Resenha: Pax - Sara Pennypacker

sábado, 6 de maio de 2017
Peter e sua raposa são inseparáveis desde que ele a resgatou, órfã, ainda filhote. Um dia, o inimaginável acontece: o pai do menino vai servir na guerra, e o obriga a devolver “Pax” à natureza. Ao chegar à distante casa do avô, onde passará a morar, Peter reconhece que não está onde deveria: seu verdadeiro lugar é ao lado de “Pax”. Movido por amor, lealdade e culpa, ele parte em uma jornada solitária de quase quinhentos quilômetros para reencontrar sua raposa, apesar da guerra que se aproxima. Enquanto isso, mesmo sem desistir de esperar por seu menino, “Pax” embarca em suas próprias aventuras e descobertas.Alternando perspectivas para mostrar os caminhos paralelos dos dois personagens centrais, “Pax” expõe o desenvolvimento do menino em sua tentativa de enfrentar a ferocidade herdada pelo pai, enquanto a raposa, domesticada, segue o caminho contrário, de explorar sua natureza selvagem. Um romance atemporal e para todas as idades, que aborda relações familiares, a relação do homem com o ambiente e os perigos que carregamos dentro de nós mesmos.


               ❤ Autor: Sara Pennypacker  ❤ Páginas: 280  Editora: Intrínseca
Peter perdeu a mãe quando tinha 7 anos, desde então seu convívio com o pai não tem sido fácil, ele tem um temperamento difícil e um tanto agressivo com o menino, portanto, Peter prometeu a si mesmo que jamais séria igual, e por sorte ele tinha Pax, uma raposa órfã, que faria qualquer coisa para proteger o seu menino. Ambos tem uma ligação bonita e indestrutível, como irmãos de alma. Um sempre parecia saber o que outro estava pensando ou sentindo, porém Pax precisa ir embora.

A história se passa durante a segunda guerra mundial mas não vemos muito dela, o pai de Peter  e convocado para servi no exercito, então o garoto precisa ir morar com avô que é bastante idoso e por isso não pode haver animais na casa, pode ocorre algum tipo de acidente, já que maioria dos animais são agitados e imprevisíveis. Fica claro para leitor que o pai do menino que apenas se livrar da raposa. 

Depois de ser forçado á abandonar seu melhor amigo em um lugar desconhecido, o coração de Peter estar em pedaços. Quando seu pai vai embora, o garoto não pensa duas vezes, ele joga  mochila nas costas com alimentos e coisas importantes como a pulseira da mãe, e segue seu caminho á procura de Pax. A raposa deve encontra maneiras de sobreviver, enfrentando situações difíceis e perigosos na floresta... enquanto seu menino não retorna.
"Se tivesse olhado, teria visto o menino se afastar do pai, as mãos no rosto, e teria voltado. Teria oferecido a seu menino aquilo de que ele precisasse - proteção, distração, afeto."


Pax me conquistou por vários motivos e me decepcionou profundamente por outros. A proposta do livro assim como a sinopse e completamente diferente do enrendo. A impressão que temos e que se trata de uma história emocionante, repleta de perigos e acontecimento marcantes, lagrimas e mais lagrimas, frustrações e desespero, masssss... não ocorreu nada disso. O primeiro capitulo narrado por Pax foi maravilhoso, o leitor consegue observar de perto os sentimentos do animal, quando fazemos determinadas coisas e muitas vezes não atinamos. A raposa passa bastante perrengue no inicio... no decorrer de cada capitulo (narrados por ela), podemos notar a evolução do bichinho, mas nada que já não saibamos, muitas vezes a leitura fica um pouco arrastada e você fica torcendo para acabar logo.
"Pax amava seu menino, mas acima disso, sentia-se responsável por ele. Tinha o dever protegê-lo. Quando não podia cumprir esse papel, a raposa sofria."

Logo nas primeiras páginas fica claro que Peter é um garoto bastante inseguro, ele tem muito medo de se torna alguém como o pai, em circunstâncias disso durante a maior parte do tempo, o garoto não sabe se expressar, não sabe como agir. E quando ele conhece Vola, uma personagem fantástica que conquista o leitor logo de cara, a vida de Peter muda completamente. Sara soube trabalha muito bem a interação entre dois, Vola nos proporciona a melhores experiências, sabedoria, frases marcantes e muita reflexão, ela é realmente incrível... exatamente tudo aquilo que o menino precisava, foi emocionante acompanhar o desenvolvimento dele! Sua independência e maturidade.
"Peter teve que força as mãos a se abrir e respirar fundo contando até dez, como sempre fazia para se controlar. Afinal, ele não queria ser igual ao pai, que vivia com raiva o tempo todo em ebulição, capaz de explodir a qualquer momento e machucar todos que estivessem no caminho. Os pedidos de desculpa nunca restauravam os danos."
"Na época, a guerra chegou á terra onde morei com os humanos. Tudo foi destruído. Fogo para todo lado. Muitas mortes, e não só dos doentes da guerra, que são os machos adultos. Crianças, mães, idosos da própria especie deles também. E todos os animais. Os homens estavam com essa doença cuspiaram caos pelo caminho todo."
O que mais me decepcionou neste livro... transcorreu no final, MEU DEUS! Por que as pessoas insistem em cometer os mesmos erros, criar algo completamente sem lógica, e o mais incrível, e  que já me deparei tantas vezes com esse final em filmes e animações, rezei livro inteiro para que autora fizesse diferente, focasse um pouco mais na realidade, mas ela fez muito pior do que isso! Você prega o livro inteiro o quanto os animais são importantes, incompreendidos ou muitas vezes sozinhos, então surgi uma única oportunidade de ajuda um deles, ele precisa de cuidados de ajuda, e você simplesmente vira as costas? Hãn? E para piorar foi tudo extremamente corrido e inconclusivo. Mas admito que gostei da forma como Sara abordou a guerra na visão do animais, para eles os humanos  são "doentes da guerra", que agem de modo estranho, destroem coisas, matam pessoas e animais. Eu adorei as ilustrações, amei, amei! A capa é maravilhosa, são folhas amareladas e bem grossinhas. Enfim esta foi minha humilde opinião, espero que tenham gostado e acredito que... se a sinopse e a propaganda por trás do livro fosse totalmente diferente, talvez... eu gostasse um pouco mais da obra.


Ingrid Micthell
Escorpiana, 23 anos, apaixonada por livros e uma boa musica, um desejo? Inverno para uma vida inteira! Sonho em ser publicitaria, criei o blog com intenção de levar a todos minha experiências nos muitos personagem e historias que me transforma em cada livro.

8 comentários:

  1. Oi, Ingrid!
    Nossa sempre falaram tão bem desse livro, uma pena que não ter sido uma leitura totalmente satisfatória para você. Ele não é muito meu gênero, e agora não sei se leria, rs.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ingrid,
    Eu já vi essa edição na livraria e fiquei apaixonada!
    Agora, sabendo sobre o final, sobre sua opinião da obra... Acho que fiz bem em não comprar, né?
    Não vou gostar!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ingrid!! Eu ainda não li o livro, mas achei a edição lindíssima, o enredo tb me agrada, mas agora fico com um pé atrás por causa do final, muito triste com os autores que ferram tudo no final do livro rs de todas as formas adorei a resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi Ingrid, tudo bom?
    Eu acho esse livro tão tão gracinha, a edição é de fazer chorar purpurina de tão linda! Mas fiquei feliz por não ter comprado porque santo trauma de finais ruins que eu tenho (oi Convergente e A Escolha, estou olhando para vocês). Odeiooo quando autores fazem isso, estragam tudo assim ç_ç
    Adorei a resenha.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ingrid!
    Mulher, senti vibes do filme O Cão e a Raposa. Esse filme me deixa no chão! E só por esse comentário do final já sei do que se trata, então vou passar...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi Ingrid, sua linda, tudo bem?
    Pelo visto eu iria adora a edição com essas ilustrações lindas e também as mensagens, experiências e sabedoria que são transmitidas ao leitora través de Vola. Pena que o final decepcionou e acabou prejudicando a leitura. Confesso que isso me desanimou. Adorei sua resenha e como sempre sua sinceridade.

    P.S. Obrigada por me avisar sobre a resenha, já conferi e fiquei louca para ler, mesmo sendo um início de série. Pode me avisar sempre.

    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ingrid.
    Eu fico interessada nesse livro pro causa da narrativa diferente, pelos olhos do animal. Mas agora vendo os pontos negativos que você abordou, não sei se quero ler ele mais não. Pode ate ser que eu leia se ganhar por exemplo, mas acho que comprar não vou.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Hey, Ingrid!
    Amo suas resenhas sinceras. por elas, sempre sei se devo ou não ler o livro. E nesse caso, não pretendo. Mas o pior, é que não foi só você. Vi TODO mundo falando mal do livro. Acho que o problema nem é o enredo, mas o desenvolvimento que ficou a desejar... Uma pena, porque com o plot que o livro tem, daria para fazer um super livro a lá "Sempre ao seu Lado". Que é um filme que eu amo!!! E isso dos autores sempre fazerem o mesmo final com o qual já estamos acostumados é realmente decepcionante! Enfim, uma pena.
    Mil beijokas - Entre um Livro e Outro

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo