Resenha: Half-Blood - Jennifer L. Armentrout

quinta-feira, 4 de maio de 2017
22908923Os Hematoi provém da união entre deuses e mortais; os filhos dos Hematoi com sangue puro possuem poderes especiais. Ao contrário disso, os filhos dos Hematoi com mortais, não possuem. Esses serão chamados de Mestiços e só possuem duas opções de vida: ser treinados para tornarem-se Centinelas, caçando e matando Daimons ou se converterem em serviçais nas casas dos Puros. Alexandria prefere arriscar a sua vida lutando do que se ver obrigada a limpar sanitários, mesmo sabendo que um simples erro poderia enviá-la para a escravidão, de qualquer maneira. Há regras muito estritas que um estudando do Covenant deverá seguir. Alex tem problemas em se adaptar à qualquer uma delas, especialmente a regra número 1: um romance entre um Puro e uma mestiça está proibido. Por desgraça, Alex se sente atraída por Aiden, um Puro irresistível. Porém, apaixonar-se por Aiden não será o seu maior problema - se manter viva até a sua graduação no Covenant e se tornar uma Centinela sim que será um grande problema. Se ela falhar em seu dever, deverá enfrentar um futuro ainda pior do que a morte ou mesmo do que a escravidão: ela se converterá em um Daimon e Aiden será seu caçador... E isso não é nada bom... 
❤ Autor: Jennifer L. Armentrout   ❤ Páginas: 281     Editora: Spencer Hill Press 

Acredito que para todo aquele que apenas lê a sinopse de Half-Blood fica bastante evidente a semelhança desta saga com outra saga de fantasia juvenil bastante conhecida - Vampire Academy. e realmente é bastante complicado fazer a resenha sem destacar essa similitude que ambas as saga possuem, em suas premissas iniciais. Porém, desde já, quero aclarar que embora Covenant possua coisas bastante parecidas, há pontos diferentes, que fazem desta saga uma recomendação bastante interessante inclusive aos fas da outra saga. 

Covenant nos remete ao fascinante universo dos deuses e semi-deuses gregos. A mitologia grega se apresenta novamente aqui, desta vez focando nos filhos e descendentes dos famosos mitos. 
Os Hematoi são os filhos dos deuses com mortais, sao estes os famosos semi-deuses. Os filhos de um Hematoi com um mortal são os Puros. Os Puros possuem dons, e cada um deles pode controlar o fogo, o ar ou a água por exemplo. Os Mestizos são considerados uma segunda categoria, são os eternos serventes dos Puros, destinados a protegê-los, com a própria vida. Os Mestizos são os filhos de um Puro com um mortal. 
Alex se inclui nesta categoria de Mestizos, mas desde que fugiu do Covenant com sua mãe, Alex já não sabe mais como lutar e defender-se dos inimigos, os Daimon, que são criaturas que um dia foram Puros mas acabaram se convertendo à algo mal, quando decidiram alimentar-se de éter, uma substancia presente no sangue de Puros e em menor quantidade, no sangue de Mestizos. Os Daimon são fortes, ágeis e assassinos. E um deles assassinou a mãe de Alex. E agora que Alex está de volta ao Covenant, ela deverá ser duramente treinada, para poder estar ao mesmo nivel de seus companheiros. Aiden, um centinela Puro. assume o papel de Instrutor de Alex. 

Enquanto Aiden e Alex tentam recuperar o tempo perdido em uma série de treinamentos, um sentimento impossível surge entre eles. o Amor entre um Puro e um Mestizo é proibido, mas a atração que ambos parecem sentir os empurra a entregar-se a esse sentimento. Enquanto isso, os perigosos Daimon parecen estar sempre à espreita, aproximando-se cada vez mais do Covenant, e Alex será obrigada à defender-se, para salvar não apenas à si mesma, mas também aos seus próprios amigos.


A historia pode não parecer para nada inovadora, ou original. De fato, se assemelha a Percy Jackson e Vampire Academy, poderia inclusive decir-se que esta primeira parte em muitos momentos remete o leitor à estas duas famosas sagas, porém, a pluma de Jennifer Armentrout mais uma vez consegue fazer mágica, e Mestiza, apesar de um começo algo lento e de esta constante sensação de estar-se lendo algo muito parecido à outra historia já lida, prende o leitor e ao final, encanta, deixando-me com muita vontade de conferir imediatamente a segunda parte, Puro.

A história está muito bem narrada, os fatos ocorrem de maneira sucessiva e, por volta da metade, a historia toma um ritmo bastante intenso, que nao decai até o final. A autora plantea diversos conflitos, desde as relações entre os personagens até inquietantes fatos que vão sendo revelados ao longo da trama e que deixam ao leitor surpreendido em mais de uma oportunidade. Ao final, Covenant consegue distanciar-se um pouco das outras series similares e realmente termina me deixando impressionada e com a sensação de que essa saga ainda se fará bastante diferente, ao apresentar-nos giros e revelações impensadas e totalmente inesperadas. É Jennifer Armentrout e essa autora nunca decepciona, de maneira que, espero ainda por uma grande evolução nessa aga.

Quanto aos personagens, até aqui todos me chamaram a atenção. Há um rol grande personagens secundários, o que inclui os perigosos Daimon que aqui possuem nome e rosto. Entre os protagonistas, Alex é um personagem forte, que facilmente ganha o carinho do leitor, pois é valente e destemida, questionadora e muito perspicaz. Apesar de nutrir uma paixão por Aiden, ela não se torna tola ou cega, e quando necessário, sabe reagir até mesmo diante dele.
Aiden é ate aqui meu personagem favorito, um encanto de guri, leal, carinhoso e extremamente protetor, distancia-se muito do bad boy Daimon, da série Lux, de Armentrout. Gostei de notar essa diferença entre os personagens, pois isso nos deixa sem saber o que realmente esperar de Aiden.
Caleb é outro dos guris encantadores da série. É o melhor amigo da protagonista, e algo que realmente me agradou é que ao contrario de muitas outras historias, ele não é o melhor amigo secretamente enamorado pela protagonista, mas sim realmente um melhor amigo desinteressado e disposto a ajudar a Alex em tudo.
Outro personagem que me chama muito a atenção é Seth, um poderoso Apollyon (um Mestizo herdeiro de múltiplos poderes) que possui uma personalidade que nos faz questionar a todo momento se ele é de confiar ou não. 

Em resumidas palabras, Mestiza foi um principio de saga que ganhando ritmo enquanto as páginas avançam. Com uma trama que começa similar à outras famosas sagas, aos poucos a historia vai se distanciando e se tornando mais interessante, enquanto a autora aporta dados que, a menudo, surpreendem o leitor. No entanto, o excesso de informações e descrições me deixou a leitura confusa em um dado momento, e alguns dos fatos narrados durante a leitura ainda não terminam de me convencer completamente. Veremos que nos trará Puro, e a seguintes continuações, quando conheceremos mais a fundo cada personagem.



Alice Duarte
25 invernos, Mãe de dois, Casada, Leitora compulsiva, Drama queen, Fashion victim, Coffee addict, Intento de blogueira. Autora do blog Um Blog Litteraire.

6 comentários:

  1. Oi Alice, tudo bom?
    Não conhecia essa história, mas que capa linda!
    Realmente tinha me lembrado um pouco de VA ao conferir a sinopse. AMO Vampire Academy e qualquer coisa parecida com o estilo do livro já tem minha atenção.
    Personagens femininas fortes: a história já tem meu amor.
    Ótima resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Alice.
    Eu já li um livro da autora, mas de outro gênero e gostei muito da escrita dela. Esse eu não conhecia ainda e me interessei em ler. Eu não ligo de ter livros parecidos, porque quem é fã procura isso hehe. E como amo Percy Jackson, acho que vou gostar desse.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Alice, eu li um livo dessa autora e gostei bastante. Tb gosto de AV então a referência é muito boa, que pena que teve momentos confusos, mas o livro parece ser muito bom!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi, Alice!
    Nunca li nada da autora, mas amo VA e Percy Jackson. Logo, estou disposta a dar uma chance.
    Só acho que esse excesso de informação pode me atrapalhar um pouco.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Confesso que este enredo não chamou muito minha atenção, apesar que eu gosto muito de Percy. Mas adorei saber sua opinião sobre.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Alice, sua linda, tudo bem?
    Quando a Ingrid me falou desse livro fiquei louca para conhecer, por isso vim correndo ler sua resenha. Eu sou fã da autora, estou lendo a saga lux dela e surtando, risos... Você citou duas séries que são a minha cara Percy Jackson e Vampire Academy, então, isso só me dá mais vontade de ler esse livor. E sei como essa autora é capaz de fazer reviravoltas e deixar nosso apertado. Fiquei louca para ler. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo