Resenha: Sociedade da Rosa- Marie Lu

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017
32195601Nome em ascensão na literatura young adult, Marie Lu conquistou seu lugar na lista dos mais vendidos dos EUA com as séries Legend e Jovens de Elite, ambas com direito de adaptação para o cinema adquiridos por grandes estúdios. Sociedade da Rosa é o segundo volume da saga de fantasia medieval Jovens de Elite, e mostra a jovem Adelina Amouteru com sede de vingança. Depois de ser renegada pela família, ela é traída por aqueles em quem confiou, e parte em busca de outros malfettos - sobreviventes da febre do sangue que, como ela, possuem dons fantásticos -, para formar um exército próprio e combater a Inquisição do Eixo. Mas o ódio e o medo que a alimentam podem levá-la por caminhos perigosos, e uma oferta tentadora vai testar a verdadeira natureza de seus poderes e a sua personalidade. Uma sequência de tirar o folego para uma saga épica. 



❤ Autor: Marie Lu    ❤ Páginas: 336     Editora: Rocco

 

Segunda parte da série de Marie Lu, Jovens de Elite, prometo que essa resenha será mais curtinha. É que pra mim resulta muito complicado resenhar continuações de série sem soltar nenhum spoiler... então melhor usar poucas palavras do que estragar a surpresa, certo?

Nesta segunda parte nos topamos com uma Adelina ainda mais sombria e desejosa de vingança contra aqueles que tentaram destruí-la e aqueles que a abandonaram. 
O livro é cheio de cenas de ação, conspirações mil e umas reviravoltas que não pude prever de maneira nenhuma. 
Geralmente, dizemos que o segundo livro de uma trilogia tende a ser um livro "ponte", intermediário entre a introdução da primeira parte e o desfecho final da terceira parte porém, em Sociedade da Rosa, o ritmo alucinante e os acontecimentos diversos escapam à essa velha regra. 



Jovens de Elite me encantou bastante, por conta dessa protagonista tão diferente, até mesmo obscura. Porém Sociedade da Rosa até aqui se torna meu favorito da trilogia, pois achei que Marie Lu encontrou um ritmo certo, que prende o leitor, além de conferir aos personagens personalidades bastante interessantes.
O que mais me agrada nessa trilogia é termos essa protagonista que parece se alternar entre a vilã e a mocinha. Adelina possui bons ideais, ela quer livrar seu povo malfetto da opressão e da perseguição dos Inquisitores. Mas ao mesmo tempo escolhe se deixar guiar pela escuridão, movida por uma ambição desmedida e um desejo de vingança incontrolável. 
É raro o autor arriscar em trazer-nos justamente como protagonista alguém tão inconstante em questão de caráter, mas Marie Lu fez uma boa aposta e conseguiu criar um universo novo, com ares medievais que, capítulo após capítulo, fascina mais e mais o leitor.


O que dizer dos outros personagens? Mesmo os ditos "bonzinhos" parecem retornar nessa sequência mais do que dispostos à tudo. É como se barreiras se rompessem e aquela linha, tão frágil, que separa o bem e o mal, parece se desfazer à todo o instante e chega um determinado momento da trama em que realmente resulta impossível ao leitor saber quem realmente é o "bonzinho" e quem não é.
Além disso retorna o grande vilão da história, Teren, dessa vez ainda mais tomado pela loucura, pela obsessão, garantindo momentos de arrepiar o leitor.

Em resumo, Sociedade da Rosa é uma continuação que não decaiu em ritmo. Com momentos impactantes, reviravoltas imprevisíveis e personagens desde sempre sob suspeita, Marie Lu parece nos enveredar em uma trama que contagia pouco à pouco o leitor, tornando-se viciante e impossível de largar até terminar de ler. Que venha agora Midnight Star, a última parte dessa original série que certamente fica na minha lista de preferidas desde sempre.





Alice Duarte
25 invernos, Mãe de dois, Casada, Leitora compulsiva, Drama queen, Fashion victim, Coffee addict, Intento de blogueira. Autora do blog Um Blog Litteraire.

11 comentários:

  1. Ooi Alice, tudo bom??
    Só vejo comentários ótimos sobre a escrita da Marie Lu, mas ainda não li nada da autora,
    Adorei que ela conseguiu criar uma personagem que é tanto a mocinha quanto a vilã, o que é comum no mundo real mas raro nos livros!
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi Alice, pensa numa guria louca para ler esses livros. Eu nunca li nada da autora mas já ouvi tantos elogios que preciso dar uma conferida.
    Beijos
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Vi sua resenha do primeiro livro e já tinha ficado curiosa pelo enredo, essa série promete ser boa.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  4. Oi Alice, sua linda, tudo bem?
    Eu conheci o livro em um evento da editora e lá passaram uma entrevista com a autora contando sobre a nova série e a personagem dela. Fiquei super empolgada justamente por ela ser má. E saber que ela vai trabalhar essa dualidade bem x mal dentro da personagem me deixou mais empolgada. Estou louca para ler!!! Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Alice, tudo bem???
    Amei ler a sua resenha... pois eu comprei o primeiro livro da série, só porque foi a Marie Lu que escreveu... gostei tanto de Legend, que falei preciso deste aqui também... saber que o segundo livro continua na mesma vibe que o primeiro só me deixa mais curiosa ainda para começar a leitura e mergulhar neste enredo... Xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Alice,

    Eu ainda não li o primeiro livro dessa trilogia, porque tô esperando a Rocco lançar o box com os três. Só tenho lido resenhas positivas sobre esses livro e tô bem curiosa. Espero que quando eu ler também goste. :)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Alice, tudo bem?
    Já li o primeiro livro e gostei, mas a personagem me irritou bastante. Sendo assim, estou enrolando para ler esse... hahaha.
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler Jovens de Elite! E fico feliz em saber que a continuação continua mantendo o ritmo, sem entrar pra maldição do segundo volume hahhaa

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Alice! É muito bom quando uma continuação não cai na maldição do segundo livro! O Universo da série parece ser muito bem trabalhado, espero poder conferir logo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi Alice,
    Eu preciso ler primeiro o livro 1.
    Mas gosto muito da autora e isso me empolga para ler a série todinha.
    O final de Legend me conquistou.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Alice, tudo bem?
    Nossa que trama interessante! Eu não curto muito ler este tipo de enredo, mas gostei muito da sua resenha e confesso ter ficado curiosa sobre a série.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo