Tenho certeza que vocês vão amar a leitura assim como eu. 


Não esqueçam de participar do nosso SORTEIO de 
"Harry Potter e a criança amaldiçoada"





Sarah Fernandes
Capricorniana, futura Arquiteta, amante dos livros, louca por um bom filme e uma bela xícara de café.

14 comentários:

  1. Oi Sarah!
    Gosto de livros nessa linha de suspense/mistério/terror! Qnd vi esse livro pela primeira vez, logo coloquei na lista, parece ser meu estilo, haha. Me lembrou vagamente Jackaby, q eu li e gostei bastante ;)
    Ótima resenha!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sarah!
    Eu tenho uma curiosidade para ler esse livro! Adoro a capa e a sinopse inicialmente me agrada.
    Digo inicialmente porque depois que avancei na leitura comecei a ver que a autora envolveu terror psicológico, aí veio o mistério, o suspense... um thriller tão cheio de "assunto" que me dá medo de a autora acabar se perdendo e deixando a desejar.

    Mas quero ler e assim que puder farei.

    Bju.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Sarah!! Tudo bem? Nossa, instituição psiquiatra e toque sombrio!! Tenso, acho que ficaria um tanto assustada, mas adorei a premissa! E tb a resenha! <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Primeira coisa que pensei ao abrir o blog "Existe a possibilidade da loucura ser discreta?" Ai a resenha e o livro se mostrou ser algo COMPLETAMENTE diferente do que eu imaginava pela capa e titulo e se eu já gostei da pegada inicial imagina depois de saber que fala sobre uma mulher internada como louca por está gravida e que o livro fala sobre feminismo! Nossaaaaa!!!! Preciso ler! E sim, gosto demais de autores que colocam em evidencia nas suas histórias o quão sutil é a linha que separa sanidade de lucidez!


    Jaci
    O Que Tem Na Nossa Estante

    ResponderExcluir
  5. Conhecendo seu blog e já seguindo pra não perder suas novidades!
    Amei esse enrendo e estou curiosa pra saber o desfecho!
    Livro salvo pras próximas aquisições!
    Quando puder dá uma olhada no meu cantinho!
    🎄
    Blog A primeira Casa

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sarah!
    Eu tinha uma ideia completamente diferente desse livro. Pensei que tinha uma pegada mais sobrenatural. Com certeza vou dar uma chance.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Natal Literário
    Participe do Sorteio de Fim de Ano
    Participe da promoção três anos de Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Uma Loucura Discreta tem uma premissa bem diferente do que eu imaginava. Jamais suporia essa pegada mais violenta e até com assassinatos.
    Agora, fiquei curioso para ler.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores, dividindo 3 livros.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Eu já vi tantas resenhas desse livro, mas eu nunca parei para entender melhor a história. Fico muito extasiada quando a trama nos surpreende com assassinatos, psiquiatras e etc. Eu confesso que também sinto um pouco de medo, mas adoraria ler o livro.
    Beijo! Leitora Encantada
    Participe do Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  9. Oie Sarah =)

    Já tinha visto a capa desse livro na Saraiva, mas a sua é a primeira resenha que leio dele. Confesso que a primeira impressão que tive foi que se tratava mais de um drama. Mas pelo visto a história tem um toque de mistério e suspense o que realmente deve deixar a narrativa bem interessante.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  10. Por essa capa eu também não esperaria um livro violento. Bom saber! E o toque de terror foi o que me deixou mais curiosa, pra entrar na cabeça da personagem e acompanhar seus pensamentos sombrios dentro do porão. Deve ser bem tenso!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Sarah.
    Não conhecia esse livro ainda, mas acredito que vou gostar bastante dele. Me interessei bastante no enredo e gosto muito de livros que acontecem investigações. E diferente de você, prefiro narração em terceira pessoa hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oi Sarah, tudo bem?
    Li esse livro recentemente também e adorei a trama que é completamente diferente do que eu imaginava ser. A história é bem instigante e aborda temas bem pesados, sem falar que coloca em pauta a doença mental de uma forma bem real e achei isso muito interessante.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sarah! Tudo bem? Socorro, eu amei a capa e a premissa do livro. Sério mesmo. Fiquei com muita vontade de lê-lo! ^^

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi
    não sabia sobre o que esse livro falava, mas agora super chamou minha atenção depois da resenha, já fiquei curiosa com a leitura e até salvei o nome aqui,

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo