Resenha: Uma pequena mentira - K.A Tucker

segunda-feira, 13 de março de 2017
Livie, a mais centrada das irmãs Cleary, segurou as pontas após a morte dos pais num acidente em que Kacey, a mais velha, foi a única sobrevivente, e cuidou da irmã quando ela caiu em depressão. Aos poucos, Kacey superou seus traumas e encontrou a felicidade, enquanto Livie se dedicava aos estudos. Agora, no segundo do livro da série de sucesso Ten Tiny Breaths, K. A. Tucker joga o foco de sua envolvente narrativa sobre a caçula. Livie acaba de ingressar na tradicional Universidade de Princeton e está pronta para viver as emoções típicas de uma caloura, o que inclui frequentar as festas no campus, fazer novos amigos e encontrar um namorado bacana com quem possa tecer planos para o futuro. Ela só não esperava se envolver justamente com um cara como Ashton Henley, o capitão do time de remo com fama de garanhão. Com medo de ser apenas mais uma na lista de conquistas de Ashton, Livie tenta agir com a razão, como sempre fez. Mas até que ponto vale a pena dominar seus sentimentos por medo de se machucar? 

 Autor: K.A Tucker  Páginas: 352  Editora: Fábrica 231  ISBN: 9788568432952

Nesse segundo livro da série "Ten Tiny Breaths" K.A Tucker nos traz a história de Livie, a mais centrada dentre as irmãs Cleary. Depois do acidente que matou seus pais, Livie teve que lidar com sua irmã, Kacey, se envolvendo em inúmeros problemas e enfiou sua cara nos estudos, se esquecendo de manter uma vida social.

Só que agora Livie vai entrar na faculdade, e sob recomendações de seu terapeuta, ela tem que curtir essa etapa como uma típica caloura... isso significa: festas, porres, conquistas.... O problema é que a garota não está acostumada com esse mundo e deixando-se levar pela insistência do médico e de sua irmã, Livie cede e justo na primeira festa ela resolve se soltar.

Tudo seria perfeito se ela não tivesse chamado atenção de Ashton Henley, o capitão do time de remo, o maior garanhão da universidade, o típico protagonista clichê que já conhecemos. Ele é totalmente o oposto do que Livie procura em um cara, mas o destino vai fazer de tudo para que eles fiquem juntos e, às vezes, o coração pode falar mais alto do que a lógica. 





O livro é narrado em 1ª pessoa pelo ponto de vista da Livie. A escrita da autora é leve e envolvente, apesar da história ser um super clichê. Os personagens são bens construídos, mas o que me fez gostar da trama, foi a forma como K.A Tucker desenrolou todo o conflito, sem deixar o livro cansativo.

Confesso que eu não li o primeiro livro da série. Na verdade, eu nem sabia que o livro fazia parte de uma série. O que me chamou atenção para a leitura foi a sinopse, eu imaginei que seria um romance mais YA, estilo Sarah Dessen, sabem? Enfim, eu estava super enganada, mas o livro me agradou no geral, até porque eu AMO um romance. 

" Porque você não é uma garota para ficar uma noite, Irish. - Inclinando-se à frente, ele dá um beijo no meu queijo e murmura: - Você é minha garota para sempre". 

Livie é uma garota super tímida que reprimia a si mesma. No decorrer do livro, é super notável a forma como ela se desenvolve, deixa de ser a "garotinha assustada" que se privou do mundo e tinha suas decisões meticulosamente definidas, e passou a ser uma mulher decidida, disposta a experimentar, errar e começar tudo de novo pelo zero. 

Ashton é o típico modelo americano de protagonista, um galinha de primeira, que pode ter a mulher que quiser apenas estalando os dedos. Mas também é um cara cheio de traumas e inseguranças, que apesar de sua fama nada boa, não hesitou em deixar seu harém para trás e passar a investir em Livie. 

Apesar de ser um romance nada original, "Uma pequena mentira" traz alguns assuntos que eu achei interessante, como a forma que Livie era determinada em tomar certas atitudes somente porque achava que era aceitável aos olhos dos outros e não porque era o que ela realmente queria. No desenrolar da história, foi muito importante como a personagem se desprendeu dessas determinações e passou a investir naquilo que realmente ia fazê-la feliz.



Outro ponto positivo do livro são os personagens secundários. Eles têm um papel importantíssimo na trama e são tão bem construídos quanto os protagonistas, mas acredito que isso seja porque (eu acho) eles já tinham participado do primeiro livro da série. 

Em alguns momentos confesso que Livie me irritou bastante com suas inseguranças e até cheguei a achar ela um pouco mesquinha. Porém, depois me compadeci com ela, e entendi que tudo o que ela passou não tinha sido fácil e era óbvio que ela ia ter algumas "paranóias".


Enfim, "Uma pequena mentira" não é o livro perfeito, mas é super agradável e envolvente. É uma história de leitura leve e rápida, que recomendo para todos aqueles que curtem romances clichês, tenho certeza que vocês irão gostar.


Sarah Fernandes
Capricorniana, futura Arquiteta, amante dos livros, louca por um bom filme e uma bela xícara de café.

6 comentários:

  1. Oi, Sarah.
    Acredito que gostaria muito do livro, mesmo sendo clichê.
    E pelo que falou eles podem ser lidos separados né.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Também não sabia que fazia parte de uma série, eu curti muito o enredo e fiquei com vontade de ler.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie Sarah =)

    Nossa não sabia que esse livro é uma continuação de série =( Desanimei um pouco agora.

    Porém mesmo assim a premissa dele continua me deixando bem curiosa. Até por que como você falou não é preciso ler o primeiro, para entender o segundo.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  4. Oi
    nem sabia que esse livro fazia parte de outros e que era o segundo, mas me interessei pela história, parece uma leitura que deixa o leitor grudado.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Sarah!
    Não conhecia o livro nem a série, mas a história me interessou. Agora quero ler!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Hey, Sarah!
    Eu já li o primeiro livro a um tempo, e estou enrolando para ler o segundo, justamente por medo de como será a história toda narrada pela insegura porém muito séria, Livie. Mas com a sua resenha, já me tranquilizei mais. Pelo visto a Kacey volta a aparecer e isso será maravilhoso! Saudades dela... <3.
    Vai ser bom também, ver o desenvolvimento e os traumas da Livie serem desenvolvidos e colocados em foco, quando no primeiro ela era a toda certinha, cujos traumas e medos tiveram de ficar em segundo plano, porque sua irmã estava realmente muito mal. Vou parar de enrolar e ler logo! Acho que me animei enfim!! haha.
    Mil beijokas - Entre um Livro e Outro

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo