Resenha: Anatomia de Um Excluído - Andrea Portes

domingo, 2 de julho de 2017
De fora, Anika Dragomir é a terceira garota mais popular da escola. No íntimo, ela sabe que é uma freak: um misto de pensamentos obscuros, planos vingativos e, se os boatos estiverem corretos, DNA de vampiro (afinal, seu pai é da Romênia). Mas ela mantém tudo isso bem escondido por trás do gloss labial e longos cabelos ondulados. Afinal, um passo fora da linha e a nazista ultrapopular Becky Vilhauer fará de sua vida um inferno na Terra.E, para piorar mais as coisas, de uns tempos para cá, Anika anda obcecada com o loser mais recluso de todos: Logan McDonough.Desde que ele apareceu na escola de lambreta, vestindo um casaco de couro e emanando um ar de mistério, ela não consegue pensar em outra coisa. Mas seria insano desperdiçar sua popularidade por um pária como ele, ainda mais quando Anika cai nas graças de Jared Kline, o crush desejado de todas as garotas da cidade.Dividida entre dois pretendentes e cansada de fingir ser uma garota malvada para agradar Becky, Anika, pela primeira vez, está prestes a tomar coragem para se defender e colocar Becky em seu devido lugar.

                    ❤ Autor:  Andrea Portes ❤ Páginas: 316     Editora: Galera Record
                      

Anika Dragomir é terceira garota mais popular da escola, atrás de sua melhor amiga Shelli, que já transou com maioria dos garotos e não se importa com nenhum deles, Becky é a reencarnação do Darth Vader a rainha mãe, suas mentiras se transformam em verdades... Afinal quem seria capaz de contradize-la? Ela tem controle sobre qualquer aluno, você é inimigo de Becky? Então se prepare para ser inimigo de todos. Anika luta para manter sua popularidade e digamos que não é nada fácil, para começar ela tem o sangue romeno! Seu pai provavelmente é o Drácula ( ao menos ele parece ser), o sobrenome Dragomir não ajuda muito... Tem algo mais vampiresco que isso? É bullying na certa! Ser escrava de Becky tem suas vantagens.

Quando Logan McDonough surge de lambreta na escola, um ex fracassado nerd e agora totalmente cool, de cabelos pretos e jeans, Anika encontra-se impressionada, ele olha diretamente para ela! Mas Becky não aprovou á ousadia do garoto e isso não é um bom sinal. Dias se passaram e não demorou muito para vida de Anika esta de cabeça para baixo, ela estava apaixonada por Logan e divida entre Jared Kline, o sonho de toda garota na Pound High School e a rainha mãe não estava satisfeita com isso.

O que Anika deveria fazer? Ficar com Logan e enfrentar a reencarnação do Darth Vader perdendo toda a sua popularidade, ou namorar com Jared Kline e ser a garota numero um da escola?
"Logan não nota o que Becky diz por que ele não esta nem olhando para ela. E ele também não está olhando para Shelli. Não, não. Logan McDonough - supernerd transformado em heroí de romance gótico - está olhando diretamente, e apenas, para mim."
 Exemplar cedido pela editora.
Anatomia de um excluído é livro escrito para adolescentes, ele contém um enredo bem simples, mas digno de uma sessação da tarde. A Pound High School é como todas as outras: bullying, fofocas que podem quebrar uma pessoa, um paraíso para alguns e inferno para outros, gostei de como Portes trabalhou isso! Ela criou dois personagens que serviram de exemplo para essa total humilhação... Foi extremamente triste e cruel, talvez algumas pessoas poderiam dizer que culpa e toda de Becky, mas estão terrivelmente enganados! Ninguém te obriga á acredita em boatos, humilhar alguém, agredir, insultar, excluir uma pessoa e deixar de falar com ela. Alguém se torna líder ou tem poder sobre algo se você permitir. O livro aborda muito isso, Anika e Shalli assim como o restante da escola fazem absolutamente tudo que a Becky quer! Durante toda a leitura, me senti frustrada e com raiva, meu desejo era de sacudir aquelas pessoas e dizer " meu deus vocês não estão vendo o que ela esta fazendo?" simplesmente desastroso.

Anika é um personagem 100% humana, muito, muito humana! Ela consegue surpreender você  e te decepcionar ao mesmo tempo, mas ninguém e perfeito, ela tem duvidas, inseguranças, medos, comente erros, tem defeitos horríveis e muitas qualidades. Algo que gostei muito, foi o fato dela perceber que errou e tentar concerta os erros, tentar ser alguém melhor, amadurecer e crescer... Quando somos adolescentes não é exatamente assim? Fazemos tantas burradas kkkk é absolutamente normal, nos apaixonamos, caímos e levantamos. Senti raiva dela, mas no final sei que Anika aprendeu muito.


O que me decepcionou infelizmente foi a construção da história, Portes poderia ter se aprofundando mais! Como mencionei acima o enrendo é bastante simples, tem seu lado positivo claro! Mas... Não conseguiu me prender como deveria, não existe nada de muito inovador, dois garotos que se apaixonam por uma personagem que não tem nada demais, ela é como todas as outras! Nada que mereça um pedestal... O romance não tem nenhuma química e tudo muito corrido, sei que autora quis jogar a verdade na cara de muita gente, mas a submissão que as pessoas têm pela Becky matar qualquer um de raiva! Mas quando nos deparamos com o final... Que final!!! Eu não esperava por isso, fantástico, fez tudo vale a pena, por isso recomendo anatomia de um excluído, fica a critério de vocês ler e tira suas próprias conclusões ok?


Ingrid Micthell
Escorpiana, 23 anos, apaixonada por livros e uma boa musica, um desejo? Inverno para uma vida inteira! Sonho em ser publicitaria, criei o blog com intenção de levar a todos minha experiências nos muitos personagem e historias que me transforma em cada livro.

6 comentários:

  1. Oi, Ingird!
    Eu não tinha ouvido falar da autora ainda nem do livro.
    Gostei da sua resenha e parecer ser um infanto-juvenil gostosinho de ler mesmo com os poréns que você citou no final da resenha.
    Acho que seria um livro legal para tirar de uma ressaca ou quando precisamos de uma leitura mais leve.
    Beijinhos

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  2. Oi Ingrid, eu gostei da premissa e acho que vou curtir os personagens, mas é uma pena que a história tenha ficado mais superficial, o potencial pelo enredo parecia ser tão bom! Uma pena mesmo, mas é bom saber pra alinhar as expectativas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ingrid!
    Eu tinha visto esse livro e gostei bastante da premissa. Pena que a autora não soube explorar melhor o enredo :(
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Oi Ingrid, eu ainda não conhecia esse livro, mas gostei bastante da sinopse!!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ingrid.
    Achei a parte de trás da capa mais bonita que a da frente hehe. Eu acho esse tipo de livro interessante, mesmo com os pontos negativos que você ressaltou, eu acho que leria ele. Quem nunca conheceu alguém como a Becky? Sempre tem alguém parecido que consegue fazer todo mundo beijar seus pés. O irônico é que hoje eu olho para trás e percebo que a "Becky" da minha escola não era nem 10 por cento do a gente tanto temia hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oie
    O enredo deste livro não me despertou interesse, este eu passo.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
© Blog Resenha Atual - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo